Notícias

Companhia de Teatro do Conservatório de Tatuí realiza espetáculo gratuito no CEU das Artes

Peça “Kitembo – entre nascedouros e poentes” escrito por Cristiane Sobral acontece no dia 28, às 16h

Companhia de Teatro do Conservatório de Tatuí realiza espetáculo gratuito no CEU das Artes

24/08/2022

A Companhia de Teatro do Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – realizará, no próximo domingo, 28, às 16h, o espetáculo “Kitembo – entre nascedouros e poentes”, peça assinada pela dramaturga Cristiane Sobral. A apresentação, da primeira obra escrita por uma mulher para a Cia. de Teatro da instituição, será no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes) em Tatuí. A entrada é gratuita.

Com dramaturgia inédita, da convidada Cristiane Sobral que é reconhecida internacionalmente por suas publicações e palestras em países africanos e do continente americano, a peça conta a história de um menino que fica encantando e curioso com a existência de uma entidade chamada ‘Kitembo’. A partir do nascimento de duas meninas, que revela a imagem dessa misteriosa divindade, que conduz as chegadas e as partidas deste mundo, a obra leva ao público uma temporalidade com gosto de vida, tátil em seus tecidos tênues e perfumados.

Para o Coordenador da Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí, Thiago Leite, a obra de Cristiane Sobral marca a importância da pesquisa sobre teatro e democratização da arte em todo o processo de criação. “Para construir um trabalho acessível em ‘Kitembo’, temos investigado elementos de audiodescrição e Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) enquanto linguagens da cena. De modo que ambos os recursos de acessibilidade e inclusão passam a integrar a peça como elementos poéticos, ou seja, de recursos de tradução apartados da cena passam a adentrar as composições visuais e sonoras do trabalho”, destaca Thiago.

O espetáculo conta com a direção de Thiago Leite e colaboração da atriz e professora Adriana Afonso. A peça aborda a construção de uma cena acessível e inclusiva com o uso de elementos de audiodescrição e Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). As ações fazem parte da programação artística de espetáculos dos Grupos Artísticos do Conservatório de Tatuí para a temporada 2022, que tem formações musicais e de artes da cena. Até o fim do ano, o trabalho deve circular por bairros da Capital da Música, com o objetivo de democratizar o acesso à arte.

Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí

Sob a coordenação de Thiago Leite, a Companhia de Teatro do Conservatório de Tatuí surgiu em 2009 com o objetivo de reunir alunos e alunas bolsistas para experiência concentrada, que vai da criação cênica até o encontro com o público. O Grupo Artístico, que conta atualmente com 15 integrantes, já circulou em festivais dentro e fora do Estado de São Paulo, sendo reconhecido em diversas premiações. Nos últimos anos, dedicou-se a encenar obras da dramaturgia brasileira contemporânea. A Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí tem raízes em diversos coletivos liderados por artistas que estiveram à frente das atividades de artes cênicas da instituição, mesmo antes da criação do Departamento de Artes Cênicas, como Moises Miastkwosky – com o Grupo Sófocles e, posteriormente, Grupo de Teatro Contemporâneo – e Carlos Ribeiro e Antonio Mendes – com o Grupo Teatral Novas Tendências.

 

SERVIÇO

Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí – “Kitembo: entre nascedouros e poentes”

Coordenação: Thiago Leite

Data: 28 de agosto, domingo
Horário: 16h
Local: CEU das Artes (Centros de Artes e Esportes Unificados de Tatuí)

Rua Cândido José de Oliveira, 475, Vila Santa Helena, Tatuí/SP

Entrada gratuita

Classificação Indicativa: Livre

Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí que apoiam nossas atividades:

 

Patrocinador Safira: Nubank

Patrocinador Diamante: Instituto CCR e Sabesp

Patrocinador Ouro: CSN

Patrocinador Prata: Cipatex, Visa, Eixo SP e Rodovias do Tietê

Patrocinador Bronze: Faber Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)

 

Patrocinadores Sustenidos: Nubank, VISA, Bradesco, CTG Brasil, CCR, Sabesp, Grupo Maringá, SulAmérica, Microsoft, Bayer, CSN, Novelis, Blau, Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tiête, Faber-Castell, WestRock, SKY, BTP, CNH Industrial, Supermercados Tauste e Castelo Alimentos.

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.