Cine Bibi traz programação diversificada em setembro

Com entrada gratuita, o projeto de cinema do Conservatório, que ocorre todas as terças-feiras do mês, exibe filmes com temática de territórios disputados no Teatro Procópio Ferreira

Cine Bibi traz programação diversificada em setembro

02/09/2024

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura – anuncia a programação do mês de setembro para o ‘Cine Bibi’, projeto de exibição gratuita de filmes clássicos nacionais e internacionais, no Teatro Procópio Ferreira. Contemplada pela Lei Paulo Gustavo, a iniciativa homenageia a atriz Bibi Ferreira (filha de Procópio Ferreira). Os ingressos podem ser adquiridos virtualmente pela plataforma INTI ou pessoalmente na Bilheteria do Teatro, de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h. As sessões ocorrem às terças-feiras, às 19h.

Na primeira sessão do mês, no dia 3, será exibido o documentário nacional ‘Guerra do Brasil’. Dirigido por Sylvio Back, o filme mistura realidade e ficção, tendo como pano de fundo a Guerra do Paraguai, entre 1864 e 1870. O documentário debate o que considera um ‘ensaio’ da I Guerra Mundial, que envolveu Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai e vitimou cerca de milhão de pessoas, entrelaçando a história oficial, o imaginário popular e a crítica de militares, cronistas e historiadores. A classificação indicativa é livre. Há acessibilidade em Libras.

Já no dia 10 de setembro, entrará em cartaz o drama de guerra brasileiro ‘A Estrada 47’. Com direção de Vicente Ferraz, o filme centraliza a história nos soldados da Força Expedicionária Brasileira Guimarães, Tenente, Piauí e Laurindo, que vão lutar na Segunda Guerra Mundial. De origem pobre e despreparados para o combate, eles enfrentam fome, frio e sede e sofrem um ataque de pânico coletivo no sopé do Monte Castelo, tendo de optar por enfrentar a Corte Marcial ou encarar novamente o inimigo. A classificação indicativa é de 12 anos. Também com acessibilidade para Libras.

O drama de guerra ucraniano ‘Klondike: a Guerra na Ucrânia’, dirigido por Maryna Er Gorbach, será apresentado no dia 17 de setembro. No filme, ambientado em 2014, quando começa a Guerra em Donbas, o casal de ucranianos Irka e Tolik vive na região da fronteira entre seu país e a Rússia. Grávida, Irka se recusa a abandonar sua casa, mesmo quando seu vilarejo é tomado pelas forças armadas. Recomendado para maiores de 16 anos.

Finalizando a programação do Cine Bibi, será projetada, no dia 24 de setembro, a comédia britânica ‘O Rato que Ruge’ (The Mouse that Roared). Dirigida por Jack Arnold e estrelada pelo ator Peter Sellers (bastante conhecido por seu personagem “Inspetor-Chefe Clouseau”, da série de filmes “A Pantera Cor de Rosa”), a obra, de 1959, mostra uma nação empobrecida e atrasada, que declara guerra aos Estados Unidos da América, na esperança de perder. Mas as coisas não correm conforme o planejado. Indicado a partir de 10 anos.

Para saber mais sobre os filmes exibidos pelo ‘Cine Bibi’, bem como conferir todas as ações da Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí, basta acessar o site da instituição. A programação está sujeita a alterações.

Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí

****

O Conservatório de Tatuí e a Sustenidos Organização Social de Cultura agradecem aos patrocinadores que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo e por verba direta.

Patrocinador platina: Visa
Patrocinador ouro:
Rede Itaú
Patrocinador prata: Cipatex
Patrocinador cobre: Drogal
Patrocinador bronze:
Sicoob

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório de Música e Teatro de Tatuí é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina, importante equipamento de formação e difusão artística da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Artes Cênicas, Música Erudita, Música Popular e Educação Musical. Atende cerca de 2.700 estudantes anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.