Notícias

Aysha Nascimento assume a coordenação da Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí

A Companhia anuncia, também, a chegada de Salloma Salomão como diretor musical para a temporada de 2025

Aysha Nascimento assume a coordenação da Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí

A Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí celebra a chegada de duas potências para a temporada 2025: Aysha Nascimento e Salloma Salomão assumem, respectivamente, a coordenação e direção musical da Companhia. O anúncio é mais uma grande conquista para estudantes da área de Artes Cênicas, que neste ano letivo inaugura ainda o curso de especialização em Teatro Musical. A instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura, está também com as inscrições abertas para o Processo Seletivo de Bolsistas da Cia. de Teatro, que podem ser feitas até dia 3 de fevereiro de forma gratuita, por meio do formulário. Uma oportunidade para estudantes de Artes Cênicas da instituição integrarem o espetáculo de 2025, que será dirigido por Aysha Nascimento.

Aysha Nascimento é atriz, diretora de teatro, dançarina e curadora. E é com essa extensa bagagem que ela desponta como uma das principais artistas da cena paulista contemporânea, trazendo um olhar fresco e multifacetado para a Cia. de Teatro da instituição. Formada pela ELT, tem bacharelado e licenciatura em Dança pela Anhembi Morumbi, é Mestre em Artes da Cena e Mediação Cultural pela Escola Superior de Artes Célia Helena e cofundadora do Coletivo Negro. Seu mais recente espetáculo, ‘Parto Pavilhão’, recebeu duas indicações para o Prêmio Shell nas categorias ‘Melhor Direção’ e ‘Melhor Dramaturgia’. No espetáculo solo, ela dá vida à detenta Rose e tece um delicado retrato de mulheres encarceradas, revelando a subjetividade de corpos muitas vezes punidos e esquecidos pela sociedade.

Segundo Aysha, assumir a coordenação da renomada Companhia é um convite para embarcar em um processo singular de intercâmbio de ideias e criatividade. “Minhas expectativas são muitas, sobretudo ao que tange a pesquisa teatral e porque não musical, pois estamos também em um Conservatório de música e a possibilidade dessas duas linguagens estarem em consonância me apetece muito e me coloca em uma perspectiva desafiadora. Me sinto lisonjeada e provocada artisticamente com esse convite, e pretendo adentrar em um processo de muita troca artística, de desafios e muitas descobertas”, comemora.

Para Antonio Salvador, gerente artístico-pedagógico de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí, o convite para Aysha parte do reconhecimento de sua trajetória exemplar no teatro contemporâneo, que também passeia por outras plataformas, como o cinema e a televisão. “A conjunção entre as funções de atriz, diretora, dançarina e professora de teatro, acredito, será a força e a potência de sua estada como diretora residente em Tatuí. Somado a isso, é importante salientar que é apenas a segunda vez que uma mulher coordenará um Grupo Artístico da escola nesses 70 anos. Essa mudança de paradigma tem sido nossa intenção e compromisso sério, e Aysha, tenho certeza, fará um trabalho brilhante”, comenta.

Salloma Salomão é professor, músico, performer e historiador, especialista em temas como manifestações artísticas de origem africana, dramaturgia e teatro negro, pesquisa em políticas e práticas culturais negras nos séculos XIX e XX. É um importante produtor cultural, com inúmeros livros e artigos publicados, CDs e DVDs, além de colaborador em grupos de pesquisas e revistas especializadas em temas musicais africanos e afro-brasileiros. Em 2020, assinou a trilha sonora de ‘Todos Mortos’, longa de Caetano Gotardo e Marco Dutra, que lhe rendeu um Kikito de ‘Melhor Trilha Musical’ no Festival de Gramado do mesmo ano.

A história entre Salloma Salomão e o Conservatório de Tatuí é recente, mas já acumula algumas atividades de sucesso, como master classes, cursos livres sobre musicalidades e teatralidades negras, bancas avaliadoras, festivais etc. “Participei de diferentes trabalhos junto a estudantes do Conservatório, minha expectativa é propiciarmos a todas as pessoas participantes um ambiente desafiador de aprendizagem coletiva, que resulte num trabalho artístico memorável”, comenta Salomão.

