Estude
Conosco

Música

livres

Formação de Comissões de Heteroidentificação

Polo São José do Rio PardoSede Tatuí

A “Oficina Teórica e Prática para Formação de Comissões de Heteroidentificação Racial, Comissões de Pessoas com Deficiência e Comissões de Pessoas Trans nos processos seletivos O curso, totalmente remoto, é aberto à comunidade interna da Sustenidos e externos. As vagas são limitadas e ao final do curso o(a) participante que tiver frequentado 75% do curso e realizado as atividades exigidas receberá certificado. Carga horária: 24 horas. O curso de formação e as atividades da comissão fazem parte do Programa de Política Afirmativa do Conservatório de Música de Tatuí que, desde 2023, reserva vagas em seus cursos para Pessoas Pretas, Pardas, Indígenas – PPI; Pessoas com Deficiência – PcD e Pessoas Transgêneras, Transsexuais e Travestis. Objetivos Promover a qualificação teórica de pessoas da comunidade interna da Sustenidos para que possam atuar nas Comissões de heteroidentificação racial, nas Comissões de Pessoas com Deficiência e nas Comissões de Pessoas Trans, considerando o Programa de Política Afirmativa Institucional. Promover espaços de sensibilização e ressignificação de saberes na realização de práticas educativas inclusivas e acessíveis.

 

Acácio Almeida
Professor da Universidade Federal do ABC (Bacharelado em Relações Internacionais, Bacharelado de Ciências e Humanidades, Programa de Pós- Graduação em Relações e Especialização em Estudos Africanos e Afro- Brasileiros). Tem Graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, especialização em Saúde Global e Diplomacia da Saúde pela Fundação Osvaldo Cruz – FIOCRUZ, Mestrado em Ciências Sociais (antropologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, Doutorado em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – USP e Pós-doutorado pela Faculdade de Saúde Pública – USP. Atualmente preside a Associação Brasileira de Estudos Africanos – ABEÁFRICA (gestão 2023 2024) e coordena o Projeto de Qualificação de Trabalhadoras Domésticas, parceria UFABC e Ministério do Trabalho e Emprego. É membro da Cátedra Sergio Vieira de Mello (CSVM/UFABC), pesquisador associado ao Grupo de Antropologia da Comunicação da Université Félix Houphouët-Boigny (Côte dIvoire) e membro do Iniciativa África Instituto Lula. Foi Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas da Universidade Federal do ABC (2018 a 2022); foi coordenador do Observatório de Políticas Afirmativas do Fórum Nacional de Pró-reitoras(es) de Assistência Estudantil – OPA/FONAPRACE; coordenou a pesquisa “Migração e saúde: itinerários terapêuticos, práticas e estratégias de cura de imigrantes africanos na cidade de São Paulo” (edital universal CNPq); Atuou como membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; foi coordenador do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros – NEAB/UFABC; foi consultor em projetos da UNESCO nos anos de 2018 e 2023.

 

Período do curso: 11 de setembro a 27 de novembro de 2024
Aulas online às quartas-feiras, das 19h às 21h
Carga horária: 24h
Total de Participantes: 30
Público-alvo: Comunidade de docentes, discentes e demais colaboradores (as) do Conservatório e demais pessoas interessadas.
Pré-requisitos: Não há
Critério de seleção: Carta de interesse e compromisso
Prazo de inscrição: até 04 de setembro de 2024 (Prorrogado até 16 de setembro de 2024)
Link de inscrição: https://sustenidosorganizacao128713.rm.cloudtotvs.com.br/FrameHTML/Web/App/Edu/PortalProcessoSeletivo/?c=2&f=1&ps=125#/es/informacoes

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria Escolar: secretaria@conservatoriodetatui.org.br

 

Professores