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aperfeiçoamento
O Lied Alemão-Vienense acompanhado ao fortepiano
Sede Tatuí
aperfeiçoamento
Início: 13/03/25
Horários: 20:00
Local: Sede Tatuí
O Lied é é um gênero musical de origem alemã que combina poesia e música de maneira altamente refinada. Floresceu na Áustria e na Alemanha entre meados do século XVIII e início do XIX, representa um momento crucial na evolução da música de câmara e na expressão vocal. Este projeto propõe um curso com aulas semanais voltado para cantores e tecladistas (fortepianistas, cravistas e pianistas) que desejam aprofundar seus conhecimentos e habilidades neste repertório fundamental. Segundo o Prof. Patrick Cohen (então professor de fortepiano do Conservatoire National Supérieur de Musique et de Danse de Paris) o Lied seria o estágio final de artistry e expressão musical. Por esta razão, O Conservatório de Tatuí oferece este curso de especialização para cantores e fortepianistas / cravistas / pianistas internos e externos para a divulgação de um repertório de extrema importância para a formação em Música de Câmara.Nosso curso está focado num período de tempo que vai de 1770 a 1800 por uma razão prática: o Conservatório de Tatuí dispõe de um fortepiano de 5 oitavas+ (e orgulhosamente somos a única instituição o oferecer este curso no Brasil e quiçá na América Latina). Nosso fortepiano é uma cópia feita em Boston por Cesar Ghidini, construtor de teclados antigos de fama mundial e foi baseado em um original vienense de Gabriel Anton Walter (1752-1826) de ca. 1800. Este curso sobre o Lied alemão-vienense dos anos 1770 a 1800 visa não apenas desenvolver as habilidades vocais e de acompanhamento dos alunos, mas também aprofundar sua compreensão do contexto histórico e cultural da música da época.Este curso está distribuído em 16 semanas de aulas, sendo 3 virtuais seguidas de 1 presencial (totalizando 48 horas) em que os alunos poderão se utilizar do fortepiano para uma verdadeira imersão na liguagem do Lied tanto com um instrumento adequado quanto com a abordagem historicamente informada.
Pedro Persone
Cravista e fortepianista brasileiro, desempenhou papel central na reintrodução do fortepiano no cenário musical contemporâneo do Brasil, especialmente durante o Ano Mozart, em 1991, quando gravou o primeiro CD com fortepiano no país. Sua discografia inclui sete álbuns, distribuídos entre Brasil, Estados Unidos e Portugal. Persone iniciou sua formação no Conservatório de Tatuí, sob orientação de Maria José Carrasqueira, e graduou-se em Cravo pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Continuou seus estudos na Europa com renomados professores, como Huguette Dreyfus e Jacques Ogg, especializando-se em cravo e fortepiano. Foi pioneiro na criação dos cursos de Cravo (1985) e Fortepiano (2008) no Conservatório de Tatuí, este último sendo o primeiro do gênero na América Latina. Sua trajetória acadêmica inclui um mestrado pela UNICAMP, com pesquisa sobre obras “non mesures” para cravo, e um Doctor of Musical Arts (DMA) em Performance Histórica pela Boston University, onde sua dissertação abordou as Sonate da cimbalo di piano e forte de Lodovico Giustini. Este estudo foi publicado como livro pela editora VDM-Verlag, na Alemanha. Persone também desenvolveu dois pós-doutorados: o primeiro na UNESP, com pesquisa sobre repertórios pianísticos da “Coleção Thereza Christina Maria”, cujo resultado foi publicado nos livros O Piano era, então, ainda uma novidade, em 2008 e 2023. O segundo, realizado na USP, investigou o uso do cravo e do fortepiano nas Américas coloniais, resultando no capítulo 13 do livro The Cambridge Companion to the Harpsichord (2019), publicado pela Cambridge University Press. Atuou como professor em instituições de prestígio, incluindo a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Conservatório de Tatuí, onde atualmente leciona. Além disso, contribuiu como avaliador dos cursos de música do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Sua atuação como intérprete inclui performances solo, de câmara e como solista em importantes cidades da Europa e América do Norte, como Paris, Amsterdã, Nova York, Los Angeles e Milão. Ao longo de sua carreira, Persone consolidou-se como referência na pesquisa e performance de música histórica, com ênfase nas práticas interpretativas relacionadas ao cravo e ao fortepiano.
Período do curso: 13 de março a 12 de julho de 2025
Aulas Presenciais e Virtuais: quintas-feiras, das 20h às 22h e aos sábados, das 9h às 12h e das 14h às 17h
Local: Zoom e Unidade Chiquinha Gonzaga (Rua São Bento, 808, Centro, Tatuí-SP)
Carga horária: 48h
Total de Participantes: 20
Total de Ouvintes: 20
Público-alvo: Músicos, estudantes de música e interessados em geral
Pré-requisitos: Para a parte prática do curso (Participantes): Cantores(as) com suficiente domínio técnico e artístico para a performance de tais obras e Cravistas, fortepianistas e pianistas/correpetidores com suficiente domínio técnico e artístico com experiência em música de câmara para dar suporte e acompanhar cantores nessa arte tão específica do Lieder. Ouvintes: Músicos, estudantes de música e interessados em geral.Prazo de Seleção: Carta de interesse e Mini-Bio
Inscrição: até 27 de fevereiro de 2025
Link de inscrição: https://conservatoriodetatui-ps.softwaregeo.com.br/seletivo/inscricaoCursoLivre?editalId=140
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria Escolar: secretaria@conservatoriodetatui.org.br