Notícias

Com entrada gratuita, Cine Bibi do Conservatório de Tatuí apresenta três dramas em junho

O projeto de cinema gratuito, que acontece toda terça-feira, às 19h30, no Teatro Procópio Ferreira, exibe dois longas internacionais e um nacional

27/05/2024

No ano em que completa 70 anos, o Conservatório de Tatuí – uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura, dá continuidade a programação do ‘Cine Bibi’, projeto de exibição de filmes clássicos nacionais e internacionais no Teatro Procópio Ferreira, durante o mês de junho. A iniciativa, contemplada pela Lei Paulo Gustavo e que homenageia a atriz Bibi Ferreira (filha de Procópio Ferreira), tem entrada gratuita, com os ingressos pode ser adquiridos pela plataforma INTI ou na bilheteria do teatro, de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h. As sessões ocorrem às terças-feiras, às 19h30.

O primeiro longa exibido em junho será o drama japonês ‘Roda do destino’ (Guzen to Sôzô), no dia 11. Com direção de Ryûsuke Hamaguchi, o filme apresenta um inesperado triângulo amoroso, uma armadilha de sedução fracassada e um encontro que resulta de um mal-entendido, contados em três movimentos para retratar três personagens femininas e traçar as trajetórias entre suas escolhas e arrependimentos. A classificação indicativa é de 14 anos.

No dia 18 de junho, estará em cartaz no ‘Cine Bibi’, o filme Hamam – O banho turco’. Dirigido por Ferzan Ozpetek, o drama mostra a história do jovem italiano Francesco, que herda uma propriedade de uma tia turca que nunca chegara a conhecer. Ele deixa sua esposa e viaja para Istambul a fim de vender a casa. Em suas andanças pela cidade, descobre que o edifício abrigava uma antiga casa de banhos turcos. Ele acaba, então, cancelando a venda e se rendendo aos encantos e mistérios da cidade, entre os quais um romance mais que inesperado. A classificação indicativa é de 14 anos.

Para encerrar a programação de junho, será exibido o filme ‘Bocage, o triunfo do amor’, no dia 25. A obra brasileira, com direção de Djalma Limongi Batista, é uma recriação moderna das poesias do português Manuel Maria Barbosa Du Bocage (1765-1805). O filme propõe visões inspiradas na vida do poeta, divididos em três episódios: a história da cortesã Manteigui, que se apaixona pelo poeta; a história de duas amigas enganadas pelo mesmo homem, baseada num poema do autor; e a morte de Josino, amigo de Bocage. O drama é indicado para maiores de 14 anos.

Para saber mais sobre os filmes exibidos pelo ‘Cine Bibi’, bem como conferir todas as ações da Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí, basta acessar o site da instituição. A programação está sujeita a alterações.

Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí
Mais informações: (15) 3205-8434

***

Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí e da Sustenidos Organização Social de Cultura que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo e por verba direta.

Patrocinador platina: Visa
Patrocinador ouro: Rede Itaú
Patrocinadores cobre: Sicoob e Cipatex

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal de São Paulo e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.