Comunicados
RETIFICAÇÃO: 1º SIMULADO DE PROVA PRÁTICA PARA GRUPOS SINFÔNICOS – Área de Sopros/Madeiras
(Retificação em obras citadas no tópico 6 – Dos Excertos Sinfônicos – Oboé)
O 1º Simulado de Prova Prática para Músicos de Grupos Sinfônicos Profissionais da Área de Sopros/Madeiras é uma atividade pedagógica que engloba os instrumentos: Flauta, Oboé, Clarinete, Fagote e Saxofone. A atividade visa oferecer aos alunos maior aptidão e experiência pela simulação de uma prova prática para a ocupação de possíveis cargos em grupos sinfônicos profissionais.
REGULAMENTO
1. Dos Objetivos
1.1 Incentivar os alunos dos cursos da Área de Sopros/Madeiras a realizarem futuras provas práticas para grupos sinfônicos.
1.2 Capacitá-los tecnicamente, musicalmente e psicologicamente, criando subsídios para a realização de provas práticas, no intuito de facilitar sua inserção no mercado de trabalho profissional.
2. Da Realização
2.1 O “1º Simulado de Provas para Grupos Sinfônicos da Área de Sopros/Madeiras” será realizado no dia 25 de maio de 2018, às 09h00, no Salão Villa-Lobos do Conservatório de Tatuí, situado na Rua São Bento, 415, Centro.
3. Das Inscrições
3.1 As inscrições poderão ser realizadas até o dia 23 de maio de 2018, pessoalmente na sede do Conservatório de Tatuí, situado na Rua São Bento, 415, no Setor de Sopros/Madeiras.
3.2 A Ficha de Inscrição está disponível com as Inspetoras de Alunos do Setor de Sopros/Madeiras.
4. Das Provas
4.1 Os candidatos inscritos deverão estar presentes no Salão Villa-Lobos no dia 25 de maio de 2018 (sexta-feira), às 08h30, para a realização de sorteio que determinará a ordem das apresentações.
4.2 As provas serão realizadas em duas fases, sendo a primeira no período da manhã (das 09h00 às 12h00) e a segunda à tarde (das 14h00 às 18h00).
4.3 A primeira fase (período matutino) consistirá na realização de prova velada, ou seja, com a utilização do “BIOMBO”, onde os candidatos não visualizarão a Banca Examinadora e vice-versa.
4.4 A segunda fase (período vespertino) consistirá na realização de prova aberta, sem o “BIOMBO”.
4.5 As provas não têm caráter eliminatório: todos alunos inscritos participarão das duas fases descritas neste Edital.
5. Do Programa
5.1 Todos os candidatos deverão executar na primeira fase (período matutino com BIOMBO) uma “Obra de Livre Escolha” de até, no máximo, dez minutos, podendo esta ser: solo, com acompanhamento (piano), ou movimento de Concerto.
5.2 Todos os candidatos deverão executar na segunda fase (período vespertino sem BIOMBO) os excertos sinfônicos relacionados no item 6 deste Edital.
5.3 Caberá à Banca Examinadora decidir por ouvir as obras e excertos na íntegra ou de forma reduzida.
5.4 A Área de Sopros/Madeiras não disponibilizará pianista correpetidor para o evento, sendo, portanto, de responsabilidade do aluno a execução de obras com pianista correpetidor.
6. Dos Excertos Sinfônicos
6.1 Os excertos estarão disponíveis na Sala de Instrumentos do Conservatório de Tatuí somente aos alunos que efetuarem as inscrições dentro do prazo estipulado neste Edital, mediante entrega de comprovante disponibilizado no ato da inscrição.
6.2 Excertos Sinfônicos:
*Flauta
- Ludwig van Beethoven – Sinfonia nº 3, 4º movimento, solo da letra B.
- Johann Sebastian Bach – Paixão Segundo São Mateus, nº 49, Ária, do início ao compasso 24.
- Georges Bizet – Carmen, Entreato do 3º ato.
- Johannes Brahms – Sinfonia nº 4, 4º movimento, do compasso 93 ao 105.
- Claude Debussy – Prélude à l’Aprés midi d’un Faune, do início ao 3.
- Maurice Ravel – Daphnis et Chloé, solo ao 179.
*Oboé
- Edvard Grieg, Peer Gynt – Alegretto Pastorale, Marcia.
- Johannes Brahms – Variaões sobre um tema de Haydn, Andante (Oboé 1 e 2).
- Ludwig van Beethoven – Sinfonia nº 1, Allegretto, Andante cantabile.
- Ludwig van Beethoven – Sinfonia nº 8, Allegro vivace.
- Franz Schubert – Sinfonia nº 8, Allegro moderato, Andante com moto.
*Clarinete
- Ludwig van Beethoven – Sinfonia nº 4 em Si b Maior, 2º movimento, Adagio (compassos 26 ao 89).
- Ludwig van Beethoven – Sinfonia nº 6 em Fá Maior “Pastoral”, 1º movimento, Allegro ma non troppo (compassos 418 ao 438, 476 ao 492) e 2º movimento, Andante molto moto (compassos 69 ao 77).
- Johannes Brahms – Sinfonia nº 1 em Dó menor, 2º movimento, Andante sostenuto (compassos 42 ao 48) e 3º movimento, Un poco allegretto e grazioso (compassos 1 ao 10, 19 ao 23, 45 ao 47, 62 ao 70).
- Johannes Brahms – Sinfonia nº 3 em Fá Maior, 2º movimento, Andante (compassos 1 ao 22).
- Franz Schubert – Sinfonia nº 7 em Si menor “Inacabada”, 2º movimento, Andante com moto (compassos 66 ao 83).
- Piotr Ilitch Tchaikovsky – Sinfonia nº 6 em Si menor “Patética”, 1º movimento, Adagio mosso (compassos 153 ao 160).
*Fagote
- Wolfgang Amadeus Mozart – Bodas de Figaro
- Wolfgang Amadeus Mozart – Sinfonia Haffner
- Ludwig van Beethoven – Concerto para violino
- Piotr Ilitch Tchaikovsky – Sinfonia nº 5
- Paul Dukas – Aprendiz de Feiticeiro
- Maurice Ravel – Bolero
*Saxofone
- Frank Ticheli – Vesuvius, do compasso nº 47 ao compasso nº 70.
- Alfred Reed – El camiño real, do início ao compasso nº 24.
- Philip Sparke – Earth, Water, Sun, Wind, do compasso nº 657 ao compasso nº 701.
- Modest Mussorgsky e Maurice Ravel – Tableau d’une exposition – II. Il vecchio castello, da cifra de ensaio nº 20 até 10 compassos após a cifra de ensaio nº 22.
- George Gershwin – An american in Paris, 4 compassos antes da cifra de ensaio nº53 até 2 compassos após a mesma cifra; 4 compassos antes da cifra de ensaio nº55 até 1 compassos após a mesma cifra; a partir da cifra de ensaio nº58, durante 12 compassos.
7. Da Banca Examinadora
7.1 A Banca Examinadora será formada por professores do Conservatório de Tatuí.
8. Dos Certificados de Participação
8.2 Todos os alunos que realizarem o Simulado receberão Certificado de Participação.
8.3 Todos os alunos que realizarem o Simulado receberão suas fichas de avaliação com notas e observações feitas pela Banca Examinadora.
9. Disposições Finais
9.1 Os casos omissos serão resolvidos pela coordenação da Área de Sopros/Madeiras.
Tatuí, 3 de maio de 2018
Prof. Otávio Blóes, coordenação
Prof. Dr. Pedro Persone, assessoria pedagógica e executiva – supervisão geral