Notícias
Conservatório de Tatuí abre inscrições para curso gratuito de férias ‘Músicas do Mundo’
Serão três oficinas ministradas por intercambistas de Moçambique, Malawi e Noruega, com aulas presenciais de 22 de janeiro a 19 de fevereiro
20/12/2023
O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – abre inscrições para o curso de férias gratuito intitulado ‘Músicas do Mundo’. Serão três oficinas ministradas por intercambistas do programa MOVE. Eles apresentarão músicas tradicionais, brincadeiras típicas e curiosidades sobre os costumes de seus países de origem: Malawi, Moçambique e Noruega. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pela internet (link) até o dia 16 de janeiro. As vagas são limitadas e será considerada a ordem de inscrição. As aulas iniciam-se no dia 22 de janeiro.
A oficina “Tradições Norueguesas” será conduzida por August e Fredrik. Participantes vão aprender sobre a música e a flauta harmônica norueguesa. “Será uma introdução à música do nosso país. É um tipo de música caracterizada por uma tonalidade especial de mistério, mitos e lendas e muito diferente da música tradicional brasileira. O curso terminará com uma introdução à flauta harmônica norueguesa, chamada Seljefløyte, e os participantes aprenderão a tocar uma melodia tradicional nesta flauta. Será uma troca de tradições musicais, com novas perspectivas sobre qual pode ser o propósito da música. Conheça expressões musicais diferentes e as histórias que rodeiam esta música”, comentam os intercambistas. As aulas serão realizadas às segundas-feiras, das 18h30 às 20h30. Para participar, basta ter mais de 8 anos de idade.
A oficina “Tradições de Moçambique” será ministrada por Ester e Leusio. “Um dos objetivos deste workshop é fazer com que os participantes compreendam a interculturalidade. Também poderão aprender outras gastronomias, músicas e moda de Moçambique, o que irá influenciar na sua vida cotidiana”, observam. As aulas serão às terças-feiras, das 18h30 às 20h30. Os participantes devem ser maiores de 10 anos de idade.
A oficina “Tradições do Malawi” será conduzida por Neo e Ruth e abordará a diversidade cultural deste país. “Queremos compartilhar com a comunidade canções e contos folclóricos dos ancestrais africanos que carregam mensagens fortes e lições de vida, além da história do Malawi”, comentam. As aulas serão realizadas às quartas-feiras, das 18h30 às 20h30. O único pré-requisito para participar é ser maior de 6 anos de idade.
Ao final do curso, haverá um concerto para apresentação dos trabalhos desenvolvidos durante as oficinas. “É importante participar porque as oficinas serão ministradas por pessoas que vivem no continente africano e na Noruega desde a sua nascença e que têm conhecimento amplo sobre seus países”, acrescentam os moçambicanos.
SERVIÇO
Curso de férias: Músicas do Mundo
Oficina 1: Tradições da Noruega (às segundas-feiras)
Oficina 2: Tradições de Moçambique (às terças-feiras)
Oficina 3: Tradições do Malawi (às quartas-feiras)
Início das aulas: 22 de janeiro de 2024
Inscrições gratuitas até 16 de janeiro de 2024
Link de inscrição: https://bit.ly/CursoMove
**
Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.
Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.