Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí apresenta ‘Kitembo – entre nascedouros e poentes’

O evento será na sexta-feira (08), no Alojamento “Prof. João Eurico de Melo Toledo”. A apresentação é aberta ao público

08/07/2022

O Conservatório de Tatuí – gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerado a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – promove apresentações teatrais no Alojamento “Prof. João Eurico de Melo Toledo”. O evento que é gratuito e aberto ao público, recebe a peça intitulada ‘Kitembo – entre nascedouros e poentes’, na sexta-feira, 08 de julho, às 19h. A Cia. de Teatro da instituição reúne cerca de 15 integrantes.

O tema aborda sobre um menino cheio de vivências que ouve falar sobre ‘Kitembo’ pela primeira vez em sua vida. Eis que surge o nascimento de duas meninas que revela a imagem da misteriosa entidade que conduz as chegadas e partidas deste mundo. É a presença encantada do tempo, de um tempo sem espera, tão ancestral que chega a ser futurista. Uma temporalidade com gosto de vida, tátil em seus tecidos tênues e perfumados.

É um espetáculo em construção que tem como inspiração poética ‘Kitembo’, a divindade do tempo na cosmovisão Bantú angolana, o trabalho articula três breves narrativas, nas quais o tempo aparece como eixo transversal a partir de distintas percepções. Neste momento, como maneira de compartilhar com o público o material cênico até então criado, apresentamos o episódio 01.

Esta ação tem como objetivo abrir aos espectadores e espectadoras os modos de criação, as estratégias de composição cênica a partir de uma estética da acessibilidade. Afinal, um dos princípios que regem o projeto é a busca por uma cena acessível e inclusiva, que recorra a elementos de audiodescrição e libras. Além disso, o trabalho conta com a participação de associados(as) da APODET (Associação das Pessoas com Deficiência de Tatuí) e estudantes do curso de Musicografia Braille do Conservatório de Tatuí, contracenando como atores e atrizes convidados juntos aos estudantes bolsistas de artes cênicas e música que integram a Cia. de Teatro.

A dramaturgia inédita, é assinada pela dramaturga e escritora convidada Cristiane Sobral, reconhecida internacionalmente por suas publicações e palestras em vários países do continente Africano, da América do Sul e do Norte. Sob a direção de Thiago Leite e preparação de atores e atrizes da professora Adriana Afonso, o projeto conta com uma equipe de trabalho em acessibilidade e inclusão, sob a orientação de Karla Cremonez – professora de Musicografia Braille do Conservatório de Tatuí –, consultoria em audiodescrição de Luiz Henrique Kichel e consultoria em cena bilíngue (LIBRAS-Português) das artistas Amanda Lioli e Nayara Silva (do Coletivo RamariaS).

Apresentação Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí
Data: 08 de julho de 2022, sexta-feira
Local: Alojamento “Prof. João Eurico de Melo Toledo”
Rua Farhan Salum, 896, Jardim Wanderley, Tatuí – SP

Patrocinadores do Conservatório de Tatuí:
Patrocinador Safira:
Nubank

Patrocinadores Diamante: Instituto CCR e Sabesp
Patrocinador Ouro:
CSN
Patrocinadores Prata:
Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tietê e VISA

Patrocinadores Bronze: Faber-Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)

Patrocinadores Sustenidos: Microsoft e Visa
Apoio institucional: Instituto ACP
Parceiro internacional: JM International

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2.000 alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é a organização responsável pela gestão do Conservatório Dramático e Musical de Tatuí e do Theatro Municipal de São Paulo, dos programas Musicou, Som na Estrada, e MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange); e pelos festivais Ethno Brazil e Imagine. Foi responsável pela gestão do Projeto Guri, programa de ensino musical, no litoral e no interior do Estado de São Paulo, incluindo os polos da Fundação CASA, de 2004 a 2021. Além do Governo de São Paulo, a Sustenidos, eleita a Melhor ONG de Cultura de 2018, conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas. Instituições interessadas em investir na Sustenidos, contribuindo para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, têm suporte fiscal da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Pessoas físicas também podem ajudar. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.