COMUNICADO DE ABERTURA

A Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí comunica a abertura do Processo Seletivo de alunos do Conservatório de Tatuí para o 1° semestre letivo de 2018, de acordo com as regras constantes de seu Regimento Interno bem como mediante as condições abaixo estabelecidas:

1. Vagas
1.1. Ao todo, são abertas 38 (trinta e oito) vagas, assim distribuídas:

Área

Curso

Vagas COM conhecimento musical

Vagas SEM conhecimento musical

Música Popular e Jazz

Baixo elétrico

3

-

Violão

2

-

Guitarra

3

-

Piano

3

-

Canto

2

-

Flauta Transversal

1

-

Clarinete

1

-

Saxofone

4

-

Trompete

2

-

Trombone

2

-

Bateria

4

-

Percussão

3

-

Choro

Violão choro

1

-

Bandolim choro

2

1

Cavaquinho choro

2

1

Percussão choro

1

-

               
(OBS: A definição da quantidade de vagas a serem abertas está condicionada à quantidade de vagas remanescentes ao final do segundo semestre do ano letivo de 2017).

2. Inscrições
As inscrições serão realizadas no período de 20 de dezembro/2017 a 12 de janeiro de 2018, da seguinte maneira:
- Pela internet no site www.conservatoriodetatui.org.br/vagas, no dia 12/01 as inscrições encerram às 18h00;
- Dúvidas poderão ser dirimidas por e-mail (secretaria@conservatoriodetatuí.org.br) ou pelos telefones: (15) 3205-8443/8448/8447 ou pessoalmente na secretaria escolar, localizada à Rua São Bento, 808, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h, de 2ª a 6ª feira.
Procedimentos para a efetivação da inscrição:

  1. Leitura completa do regulamento e preenchimento correto da ficha de inscrição disponibilizados em www.conservatoriodetatui.org.br/vagas, incluindo endereço completo (com CEP) e dados pessoais;
  2. Pagamento do boleto bancário, que é obtido após o preenchimento correto da ficha de inscrição, referente à taxa de inscrição no valor de R$ 60,00 reais.
  3. A inscrição somente será validada após a confirmação do pagamento de boleto bancário.
  4. O candidato somente poderá se inscrever para um único curso.

2.1 Depois de efetuada a inscrição online, o candidato deverá acompanhar pelo site, todos os avisos e convocações referentes aos dias e horários dos testes, deste processo seletivo.
2.2 Em caso de cancelamento ou desistência da inscrição, o valor recolhido não será devolvido.
2.3. Os candidatos aos cursos de instrumentos/voz tem de ser alfabetizados.
- Candidatos estrangeiros: Os candidatos estrangeiros de língua que não a portuguesa, poderão ser submetidos a uma prova de português, como parte do processo de seleção, além disso, a situação legal deve estar em ordem e também apresentar para a escola o seu visto de estudante.

3. Seleção
3.1. Instruções para os candidatos ao CDMCC – 1º Semestre de 2018 – Áreas de MPB e JAZZ e Choro

3.1.2. Para o ingresso no CDMCC, o candidato sem conhecimento musical se submeterá a uma fase considerada eliminatória e que consistirá em uma entrevista presencial frente a uma banca. Esta banca poderá pedir ao candidato para realizar algumas atividades e exercícios musicais simples com a finalidade de auferir sua percepção auditiva e memória musical. 
3.1.3. A partir do dia 22 de janeiro de 2018, divulgaremos as datas e horários das entrevistas e/ou testes no site do Conservatório e no mural da secretaria escolar.

IMPORTANTE: Para a realização do teste sem conhecimento musical o candidato não deverá possuir nenhum conhecimento sobre o instrumento.

Veja abaixo as idades e o que será pedido para os candidatos sem conhecimento musical:

Curso

Idade mínima

Forma de avaliação:

Bandolim choro

09 anos

Todos os candidatos passarão por uma entrevista com banca formada por professores da área.

