Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí faz concerto gratuito em São Roque neste sábado

Formado por estudantes da instituição, o grupo apresenta-se neste sábado, dia 12, às 12h30, como parte da programação de aniversário da cidade, num oferecimento da CCRViaOeste, por meio do Instituto CCR

10/08/2023

A Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – será um dos destaques deste fim de semana da programação do 352º aniversário do município de São Roque. O grupo fará um concerto gratuito na Praça da Matriz da cidade, neste sábado, dia 12, às 12h30, sob oferecimento da CCRViaOeste, por meio do Instituto CCR.

A Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí é formada exclusivamente por estudantes de nível intermediário de diversos segmentos da Área de Música Erudita, como: Sopros-Metais e Madeiras, Percussão e Piano. O grupo faz parte da disciplina de Prática de Conjunto que é matéria obrigatória na grade curricular dos cursos da instituição. Esta prática torna-se fundamental para a formação escolar e profissional de seus integrantes. Além de garantir o reforço e a aplicação do aprendizado, visa também a manutenção e o aprimoramento do conhecimento teórico e das habilidades instrumentais. A Banda Sinfônica Jovem está em funcionamento desde a década de 1960 e, atualmente, tem a regência do professor Marcelo de Jesus da Silva (BamBam).

Para este concerto, o grupo selecionou clássicos do repertório erudito, como “The Phantom of the Opera” (Andrew Lloyd Webber), “Lara’s theme from Doctor Zhivago” (Maurice Jarre), “Feelings” (Morris Albert), “Cinema Paradiso” (Enrico Morricone), “I Gotta Feelin’” (Black Eyel Peas), “Can’t take my eyes off you” (Crewe-Gaudio-de Mey), “Queen’s Park Melody” (Jacob de Haan), “Highlights from frozen” (Arranjo de Sean O´Loughlin), “Moana” (Arranjo de Jay Bocook) e “Coldplay on stage” (Arranjo de Michael Brown).

Concerto: Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí
Programação de Aniversário de São Roque
Professor responsável: Marcelo de Jesus da Silva (BamBam)
Coordenação: Tulio Pires
Data: 12 de agosto de 2023, sábado
Local: Praça da Matriz de São Roque-SP

**

Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí e da Sustenidos Organização Social de Cultura que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo e por verba direta.

Oferecimento: CCRViaOeste, por meio do Instituto CCR

Instituto CCR: Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social do Grupo CCR, para proporcionar transformação social. Com apoio a projetos via leis de incentivo, campanhas institucionais e por meio dos programas proprietários, como o Caminhos para a Cidadania, que atende mais de 1,3 mil escolas, e o Caminhos para a Saúde – presente em seis regiões – oferecendo atendimento a caminhoneiros, motociclistas e ciclistas. O foco do Instituto CCR é transformação social por meio de iniciativas de geração de renda, saúde, educação, cultura e esporte. Somente em 2021 foram aplicados mais de R$ 40 milhões em projetos sociais gerenciados pelo Instituto. Saiba mais em www.institutoccr.com.br.”

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Big Bangl. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita pelo prêmio Melhores ONGs a Melhor ONG de Cultura em 2018 e uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2022, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.