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Improvisação livre: um caminho para a expansão da escuta e da técnica para o performer contemporâneo

Sede Tatuí

Curso de Curta Duração
Improvisação livre: um caminho para a expansão da escuta e da técnica para o performer contemporâneo

A improvisação livre lida diretamente com o som através da performance instrumental, quase sempre coletiva e interativa, pensando o instrumento de uma forma ampla e irrestrita (acústico, elétrico, eletrônico, misto, inventado, etc.). Há uma ênfase na criação experimental em tempo real (música em ação) e no processo em contraposição à ideia de obra (música enquanto produto). O resultado de uma performance é irrepetível e tem a ver com o aqui e agora. A improvisação demanda um exercício de escuta profunda, de si, do todo e do ambiente. Nesse ambiente o performer não é um intérprete que reproduz um repertório pré-existente. Ele produz e cria música interativa. Na improvisação livre não se exige “excelência” técnica, pois não há uma técnica específica para improvisar. Não há materiais sonoros inadequados. Todo som pode se tornar musical dentro de uma performance de improvisação. Em última análise, cada um participa na medida das suas possibilidades, vontades e desejos. Nesse curso pretendo propor aos participantes vivências e reflexões com o objetivo de pensar a improvisação enquanto uma ferramenta que possibilite um redimensionamento do papel do intérprete na música contemporânea visando um performer radicalmente criativo. O curso traz de forma implícita, uma crítica às formas tradicionais de educação musical que geralmente reproduzem modelos de música que não incentivam práticas criativas, e favorecem somente a reprodução do repertório. A ideia é integrar a composição e a performance em uma perspectiva criativa e transformar o intérprete em um performer-criador.

 

Rogério Costa
Compositor, performer, saxofonista e investigador. Professor livre docente no Departamento de Música da Universidade de São Paulo. Atualmente, coordena projetos de pesquisa sobre a improvisação e suas conexões com outras áreas de estudo tais como composição, educação, tecnologia, etnomusicologia, filosofia, as ciências cognitivas, micropolítica e decolonialidade e possui uma vasta produção bibliográfica sobre esses temas publicada em revistas, anais de congresso e livros. O mais importante dos seus projetos atuais é a Orquestra Errante, grupo que desenvolve pesquisas sobre improvisação e práticas criativas coletivas. Fundada em 2009, a OE é constituída por alunos da graduação e da pós-graduação Universidade de São Paulo e funciona de forma horizontal e democrática. Autor do livro Música Errante: o Jogo da Improvisação Livre, em 2024 publicou o livro Autour de l’ Improvisación: Essais em colaboração com as professoras Inés Pérez-Wilke e Patricia Kuypers.

 

Período do curso: 05 de outubro a 19 de outubro de 2024
Aulas Presenciais:
sábados das 9h às 17h
Local: Salão Villa-Lobos (Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP)
Carga horária:
12h
Total de Participantes: 
15
Público-alvo:
 Não é necessário “tocar bem” um instrumento musical para participar. O que importa é o desejo de participar. Estão convidadas pessoas envolvidas com música, arte, processos criativos e curiosas sobre a improvisação
Pré-requisitos: Todos devem levar seus instrumentos. Não há pré-requisitos no que diz respeito ao nível técnico. O único requisito é que as pessoas estejam dispostas a participar de práticas musicais interativas com o instrumento que escolherem (voz, corpo, instrumento acústico, elétrico, eletrônico, inventado etc.)
Critério de seleção: Não há
Prazo de inscrição:
até 02 de outubro de 2024
Link de inscrição:
 https://sustenidosorganizacao128713.rm.cloudtotvs.com.br/FrameHTML/Web/App/Edu/PortalProcessoSeletivo/?c=2&f=1&ps=128#/es/informacoes
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria Escolar: secretaria@conservatoriodetatui.org.br

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