Notícias
Agenda cultural do Conservatório de Tatuí traz atrações de entretenimento, música e concertos por todo o estado de São Paulo
Além das atrações do 28º FETESP, master classes e cinema, os destaques do mês de julho são as apresentações gratuitas na Feira do Doce de Tatuí, no Festival de Inverno de Boituva, Festival Internacional de Bandas de Lençóis Paulista e Festival de Ourinhos
30/06/2023
O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – divulga a programação cultural do mês de julho. Como é de praxe, diversas atrações como música, teatro, master classes, oficinas e cinema nacional e internacional estarão abertas ao público gratuitamente, com destaque para concertos de grupos artísticos do Conservatório de Tatuí que se apresentarão em eventos e festivais pelo estado de São Paulo e na 9ª edição da tradicional feira do doce da cidade. Para apresentações realizadas no Teatro Procópio Ferreira, os ingressos podem ser adquiridos pela internet na plataforma INTI ou na bilheteria do teatro, de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.
Logo no início do mês, com o tema “Administração de Carreira”, o produtor musical Nelson Ayres comanda uma master class, no dia 04 de julho, no Salão Villa-Lobos, às 14h. Em seguida, no dia 06, 07, 08, e 09, o Grupo de Choro, Big Band, Grupo de Música Raiz e Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, apresentam-se na Praça da Matriz, local em que será realizada a 9ª Feira do Doce de Tatuí. O evento, que está na sua nona edição, visa estimular o caráter empreendedor dos produtores de doce do município.
Ainda, no dia 07, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí participa do Festival Internacional de Bandas. O Teatro Municipal Adélia Lorenzetti, em Lençois Paulista/SP, será palco da 1ª Conferência Sul-americana que reúne maestros, bandas sinfônicas e grupos de sopros e percussão da Associação Mundial de Bandas Sinfônicas e Conjuntos (WASBE).
O Grupo de Música Raiz e a Big Band do Conservatório, também se apresentarão no Teatro Procópio Ferreira, nos dias 11, 13 e 15 de julho. O concerto da Big Band do Conservatório de Tatuí, no dia 11, será ao lado do convidado Nelson Ayres.
No XXII Festival de Música de Ourinhos, a Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí realiza um concerto gratuito. A apresentação será no dia 18 de julho, às 21h30, no Teatro Municipal Miguel Cury. Já no Festival de Inverno de Boituva, o Jazz Combo e a Big Band do Conservatório realizam uma nova apresentação, nos dias 19 e 20 de julho, respectivamente. Entre os dias 21 a 30 julho, a programação é voltada às apresentações dos grupos estudantis selecionados para compor o 28º FETESP – Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo, promovido pelo Conservatório de Tatuí.
Finalizando o mês com mais uma apresentação externa, o Cine-Theatro Central de Juiz de Fora recebe, no dia 30 de julho, a primeira ópera escrita em língua portuguesa por um brasileiro. “A Noite de São João”, do compositor ituano Elias Álvares Lobo com libreto de José de Alencar,
retrata uma ópera cômica que se passa no Rio de Janeiro, no ano de 1945. A obra conta com a Orquestra Sinfônica, Coro e Grupo de Violeiros do Conservatório de Tatuí, com os solistas Flavia Albano, Cecília Massa, Luciano Botelho e Isaque Oliveira, direção cênica e artística de Rosana Orsini Brescia, direção de Coro de Marcos Baldini, direção musical e regência de Emmanuele Baldini.
Cine Bibi
O Conservatório de Tatuí segue com a programação do ‘Cine Bibi’, projeto de exibição de filmes clássicos no Teatro Procópio Ferreira, que faz uma homenagem à atriz Bibi Ferreira (filha de Procópio Ferreira), às terças-feiras ou aos finais de semana, com entrada gratuita. No mês de julho, as obras destacam temas políticos e sociais.
As obras em cartaz serão “Memórias do Grupo Opinião” (dia 4, às 19h30), documentário sobre um grupo carioca de teatro criado em 1964 para fazer resistência ao regime militar por meio de produções artísticas. O grupo reuniu artistas como Nara Leão, Maria Bethânia, João do Vale e Millôr Fernandes. Já “Augusto Boal e o Teatro do Oprimido” (dia 15, às 17h), retrata a trajetória de Augusto Boal, teatrólogo brasileiro criador de técnicas inovadoras, como a dos Teatros do Oprimido, de Arena e o Invisível. No elenco estão os músicos Chico Buarque e Edu Lobo.
No longa “Baal de Brecht” (dia 18, às 19h30), escrito pelo dramaturgo alemão Bertolt Brecht, explora o culto do gênio, uma figura anti-heroica que opta por ser um pária social e viver à margem da moralidade burguesa. Os filmes possuem classificação indicativa livre e, a última exibição, 12 anos.
Confira a programação completa na Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí pelo site da instituição: www.conservatoriodetatui.org.br/programacao. A programação está sujeita a alterações.
Ingresso Solidário
Para contribuir com a Campanha Conserva Solidário, a doação de alimentos e agasalhos na entrada do Teatro Procópio Ferreira é muito bem-vinda. O que doar: alimentos não perecíveis (arroz, feijão, macarrão, café, açúcar, óleo, leite, farinha de trigo, molho de tomate, biscoitos/bolachas, milho de pipoca) e agasalhos (roupas e cobertores). As doações podem ser entregues nos espaços culturais ou nas unidades educacionais da instituição.
SERVIÇO
Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí
www.conservatoriodetatui.org.br/programacao
Ingressos: https://conservatorio-de-tatui.byinti.com
**
Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí e da Sustenidos Organização Social de Cultura que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo e por verba direta.
Patrocinadores Conservatório de Tatuí: Nubank, Instituto CCR, Itaú, Sabesp, Pfizer, Pinheiro Neto Advogados, Eixo SP e Cipatex.
Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.
Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.