Notícias
Bia Pacheco é a convidada do mês para a Roda de Choro do Conservatório de Tatuí
A saxofonista apresenta-se dia 29, às 17h, no Foyer Mário Covas, no Teatro Procópio Ferreira
O Clube do Choro do Conservatório de Tatuí, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura, convida para a Roda de Choro deste mês a saxofonista Bia Pacheco. Ela se unirá a estudantes e professores nesta terça-feira (dia 29), às 17h, no Foyer Mário Covas do Teatro Procópio Ferreira. O evento é aberto ao público e músicos(as) de toda a região são bem-vindos(as) para se juntarem à roda.
Beatriz Pacheco é saxofonista formada pela Escola do Auditório Ibirapuera, onde foi orientada por renomados músicos, como Jotagê Alves, Nailor Azevedo Proveta, Douglas Braga e Paula Valente. Ela integrou importantes orquestras, como a Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, e participou como convidada de orquestras prestigiadas, incluindo a Orquestra Sinfônica de Heliópolis, Orquestra Sinfônica da USP (OSUSP) e Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo (OSM). Além disso, Bia fez parte de eventos internacionais e gravações, como o Samba Book de Zeca Pagodinho.
Atualmente, a artista integra o grupo Chorando em Ré Menor, o duo Soprando Cordas e a Big Band da EMESP, além de liderar o Quarteto Saxofonando, com o qual conquistou prêmios em concursos de música clássica. Ela também atua como assistente de regência no Auditório Ibirapuera e está cursando graduação em Musicoterapia pela FMU.
As Rodas de Choro do Conservatório de Tatuí são realizadas sempre na última terça-feira do mês. A cada edição, o Clube do Choro convida um ou uma artista para entrar na roda e compartilhar seus conhecimentos com estudantes, músicos(as) e admiradores(as) do choro. As Rodas de Choro são encontros animados, com muita troca de informações, conhecimentos e prática deste importante gênero musical – nosso patrimônio cultural.
SERVIÇO:
Roda de Choro do Conservatorio de Tatuí
Convidada: Bia Pacheco, saxofonista
Data: 29 de outubro de 2024, terça-feira
Horário: 17h
Local: Foyer Mário Covas/Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí/SP
Evento gratuito
Acompanhe nossa programação:
Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí
https://www.conservatoriodetatui.org.br/agenda-cultural/
Mais informações: (15) 3205-8434
***
O Conservatório de Tatuí e a Sustenidos Organização Social de Cultura agradecem aos patrocinadores que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
Patrocinadores do Conservatório de Tatuí: Visa, Instituto CCR, Rede Itaú, Cipatex, Drogal e Sicoob
Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório de Música e Teatro de Tatuí é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina, importante equipamento de formação e difusão artística da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Artes Cênicas, Música Erudita, Música Popular e Educação Musical. Atende cerca de 3.000 estudantes anualmente, vindos(as) de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.
Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.