Bandas Sinfônicas Juvenil e Jovem do Conservatório de Tatuí se apresentam no projeto ‘Música na Praça’

Evento gratuito acontece no dia 22, às 11h, na Praça da Matriz de Tatuí;

As Bandas Sinfônicas Juvenil e Jovem do Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura, são um dos destaques da programação do mês de junho do Projeto ‘Música na Praça’, ação cultural da Prefeitura de Tatuí. Os grupos farão um concerto gratuito no dia 22, às 11h, na Praça da Matriz da Capital da Música.

As bandas são formadas exclusivamente por estudantes de diversas áreas como: Metais, Madeiras, Percussão e Piano que estão no nível intermediário.  Os grupos fazem parte da disciplina de prática de conjunto, que é obrigatória na grade curricular dos cursos da instituição. Esta prática torna-se fundamental para a formação escolar e profissional de seus integrantes. Além de garantir o reforço e a aplicação do aprendizado, visa também a manutenção e o aprimoramento do conhecimento teórico e das habilidades instrumentais. As Bandas Sinfônicas estão em funcionamento desde a década de 1960, atualmente tem a regência dos professores Marcelo de Jesus da Silva e Marcelo Afonso, com a coordenação de Túlio Pires.

No repertório que será apresentado dia 22, as Bandas Sinfônicas Juvenil e Jovem do Conservatório de Tatuí selecionaram músicas que marcaram a trilha sonora de clássicos do cinema, como ‘The Phantom of the Opera’ (Andrew Lloyd Webber e Charles Hart), ‘Lara’s theme from Doctor Zhivago’ (Maurice Jarre), ‘Feelings’ (Morris Albert), ‘Cinema Paradiso’ (Enrico Morricone) e ‘Aladdin’ (Walt Disney), além de obras de importantes compositores brasileiros, como ‘Alma de Maestro’ (Alberto Madureira), ‘Evidências’ (José Augusto e Paulo Sérgio Valle), ‘Vivendo Aqui no Mato’ (Trio Parada Dura) e ‘Brincadeira de Criança’ (Délcio Luiz e Wagner Bastos).

A apresentação dos grupos no projeto ‘Música na Praça’ será gratuita. Confira todos os detalhes da programação do Conservatório de Tatuí na Agenda Cultural da instituição.

SERVIÇO:

Concerto: Banda Sinfônica Juvenil e Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí
Profs. responsáveis: Marcelo de Jesus da Silva e Marcelo Afonso
Coordenação: Túlio Pires
Data: 22 de junho de 2024, sábado
Local: Praça da Matriz de Tatuí/SP

Outros concertos

Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí

***

Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí e da Sustenidos Organização Social de Cultura que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo e por verba direta.

Patrocinador platina: Visa
Patrocinador ouro: Rede Itaú
Patrocinadores cobre: Sicoob e Cipatex

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.