Notícias
Cinema gratuito do Conservatório de Tatuí traz filmes nacionais e internacionais com gêneros de comédia e drama
O projeto Cine Bibi, que acontece toda terça-feira, às 19h30, no Teatro Procópio Ferreira, exibe neste mês de maio quatro filmes com a temática ‘trabalho’
29/04/2024
No ano em que completa 70 anos, o Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura, segue com a programação do ‘Cine Bibi’, projeto de exibição de filmes clássicos nacionais e internacionais no Teatro Procópio Ferreira, durante o mês de maio. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser adquiridos pela plataforma INTI ou na bilheteria do teatro, de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h. As sessões ocorrem às terças-feiras, às 19h30.
A iniciativa, contemplada pela Lei Paulo Gustavo e que homenageia a atriz Bibi Ferreira (filha de Procópio Ferreira), traz neste mês a temática ‘TRABALHO, TRABALHO, TRABALHO, TRABALHO’, proporcionando uma reflexão única sobre o assunto. A cada semana, serão exibidos quatro filmes de diferentes gêneros, com o objetivo de promover a diversidade e o enriquecimento cultural.
No dia 7 de maio, estará em cartaz a comédia japonesa ‘A coletora de impostos’. Com direção de Jûzô Itami, o filme mostra a investigadora fiscal Ryoko Itakura, que analisa o misterioso e galanteador Hideki Gondo, um suspeito milionário que possui uma próspera cadeia de hotéis. Durante anos, Gondo conseguiu esconder a verdadeira extensão de seus bens das autoridades japonesas. À medida que a investigação do governo avança, Itakura e Gondo encontram-se presos em uma batalha de inteligência, que se torna mais complicada por suas crescentes afeições um pelo outro. A classificação indicativa deste filme é de 16 anos.
Já no dia 14, será apresentado ‘De quem é o sutiã?’, filme azerbaijanês, dirigido por Veit Helmer. A comédia retrata a história do maquinista de trem Nurlan, que está indo para Baku (Azerbaijão) pela última vez antes de sua aposentadoria. Ao chegar à cidade, seu trem esbarra em um varal e derruba um sutiã azul, e com o intuito de escapar de sua existência solitária, Nurlan embarca em uma jornada extremamente aventureira: encontrar a dona da peça íntima.
A obra brasileira ‘O outro lado do paraíso’ será exibida no dia 21. Com direção de André Ristum e estrelado por Eduardo Moscovis e Davi Galdeano, estre drama acompanha, sob o olhar de um garoto de 12 anos, a trajetória de Antônio, um idealista sonhador e seu desejo de ascensão social, que faz com que toda a família se mude para a cidade de Brasília, recém-inaugurada e ainda em construção. Antônio, então, se aproxima do ativismo político e da luta dos trabalhadores, sem saber que, da noite para o dia, seus sonhos se transformariam em pesadelos. Vale lembrar que os filmes ‘De quem é o sutiã?’ e ‘O outro lado do paraíso’ são indicados para maiores de 12 anos.
Para encerrar a programação do mês de maio, o ‘Cine Bibi’ exibirá ‘O baile dos bombeiros’, no dia 28. Uma comédia que conta a história de bombeiros que organizam, em uma cidade do interior tcheco, um baile em homenagem ao moribundo patrono da corporação. Quando um incêndio começa nos arredores e interrompe a festa, resta aos bombeiros aconselhar o desconsolado dono da casa e colocar sua cadeira um pouco mais perto do fogo para não se esfriar. A obra checoslovaca é dirigida por Milos Forman. A classificação indicativa é de 14 anos.
Para saber mais sobre os filmes exibidos pelo Cine Bibi, bem como conferir todas as ações da Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí, basta acessar o site da instituição. A programação está sujeita a alterações.
Ingresso Solidário
Para contribuir com a Campanha Conserva Solidário, a doação de alimentos e agasalhos na entrada do Teatro Procópio Ferreira é muito bem-vinda. O que doar: alimentos não perecíveis (arroz, feijão, macarrão, café, açúcar, óleo, leite, farinha de trigo, molho de tomate, biscoitos/bolachas e milho de pipoca, grão de bico, lentilha, achocolatado e farinha de milho) e agasalhos (roupas e cobertores). As doações podem ser entregues no Teatro Procópio Ferreira, Portaria da Sede ou Unidade 2 do Conservatório de Tatuí.
SERVIÇO
Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí: www.conservatoriodetatui.org.br/programacao
Ingressos: https://conservatorio-de-tatui.byinti.com
**
Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí e da Sustenidos Organização Social de Cultura, que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo e por verba direta.
Patrocinador platina: Visa
Patrocinadores Bronze: Sicoob e Cipatex
Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.
Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.