Cavaquinho choro

09 anos

3.1.3. Para o ingresso no CDMCC, o candidato com conhecimento musical se submeterá a duas fases consideradas eliminatórias.
3.1.4. Primeira fase: Todo candidato que tiver algum conhecimento musical acerca do instrumento ou voz que pretende estudar no Conservatório deverá gravar um vídeo e disponibilizá-lo no youtube  com a finalidade de ser posteriormente analisado. 
- O link do youtube referente ao vídeo deverá constar na ficha de inscrição.
- O vídeo deverá:
1. Ter no máximo cinco minutos de duração;
2. Conter a gravação e se restringir ao repertório especificado (ver as tabelas abaixo);
3. Ser realizado com a câmera parada e focalizando o corpo inteiro do candidato (não serão admitidas quaisquer edições do vídeo);
4. ao subir o vídeo no youtube, o candidato deverá selecionar a opção não listado;
5. O vídeo deverá ser mantido disponível no youtube até o dia 05 de março de 2018 para eventuais consultas.

-Veja abaixo o que deverá ser gravado em vídeo, de acordo com o instrumento/voz pretendido:

Curso

Idade mínima

Conteúdo para a gravação do vídeo:

Violão Choro

14 anos

Gravar um vídeo solo, escolhendo uma musica do repertório chorístico de livre escolha.
Não serão avaliados os vídeos com acompanhamentos ou solos de terceiros.

Bandolim Choro

09 anos

Gravar um vídeo solo, escolhendo uma musica do repertório chorístico de livre escolha.
Não serão avaliados os vídeos com acompanhamentos ou solos de terceiros.

Cavaquinho Choro

09 anos

Gravar um vídeo solo, escolhendo uma musica do repertório chorístico de livre escolha.
Não serão avaliados os vídeos com acompanhamentos ou solos de terceiros.

Percussão Choro

14 anos

Gravar um vídeo solo, escolhendo um ritmo co-formador do choro: maxixe, polca ou samba.
Não serão avaliados os vídeos com acompanhamentos ou solos de terceiros.

MPB/Jazz - baixo elétrico, bateria, canto, guitarra, piano, percussão, clarinete, flauta transversal, saxofone, trompete, trombone e violão.

18 anos (para Canto)

14 anos (para os demais cursos)

 

O candidato deverá executar no vídeo, a escolher, uma peça do repertório da musica popular brasileira ou uma peça do repertório jazzístico, escolhendo um desses compositores: Musica Brasileira: Antônio Carlos Jobim, João Donato, Carlos Lyra, Marcos Valle, Djavan, Gilberto Gil ou Milton Nascimento.
Jazz – Charlie Parker, Duke Ellington, John Coltrane, Miles Davis ou Thelonious Monk.

Todos os candidatos (com exceção de piano) deverão enviar um vídeo com a música escolhida e com um acompanhador.
(O acompanhamento de verá ser feito por apenas um músico de outro instrumento, não será aceito acompanhamento por playback ou qualquer tipo de ritmo eletrônico).
Os candidatos ao curso de piano deverão enviar o vídeo solo, ou seja, sem acompanhamento.

- A partir do dia 22 de janeiro de 2018, a lista dos candidatos aprovados na primeira fase será divulgada no site do Conservatório e no mural da secretaria escolar. Na lista constarão os nomes, dias, horários e local dos testes práticos da 2ª fase.
3.1.5. Segunda fase: Esta fase será presencial e consistirá de uma avaliação de performance tocando o instrumento escolhido pelo candidato, ou cantando, caso ele tenha optado pelo curso de canto. Junto a esta avaliação o candidato também será submetido a uma entrevista. (ver a tabela abaixo)

-Veja abaixo o que deverá ser apresentado na 2ª fase, de acordo com o instrumento/voz pretendido:

Curso

Forma de avaliação:

MPB/Jazz - baixo elétrico, bateria, canto, guitarra, piano, percussão, clarinete, flauta transversal, saxofone, trompete, trombone e violão.