Antonio Salvador celebra a chegada de Salloma Salomão com sua relevância na cena contemporânea, e acredita também que ele deixará sua marca de originalidade na direção musical da Companhia. “Suas criações nos últimos anos transcenderam a música e passaram a experimentar o teatro e o cinema, tanto como ator e diretor musical. Salloma também é historiador e pesquisador de tradições afrodiaspóricas, com diversas publicações sobre o assunto. Sua breve passagem pelo Conservatório, como professor convidado em 2022, despertou o interesse nos estudantes de trabalharem novamente com ele, assim como no próprio artista de voltar à escola”, explica Salvador.

Anualmente, um(a) novo(a) artista ou grupo é convidado para assumir a coordenação da Cia. de Teatro. Em 2023, a Companhia foi encabeçada por Miriam Rinaldi – primeira mulher à frente de um Grupo Artístico da instituição. Já, em 2024, esteve sob o comando do Coletivo Cê, formado por ex-estudantes do Conservatório de Tatuí e que desponta como um importante expoente teatral do interior de São Paulo. Tais nomes trouxeram a pluralidade de suas experiências para propor um novo olhar artístico para a produção cênica da Companhia.

Ainda segundo Antonio Salvador, a união de Aysha e Salloma, dois artistas com trajetórias tão marcantes nas artes cênicas, tem sido recebida com empolgação por estudantes e docentes da instituição. “Isso nos deixou muito felizes, foi exatamente essa expectativa que fez com que imaginássemos um encontro artístico e pedagógico entre Salloma e Aysha, parceria que na vida artística já rendeu diversos espetáculos memoráveis. É uma honra enorme para o Conservatório de Tatuí receber artistas deste calibre e a aceitação entusiasmada do convite por eles nos comoveu muito”, completa.

Já Aysha Nascimento celebra o convite como reafirmação de sua entrega em todas as esferas artísticas que passeia. “Chegar na coordenação da Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí, nesse momento da minha vida e carreira, é ter a certeza de estar no caminho certo da minha caminhada artística. Tenho muito respeito pelo Conservatório, seu processo formativo e artístico, portanto, ter a oportunidade de fazer parte disso, é poder me colocar cada vez mais comprometida com as artes e o teatro paulista”, comemora.

Inscrições abertas

A Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí está, também, com inscrições abertas para o Processo Seletivo de Bolsistas. Estudantes interessados(as) em integrar a Companhia ao longo da temporada 2025 podem se inscrever até o dia 3 de fevereiro, por meio do formulário disponível no site da instituição.

As vagas em aberto são para Bolsas Performance em Artes Cênicas destinadas a atrizes/atores e músicos(as), estudantes que estejam regularmente matriculados(as) no Conservatório de Tatuí. Para as vagas de atrizes/atores, também serão admitidos ex-estudantes da instituição. Em ambos os casos, é necessário ter conhecimento artístico e técnico compatível com o grupo. Atualmente, o Conservatório de Tatuí mantém 10 Grupos Artísticos de Bolsistas, visando aprimorar a formação técnica e artística de estudantes em música e artes cênicas. O processo seletivo inclui vagas para ampla concorrência e vagas exclusivas para estudantes de escolas públicas, pessoas pretas, pardas ou indígenas, transexuais, travestis e pessoas com deficiência. Para conferir os detalhes, acesse o edital.

SERVIÇO
Processo Seletivo de Bolsistas para a Cia de Teatro – Temporada 2025
Inscrições gratuitas pelo formulário
Prazo:
até 3 de fevereiro de 2025
Confira o edital no site

***

O Conservatório de Tatuí e a Sustenidos Organização Social de Cultura agradecem aos patrocinadores que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura

Patrocinadores do Conservatório de Tatuí: Instituto CCR, Rede Itaú, Zanchetta, Drogal, Cipatex, Marquespan, Sicoob, Visa Causas (apoiador institucional)

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório de Música e Teatro de Tatuí é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina, importante equipamento de formação e difusão artística da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Artes Cênicas, Música Erudita, Música Popular e Educação Musical. Atende cerca de 3.000 estudantes anualmente, vindos(as) de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área cultural. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal de São Paulo, do Conservatório de Tatuí e do Musicou, além dos projetos especiais: MOVE e BIG BANG. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita pelo prêmio Melhores ONGs a Melhor ONG de Cultura em 2018 e uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2022, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas.