Estude
Conosco

Música

regulares

Musicografia Braille

Sede Tatuí

A Musicografia Braille oferece o aprendizado da leitura Braille de partituras, a confecção de partituras em Braille e material de apoio nesta modalidade para estudantes com deficiência visual (cegueira ou baixa visão) de todos os cursos de música do Conservatório de Tatuí. A modalidade possibilita a estudantes com baixa visão ou perda total da visão desenvolver plenamente suas atividades de escrita e leitura musical no Sistema Braille, o que lhes dá o suporte necessário para acompanhar o percurso completo de estudos no Conservatório de Tatuí.

O ingresso de estudantes cegos ou com deficiência visual nos cursos regulares de música poderá ser feito a partir de 8 anos (confira a idade mínima indicada para o curso do seu interesse), mediante aprovação no Processo Seletivo de Estudantes, que hoje conta com ações afirmativas e reserva de vagas. Após a matrícula no curso de sua preferência, o(a) estudante passará por uma avaliação inicial para checar seu nível de conhecimento do Sistema Braille. Caso não esteja alfabetizado(a) em Braille, cursará um semestre inicial para essa finalidade. Caso já tenha sido alfabetizado(a), a avaliação indicará o nível de estudos do(a) discente para o curso escolhido. A avaliação periódica da Musicografia Braille ao longo do curso é processual e considera a apropriação dos conteúdos propostos e estudados por parte de cada estudante.

 

Como ingressar:
Para ingressar em nossos cursos, é necessário inscrever-se no Processo Seletivo de Estudantes. As inscrições são abertas no final de cada ano, por volta do mês de novembro. E podem ser reabertas em outros momentos do ano se houver vagas remanescentes. Sempre que abrimos novas inscrições, anunciamos amplamente em nosso site, nas redes sociais e na imprensa, então, acompanhe nossas divulgações!

 

Para saber mais, confira nosso Regimento Escolar – Clique aqui.

Professores