Clube do Choro do Conservatório de Tatuí recebe Alessandro Penezzi

O artista é o convidado para à continuidade da temporada das Rodas de Choro na próxima terça-feira, dia 25, às 17h, no Foyer Mário Covas

Clube do Choro do Conservatório de Tatuí recebe Alessandro Penezzi

19/06/2024

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura, dá continuidade à temporada 2024 do Clube do Choro neste mês de junho. A instituição vai promover mais uma Roda de Choro. O evento, além de integrar a programação em comemoração aos 70 anos do Conservatório de Tatuí, também será marcado pelo reconhecimento do choro como patrimônio cultural do Brasil – desde fevereiro de 2024.

A Roda de Choro que está marcada para o dia 25, terça-feira, às 17h, no Foyer Mário Covas, situado no Teatro Procópio Ferreira, contará com a participação do convidado Alessandro Penezzi. Considerado um dos grandes violonistas do país, seus concertos já foram vistos em diversos países, como Estados Unidos, Rússia, Itália, Portugal, Alemanha, Holanda, Bélgica, Japão, Argentina, Marrocos, entre outros. Formado em Música Popular pela Unicamp com especialização em Processos Criativos pela Faculdade Souza Lima, Penezzi tem ministrado cursos, oficinas e seminários em diversos festivais de música no Brasil e no exterior.

Multi-instrumentista – toca violão de 7 cordas, violão tenor, cavaquinho, bandolim e flauta, também é compositor. Suas obras já foram gravadas por artistas como Yamandú Costa, Danilo Brito, Beth Carvalho, Bruno Moritz, Brian Silber, Regional de NY, entre outros. Já recebeu inúmeras homenagens e indicações por sua atuação como instrumentista e compositor, tendo destaque nos prêmios Visa MPB Instrumental (2001), Tim de Música Brasileira (2006), Shell de Teatro e Prêmio da Música Brasileira (2006). Participou do Violões do Brasil, projeto dedicado aos mestres do violão brasileiro e abriu o show de Wayne Shorter, na 30ª edição do Skopje Jazz Festival, na Macedônia.

As Rodas de Choro do Conservatório de Tatuí acontecem sempre na última terça-feira do mês. Além de Alessandro Penezzi, que participa do encontro neste mês de junho, o Clube do Choro também irá convidar outros(as) artistas para compor a temporada 2024. Entre os nomes em negociação estão: Gabriela Machado, Sergio Albach e Katia Preta. A programação está sujeita a alterações, dependendo da disponibilidade dos(as) artistas. Vale lembrar que o projeto reúne estudantes, artistas e admiradores do gênero musical para trocar informações, conhecimentos e estimular a prática do Choro.

As Rodas de Choro são abertas ao público e com entrada gratuita. Confira todos os detalhes da programação do Conservatório de Tatuí na Agenda Cultural da instituição.

SERVIÇO:

Clube do Choro do Conservatório de Tatuí convida Alessandro Penezzi
Data: 25 de junho de 2024, terça-feira
Local: Foyer Mário Covas (entrada do Teatro Procópio Ferreira)
Rua São Bento, 415, Centro – Tatuí/SP

Outros concertos

Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí

***

Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí e da Sustenidos Organização Social de Cultura que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo e por verba direta.

Patrocinador platina: Visa
Patrocinador ouro: Rede Itaú
Patrocinadores cobre: Sicoob e Cipatex

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.