Notícias
Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí faz concerto gratuito em Cesário Lange dia 29 de outubro
Formado por estudantes bolsistas da instituição, o grupo apresenta-se na terça-feira, dia 29, às 19h, num oferecimento do Instituto CCR, com entrada gratuita
A Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, será um dos destaques culturais do município de Cesário Lange nesta semana. O grupo fará um concerto gratuito no Centro de Capacitação José Trevisan – Teatro Municipal, dia 29 de outubro, às 19h, um oferecimento do Instituto CCR,na área de atuação da CCR SPVias
Sob coordenação de Diego Salvetti, o grupo é composto por cerca de dez violonistas e é reconhecido pela excelência no ensino de Violão do Conservatório de Tatuí. Criada em 1996, a Camerata de Violões tem como objetivo fornecer alto aperfeiçoamento artístico aos(às) estudantes, bem como desenvolver, frequentemente, projetos de pesquisa e divulgação de compositores(as) brasileiros(as), buscando a promoção da grande diversidade de obras escritas para o universo violonístico. A Camerata recebe regularmente solistas convidados(as), como Gustavo Costa, Cristine Bello Guse e Fernando Lima e desenvolve repertório especialmente adaptado, transcrito ou arranjado, a fim de enriquecer a experiência do grupo.
Para este concerto, o grupo selecionou clássicos como Dança do Sabre
(A. Khachaturian), Alla Turca Sonata K.V. 331 (W.A. Mozart), Danza Hungara nº 5
(J. Brahms), Tango e Rumba (D. Kleider), Stairway to heaven (Led Zeppelin), Tarde em Tatuí (F. Schaffka), Noite de Seresta (P. C. de Moraes Lopes), Jelly Bean Boogie (Billy Taylor), Kanimambo (D. Salvetti), Océano (Djavan), Frevo Fugato (E. Villani Cortes) e Clowns (V.N. Paradiso).
SERVIÇO
Concerto: Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí
Coordenação: Diego Salvetti
Data: 29 de outubro de 2024, terça-feira
Horário: 19h
Local: Centro de Capacitação José Trevisan/Teatro Municipal
Av. Três de Maio, 1.845, Vila Nova Cesário Lange, Cesário Lange/SP
Entrada gratuita
**
O Conservatório de Tatuí e a Sustenidos Organização Social de Cultura agradecem ao patrocinador que apoia nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
Oferecimento: Instituto CCR, na área de atuação da CCR SPVias
Instituto CCR: Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social do Grupo CCR, com o objetivo de proporcionar transformação social nas regiões de suas concessões de rodovias, aeroportos e mobilidade. Os projetos do ICCR são implementados por meio de recursos próprios ou verbas incentivadas. Entre os projetos proprietários de impacto, merecem destaque: Caminhos para a Cidadania, que capacita mais de 3 mil professores em 1.600 escolas anualmente, e o Caminhos para a Saúde, que oferece atendimentos de saúde a caminhoneiros, motociclistas, ciclistas e passageiros de trens urbanos e metrôs. Seu foco são iniciativas nas frentes de Mobilidade e Cidades Sustentáveis, Cultura e Educação, Saúde e Segurança. Desde 2014, as ações do Instituto já beneficiaram mais de 18 milhões de pessoas. Saiba mais em www.institutoccr.com.br.
Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório de Música e Teatro de Tatuí é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina, importante equipamento de formação e difusão artística da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Artes Cênicas, Música Erudita, Música Popular e Educação Musical. Atende cerca de 3.000 estudantes anualmente, vindos(as) de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.
Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.