O candidato deverá executar uma peça do repertório da musica popular brasileira ou do jazz de livre escolha, uma leitura à primeira vista e uma peça de confronto. As peças de confronto serão:
Baixo elétrico, guitarra, piano, violão, trombone, trompete, saxofone, flauta transversal e clarinete: “All the Things You Are” de Jerome Kern; Bateria: Solos 09 e 10 do livro “The All American Drummer – 150 Rudimental Solos” de Charley Wilcoxon; Estudo de samba: página 29 do livro Novos Caminhos da Bateria Brasileira de autoria de Sergio Gomes; A Paradiddle Variations de Steve Gadd; Solo#1 de Independent Snare Drum Solos – John Pickering; uma peça de livre escolha e leitura á primeira vista.(o candidato para o curso de bateria deverá trazer cópias dos materiais solicitados e o par de baquetas, caso contrário será desclassificado); Percussão: “Só danço Samba” de Tom Jobim e Vinicius de Moraes; Canto: O candidato deverá cantar as seguintes músicas: “Estrada do Sol” de Tom Jobim/Dolores Duran – esta a capella e “Carolina” de Chico Buarque – esta com acompanhamento (o candidato deverá trazer seu próprio musico para acompanhá-lo), e uma música de livre escolha do repertório de música popular brasileira (obrigatóriamente com acompanhamento).
Importante que o candidato leve o instrumentista que o acompanhará no teste. A banca examinadora se reserva o direito de ouvir quantas músicas desejar entre as peças solicitadas.
Durante às provas o professor poderá solicitar, no caso de instrumentos harmônicos, melódicos e canto, alguns exercícios técnicos como: escalas, modos, arpejos e montagens de acordes; no caso de instrumentos percussivos, o professor poderá solicitar a execução de diversos ritmos da música brasileira, do jazz e latinos.
Só serão aceitos alunos com conhecimento musical e idade mínima de 18 anos para canto e 14 anos para os demais instrumentos. A nota mínima para aprovação será 7.0.
O candidato deve estar ciente de que suas aulas poderão ser marcadas em dois ou mais dias da semana e que o mesmo deverá se adaptar aos horários oferecidos pela escola.

Violão choro

 

Para estes cursos, o candidato deverá apresentar o mesmo conteúdo do vídeo, uma peça de livre escolha e leitura à primeira vista.

Bandolim choro

Cavaquinho choro

Percussão choro

-As bancas examinadoras serão compostas por 02 (dois) ou mais integrantes do corpo docente da AACT.

4. Matrículas
Os candidatos aprovados serão convocados a efetuarem a matrícula perante a secretaria escolar do Conservatório, munidos dos seguintes documentos originais, não é necessário trazer cópias.
a) 1 foto 3x4 (recente);
b) RG
c) CPF
d) RG e CPF dos pais e/ou responsável (mesmo sendo maior de idade)
e) Comprovante de residência (contas de consumo: água, luz, telefone, gás, IPTU)
f) e-mail
g) Telefones para contato

5. Informações gerais
5.1. Os cursos oferecidos pelo Conservatório de Tatuí são gratuitos.
5.2. Caso a quantidade de candidatos aprovados seja superior à quantidade de vagas disponíveis, os nomes dos excedentes constarão de lista de espera, obedecendo à ordem classificatória da seleção. Os candidatos da lista de espera serão chamados nos casos de evasão de alunos durante o primeiro bimestre do primeiro semestre letivo, a critério da Assessoria Pedagógica da AACT.
5.3. É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento de todas as divulgações, convocações e avisos referentes a este processo seletivo, no site do Conservatório ou nos murais da secretaria escolar, sendo que eventuais dúvidas deverão ser encaminhadas exclusivamente por e-mail, no endereço: secretaria@conservatoriodetatui.org.br
5.4. As disposições constantes deste comunicado poderão sofrer alterações enquanto não consumada a providência ou evento que lhes disser respeito, circunstância que será mencionada em aviso a ser divulgado no site do Conservatório.
5.5 Os dias e horários das aulas serão agendados no ato da matricula, conforme os horários disponibilizados em cada área. Não garantimos que os dias e horários de aulas sejam agendados em um único dia da semana e no mesmo período.
5.6 Conheça o regimento escolar através do link:
http://www.conservatoriodetatui.org.br/wp-content/uploads/2015/03/regimento-escolar-2017-alta.pdf
5.7. Os casos omissos serão analisados e decididos pela Diretoria da AACT.

Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí (AACT) – Tatuí, 11 de dezembro de 2017.