Notícias
Conservatório de Tatuí abre inscrições para curso de férias ‘Raízes Globais’
Com oficinas presenciais realizadas por intercambistas de Malawi, Moçambique e Noruega, as aulas são gratuitas e acontecem no Polo São José do Rio Pardo, entre os dias 13 e 17 de janeiro
O Conservatório de Tatuí, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura – abre inscrições para o curso de férias ‘Raízes Globais’, ministrado pelos intercambistas do projeto MOVE. As inscrições são online e podem ser feitas gratuitamente pelo site, até o dia 20 de dezembro. As aulas acontecem entre os dias 13 e 17 de janeiro, no Polo São José do Rio Pardo.
O projeto ‘Raízes Globais’ prepara uma imersão artística que une música e dança com o objetivo de celebrar diversidade a partir de novas óticas culturais. O curso de férias trará para os estudantes ritmos e sonoridades vibrantes que desembarcam do Malawi, Moçambique e Noruega diretamente para o Polo São José do Rio Pardo, do Conservatório de Tatuí. Ao final das aulas, os participantes apresentarão um concerto especial como resultado dessa jornada enriquecedora.
Ministradas pelos intercambistas do projeto MOVE, as oficinas contam com a participação de Leusio Artur Gil Manteiga – pianista, cantor e dançarino, de Moçambique; o contrabaixista Håvard Hausberg, da Noruega; James Chavula, baterista, e da multiartista Vanessa Littah, ambos do Malawi. Juntos, eles preparam uma viagem rica e transformadora, que passeia pelas suas raízes culturais.
SERVIÇO
Curso de férias: ‘Raízes Globais’ – Uma viagem cultural através da música e dança
Com intercambistas MOVE
Carga horária: 15 horas
Quantidade de vagas: 15 vagas
Critério de seleção: ordem de inscrição
Idade mínima: 8 anos
Idade máxima: não há
Local: Polo São José do Rio Pardo
Início das aulas: 13 de janeiro de 2025
Horário: das 14h às 17h
Inscrições gratuitas: até 20 de dezembro de 2024
Link de inscrição: https://bit.ly/raizes-globais
***
O Conservatório de Tatuí e a Sustenidos Organização Social de Cultura agradecem aos patrocinadores que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
Patrocinadores do Conservatório de Tatuí: Visa, Instituto CCR, Rede Itaú, Cipatex, Drogal e Sicoob
Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório de Música e Teatro de Tatuí é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina, importante equipamento de formação e difusão artística da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Artes Cênicas, Música Erudita, Música Popular e Educação Musical. Atende cerca de 2.700 estudantes anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.
Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área cultural. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal de São Paulo, do Conservatório de Tatuí e do Musicou, além dos projetos especiais: MOVE e BIG BANG. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita pelo prêmio Melhores ONGs a Melhor ONG de Cultura em 2018 e uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2022, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas.