Estude
Conosco

Música

aperfeiçoamento

Introdução à Criação Sonora

Sede Tatuí

Uma introdução à criação sonora e à composição musical a partir de experimentos, vivências coletivas, e jogos de autodescoberta com o objetivo de estimular a investigação de aspectos identitários na prática criativa, convertendo o ordinário em extraordinário, inventando metodologias personalizadas baseadas na apropriação de recursos da vida cotidiana.

 

Ajítẹnà Marco Scarassatti

Artista sonoro, improvisador e compositor, desenvolve pesquisa e construção de esculturas e instalações sonoras, além de gravações de campo. Professor de composição musical e pesquisador da Escola de Música da UFMG, onde desenvolve o projeto Escutas do fim do Mundo: Música e Arte sonora no Antropoceno. É autor do livro Walter Smetak, o alquimista dos sons (Editora Perspectiva / SESC, 2008). Desenvolve a série Orixás Sonoros, esculturas desenvolvidas a partir da sua vivência como Ọmọ Awo Ifá. Em 2021 foi um comissionado pelo Festival CULTUREESCAPES, para co-criar a instalação MataBio, no Museu Tinguely, em Basel. Em 2023 lançou o álbum Ni yuxibū xinã rewe ao lado do mestre de canto Ibã do povo Huni Kuin. Foi coordenador do curso de Formação Interdisciplinar para Educadores Indígenas FIEI FaE UFMG. Nasceu em Campinas /SP, e atualmente mora em Belo Horizonte /MG.

 

Marcos Balter

Elogiada por críticos como “minuciosamente elaborada” (Chicago Tribune) e “surreal” (New York Times), a música do compositor carioca Marcos Balter é focada em manipulações experimentais de timbre e hiperdramatização de elementos de performances. Ele é professor Fritz Reiner de composição musical na Columbia University (Nova York), tendo anteriormente ocupado cátedras na Universidade da Califórnia em San Diego, na Montclair State University, e no Columbia College Chicago, além de ter sido professor visitante na Universidade de Pittsburgh, na Northwestern University, e na Universidade da Pensilvânia. Ele atualmente reside em Manhattan, Nova York.

 

Michelle Agnes Magalhaes

Compositora e pianista, suas obras provocam total envolvimento do intérprete, recriando uma realidade lúdica, metafórica e interativa por meio dos sons. Sob o simbolismo poético de suas partituras e notações musicais reside uma experiência musical substancial que se torna um meio de acesso a um espaço cognitivo universal. Notáveis entre suas obras estão “Mobile”, celebrada por sua abordagem inovadora do piano preparado, e “Constella(c)tions”, que encena a interação entre músicos e público usando sensores de movimento.Trabalhou como pesquisadora no IRCAM (2013-2015) e foi artista residente do mesmo instituto  entre 2019 e 2021. Michelle Agnes é membro do Instituto Radcliffe para Estudos Avançados da Universidade Harvard em composição musical (2017-2018). Ela atualmente reside e trabalha em Paris.

 

Período do curso: 19 de agosto a 02 de dezembro de 2024
Aulas virtuais: segundas-feiras das 9h às 12h
Local: 
Zoom
Carga horária: 48h
Total de Participantes: 20
Público-alvo: Estudantes de música, músicos profissionais, educadores, improvisadores, compositores e artistas em geral
Pré-requisitos: Não há
Critério de seleção: Carta de interesse respondendo às seguintes questões:
1. Fale sobre você.
2. Conte-nos sobre a sua experiência musical e/ou sonora.
3. Por que esse curso é importante para você nesse momento da sua vida?
Prazo de inscrição: de 29 de julho até 14 de agosto de 2024
Link de inscrição: https://sustenidosorganizacao128713.rm.cloudtotvs.com.br/FrameHTML/Web/App/Edu/PortalProcessoSeletivo/?c=2&f=1&ps=122#/es/informacoes

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria Escolar: secretaria@conservatoriodetatui.org.br

Professores