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Conservatório de Tatuí abre as celebrações dos seus 70 anos apresentando nova identidade visual para o público

Renovação de marca do maior conservatório de música e teatro da América Latina busca reforçar o legado de excelência da instituição em um novo contexto de mundo. Respeitando a história de sete décadas, atualização em sua comunicação visa manter o espaço como um objeto de desejo para artistas, músicos, atores de todas as idades, em especial os mais jovens

Conservatório de Tatuí abre as celebrações dos seus 70 anos apresentando nova identidade visual para o público

A partir do dia 20 de maio, o Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo – apresenta a sua nova identidade visual adaptada aos novos tempos, mas preservando a excelência do maior patrimônio cultural da cidade localizada a 130km da Capital paulista. Gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura, a marca do equipamento passa a se chamar tatuí – conservatório de música e teatro, destacando o nome da cidade que há sete décadas abriga o Conservatório de Tatuí e o Teatro Procópio Ferreira, formando artistas que se destacam internacionalmente.

Considerado o maior conservatório de música e artes cênicas da América Latina, o equipamento reforça neste rebranding a história de excelência do Conservatório de Tatuí, representando também uma visão de futuro, inovadora, que dialoga com o novo momento da cultura, música e teatro do país e do mundo.

De acordo com a Diretora Executiva do Conservatório de Tatuí, Alessandra Costa, a renovação da identidade da marca foi realizada com muita preocupação em manter o legado e a história do Conservatório de Tatuí presentes, desde a inauguração do espaço em 1954.

“Com as mudanças de comunicação, principalmente na internet e nas redes sociais, a proposta aqui é justamente poder dialogar e conectar ainda mais toda a história de sucesso e excelência do Conservatório de Tatuí nesse novo contexto, com uma linguagem que continua aproximando as pessoas do equipamento”, conta Alessandra.

“Queremos que cada vez mais o Conservatório de Tatuí se mantenha como um objeto de desejo para artistas, músicos, atores de todas as idades, em especial os mais jovens”, completa a diretora.

A construção da identidade, que atualizou o logotipo e a comunicação física e on-line da marca, foi realizada pela agência D4G.

A renovação na marca para tatuí – conservatório de música e teatro é apresentada como um presente para a cidade, que passa a ter seu nome imortalizado e levado para outras cidades, estados e países como representação de cultura, arte, música e teatro. Reforçando o nome Tatuí, é demostrado o valor do espaço e da cidade no imaginário dos artistas e alunos.

“Hoje já vemos que os alunos quando vêm para cá usam o termo Tatuí para definir o Conservatório. Por isso que reforçar a importância da cidade da música e do teatro, facilitando a compreensão do que se tratam as atividades realizadas no Conservatório de Tatuí, é um dos grandes objetivos dessa revisão de marca”, revela Alessandra.

Capital da música e também do teatro

Conhecido principalmente por formar estudantes de música que se destacam em concursos nacionais e internacionais e ter alguns dos principais artistas brasileiros formados no Conservatório de Tatuí, a instalação também quer se tornar referência no teatro.

Desde que a Sustenidos assumiu a gestão do equipamento cultural, há três anos, foi retomado o Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo, que este ano será realizado em julho, e investimentos na programação de artes cênicas, para que a excelência do Conservatório de Tatuí seja reconhecida também nesta área. Por isso a importância de deixar claro que se trata também de um conservatório de música e teatro na marca da instituição.

Após a realização da 29ª edição do FETESP, em julho, o agora tatuí – conservatório de música e teatro prepara uma programação superespecial em celebração aos 70 anos da instituição.

Os detalhes de toda a programação cultural do Conservatório de Tatuí podem ser acompanhados na Agenda Cultural da instituição.

SERVIÇO
Atualização da marca tatuí – conservatório de música e teatro
Data: A partir do dia 20 de maio de 2024

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Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí e da Sustenidos Organização Social de Cultura que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo e por verba direta.

Patrocinador platina: Visa
Patrocinador ouro: Rede Itaú
Patrocinadores cobre: Sicoob e Cipatex

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.