Notícias

Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí faz concerto gratuito em São Carlos

O grupo apresenta-se gratuitamente no dia 05 de novembro, às 19h, como parte da programação de aniversário da cidade, num oferecimento da Eixo SP

Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí faz concerto gratuito em São Carlos

27/10/2023

A Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura – será um dos destaques da programação do 166º aniversário do município de São Carlos. O grupo fará um concerto gratuito no Teatro Municipal de São Carlos, no próximo domingo, dia 5, às 19h, sob oferecimento da Eixo SP.

Neste concerto, a Camerata de Violões trará os convidados Carlos Marin e Rafael Vieira, além dos onze integrantes do grupo: Aldair Navarro, Ana Laura, Carlos de Souza, Fernando Silva, Gabriel Venâncio, Hicaro Ferreira, Leo Barbosa, Leonardo Martinez, Lucas Giro, Murillo Pilom e Zette.d.

A Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí, criada em 1996, é uma referência em excelência no ensino de Violão Clássico. Com o objetivo de proporcionar um alto nível de aperfeiçoamento artístico aos estudantes, o grupo é composto por talentosos violonistas da instituição. Além disso, a Camerata se destaca por seu compromisso com a divulgação de compositores brasileiros, contribuindo para a promoção de uma grande variedade de obras para o universo do violão clássico.

Para a apresentação, o grupo prepara um repertório erudito, que é o perfil da Camerata, e algumas músicas populares, como Rio Amazonas, de Dori Caymmi. Há ênfase também na música latino-americana, com a música Tierra Mestiza, de Geraldo Tamez, retratando o folclore mexicano e a história e instrumentos de uma região específica do país. Do repertório erudito, serão apresentadas duas obras do famoso Johann Sebastian Bach, sendo uma delas executada com quatro solistas do grupo. Além dessas, haverá composições dos consagrados Georg Philipp Telemann e Waldir Azevedo. As obras, adaptadas, transcritas e arranjadas pela Camerata visam enriquecer ainda mais a experiência musical da noite.

A coordenação do grupo está a cargo de Edson Lopes, que se diplomou em 1978 no curso de Violão Clássico do Conservatório de Tatuí sob a orientação de Pedro Cameron. Lopes possui o título “Licentiate in Guitar Performance” pelo Trinity College London em 2003 e sua carreira é repleta de prêmios em vários concursos de violão e apresentações em diversas cidades brasileiras e internacionais, como membro do Brazilian Guitar Quartet. Também é um artista prolífico, tendo gravado várias obras e CDs, incluindo “Jesus, alegria dos homens” (solo), “Concertando Choro” (em duo com Augusto Arruda), “Prelúdio” (em duo com Roberto Colchiesqui), “Violão & Louvor” (em duo com Roberto Colchiesqui), “Vê se te agrada” (Octopus – Camerata de Violões), “Octopus convida” (Octopus – Camerata de Violões), “Iberia” (Brazilian Guitar Quartet) e “Quarteto Vivace Brasil”. De acordo com o coordenador, o evento em São Carlos vai levar a cultura do Conservatório de Tatuí e da capital da música para outras cidades do estado. “O evento possibilitará que o público veja o nível de excelência que o Conservatório de Tatuí tem mantido em seus grupos artísticos, o que reforça o título de melhor escola de música da América Latina”, destaca Lopes.

 

 

Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí

 

A Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí é a representante máxima da excelência no ensino de Violão Clássico da Instituição. O grupo foi criado em 1996 e tem por objetivo fornecer alto aperfeiçoamento artístico aos(às) estudantes. O grupo é composto por cerca de dez violonistas e desenvolve, frequentemente, projetos de pesquisa e divulgação de compositores(as) brasileiros(as), buscando a promoção da grande diversidade de obras escritas para o universo violonístico. A Camerata recebe regularmente solistas convidados(as), como Gustavo Costa, Cristine Belo Guse e Fernando Lima, e desenvolve repertório especialmente adaptado, transcrito ou arranjado, a fim de enriquecer a experiência do grupo.

 

Programa

BACH, Johann Sebastian (1685-1750)

Concerto Brandemburgues nº 3, BWV 1048

 

TELEMANN, Georg Philipp (1681-1767)

Suite para Viola da Gamba e Orquestra

Solista: Carlos de Souza

Transcrição: Carlos de Souza

 

BACH, Johann Sebastian (1685-1750)

Concerto Brandemburgues nº 5, BWV1050 – 1. Allegro

Solistas: Murillo Pilom, Ana Laura, Gabriel Venâncio e Leonardo Martinez

Transcrição: Edson Lopes

 

TAMEZ, Geraldo

Tierra Mestiza

 

CAYMMI, Dori

Rio Amazonas

Arranjo: Zette.d

 

ANÔNIMO

Mi Cascabel

 

AZEVEDO, Waldir (1923-1980)

Arrasta Pé

Arranjo: Hamilton de Holanda

 

SERVIÇO
Concerto da Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí
Coordenação: Edson Lopes

Data: 05 de novembro (domingo)
Horário: 19h
Local: Teatro Municipal de São Carlos
Endereço: R. 7 de Setembro, 1735, Centro – São Carlos/SP

Entrada gratuita

 

**

Agradecemos ao patrocinador do Conservatório de Tatuí e da Sustenidos Organização Social de Cultura que apoia nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo e por verba direta.

 

Patrocinador Conservatório de Tatuí: Eixo SP.

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.

Sobre a Eixo SP: A Eixo SP Concessionária de Rodovias administra mais de 1.221 km de ‎estradas que passam por 62 municípios da região de Rio Claro, no centro ‎do Estado, até Panorama, no extremo oeste, na divisa com o Mato Grosso ‎do Sul. O maior contrato sob supervisão da Artesp (Agência Reguladora ‎de Transportes do Estado de São Paulo) terá investimentos na ordem de ‎R$ 14 bilhões em obras de ampliação, conservação, além da ‎modernização de serviços ao usuário. Para mais informações acesse: ‎ https://eixosp.com.br/.