Notícias

Conservatório de Tatuí abre inscrições para Curso Livre e Cursos de Aperfeiçoamento em Artes Cênicas

As aulas serão presenciais e ministradas entre os meses de setembro e dezembro, com inscrições gratuitas

Conservatório de Tatuí abre inscrições para Curso Livre e Cursos de Aperfeiçoamento em Artes Cênicas

02/09/2022

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – abre inscrições para Curso Livre e Cursos de Aperfeiçoamento em Artes Cênicas, que serão realizados de setembro a dezembro deste ano. Os cursos são gratuitos. As vagas são limitadas e os critérios de seleção variam conforme a modalidade escolhida. Confira!

 

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO
Tema: “Sensibilizar para poder criar: conexões cognitivas nas práticas pedagógicas do teatro”
O curso constitui-se como espaço de experimentação de práticas pedagógicas do teatro em sala de aula, possibilitando que os(as) educadores(as) tenham uma percepção cognitiva dos(as) estudantes no processo de construção pedagógica. O objetivo dos laboratórios é propiciar o contato inicial dos(as) educadores(as) com o trabalho de sensibilização cognitiva, com estudos de anatomia corporal, criação de jogos, improvisação teatral e aguçamento proprioceptivo do corpo na experimentação de práticas de ensino.
Professor convidado: Rener Oliveira
Ator, dançarino, performer, produtor e pesquisador da dança e do corpo. É mestrando em Dança, especializado em Estudos Contemporâneos em Dança e graduado em Dança pela Universidade Federal da Bahia. Possui especialização em Neuropsicopedagogia pela FACIBA. Integra os grupos de pesquisa Corponectivos em dança e Neuroredes. Foi dançarino do Grupo de Dança Contemporânea da Escola de Dança da UFBA. É dançarino, assistente de coreógrafo e preparador físico do Grupo de dança Bambá. Idealizador do projeto Dança em Fluxo e professor de dança de motrizes afro-diaspóricas brasileiras e afro-indígenas. Atualmente é professor do Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí.
Período do curso: 20 de setembro a 13 de dezembro de 2022.
Aulas presenciais: Terças e quintas-feiras, das 15h às 17h, no Setor de Artes Cênicas.
Carga horária: 48h
Pré-requisitos: Interessados(as) em geral que tenham concluído alguma formação em Educação, Artes da cena, Música, Letras, Ciências Humanas ou áreas afins.
Critério de seleção: O(a) candidato(a) deverá enviar currículo e carta de interesse.
Prazo de inscrição: Até 15 de setembro de 2022
Ficha de inscrição: https://forms.gle/3UK1EQp6kzb7Y4jj6

 

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO
Tema: “Musicalidades e teatralidades negras em desarranjo”
Aperfeiçoamento em Teatralidades Negras. Olhares ao redor. Corpas-os, espaços e vozes e movimentos. Uma pausa reflexiva/ativa num ponto e canto da província paulista. O teatro não mais como tradição evolutiva e cultural do ocidente, mas, enquanto plataforma de pensar-recriar-fazer existências negras e de outres, num já mundo quase inviável de tão desumano. Tratar de forma leviana, acessível e encantada uma longa experiência criativa, buscando apontar caminhos de afetividade cênica aberta e acessibilidade teórica nas quais escritas negras de Leda Maria Martins e Adriana Paixão sejam os principais roteiros de leitura e interpretação. Além disso, rever com crítica e reter com paixão livros, filmes e revistas de teatros negros. Fazer ascender imaginários dos congados, cantigas moçambiques, jongueiras e outros batuques bantos linhas de toques para corpas-mentes curiosas e vivas.
Professor convidado: Salloma Salomão
Músico, performer, historiador e pesquisador. Doutor em História pela PUC São Paulo, tem como especialidade temas como: Culturas musicais de origem africanas; Dramaturgia e teatro negros; políticas e práticas culturais negras no século XIX e XX; Identidades étnicas e movimentos negros urbanos; Sociabilidades negras em São Paulo; e Musicalidades africanas. Suas produções mais recentes tratam de Dramaturgias e teatros Negros no Brasil em parcerias com os grupos Coletivo Negro e Cia. Capulanas de Arte Negras. 6 CDs gravados, 3 DVDs, dois livros autorais e colaborador de revistas e grupos de pesquisa acadêmica e artística sobre culturas musicais africanas e afro-brasileiras, dramaturgia e teatro negros. Produz e executa eventos artísticos de temática negra e afro diaspórica. Em 2020, produziu a trilha sonora do filme Todos Os Mortos, indicado ao Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale). Com o mesmo filme, recebeu o Prêmio Kikito (2020), do Festival de Cinema de Gramado. Recentemente estreou no teatro como ator nas peças Agosto na Cidade Murada, Gota D’Água {Preta} e Fuzarca dos Descalços. Em 2021 publicou o livro infantil “As Aventuras do Pequeno Samba” e o livro “Pretos, Prussianos, Índios e Caipiras”. Em 2022 criou a trilha sonora da peça NZinga para texto de Dione Carlos e encenação de Aysha Nascimento e Flávio Rodrigues.
Período do curso:  27 e 28/09 – 04 e 05/10 – 08,09,16,22,23,29 e 30/11 – 06/12.
Aulas presenciais: Terças e quartas-feiras, das 18h às 22h, na Unidade 2 do Conservatório de Tatuí.
Carga horária: 48h
Pré-requisitos: Interessados(as) em geral que tenham concluído alguma formação em Artes da cena, Música, Letras, Ciências Humanas ou áreas afins.
Critério de seleção: O(a) candidato(a) deverá enviar currículo e carta de interesse.
Prazo de inscrição: Até 20 de setembro de 2022
Ficha de inscrição: https://forms.gle/iHBzWSxoxBksCVFg7

 

CURSO LIVRE
Tema: “Cinema e teatro: linguagens em diálogo
O curso propõe conversas e experimentos em torno de aproximações, contaminações, fricções e estímulos criativos possíveis entre cinema e teatro. Não se trata de discutir unicamente a respeito do uso direto do vídeo em cena, mas de mergulhar em alguns elementos particulares da linguagem audiovisual – como os limites do enquadramento, os cortes, as posições de câmera em relação aos atores, as possibilidades do som, entre outros – e, a partir daí, pensar em como isso pode transbordar para a prática teatral de diferentes maneiras. Um diálogo possível entre duas linguagens que podem se alimentar mutuamente no tensionamento de suas particularidades.
Professor convidado: Caetano Gotardo
Formou-se em cinema na USP em 2003 e desde então vem desenvolvendo trabalhos como diretor, roteirista, montador e ator. Dirigiu quatro longas-metragens, dez curtas-metragens e uma série de TV. Seus filmes estiveram em festivais como os de Berlim, Cannes, Rotterdam e Locarno e foram lançados em diversos países. Integra o coletivo de realizadores Filmes do Caixote. Caetano também trabalhou junto a alguns importantes núcleos teatrais da cidade de São Paulo, como a Companhia do Latão, a Companhia Teatro Balagan e o Grupo XIX de Teatro.
Período do curso: 06 de outubro a 01 de dezembro de 2022
Aulas presenciais: Quintas-feiras, das 15h às 18h, no Setor de Artes Cênicas.
Carga horária: 24h
Pré-requisitos: Artistas da cena, estudantes e pesquisadores de teatro, cinema e áreas afins e interessados(as) em geral.
Critério de seleção: Ordem de inscrição
Prazo de inscrição: Até 23 de setembro de 2022
Ficha de inscrição: https://forms.gle/Rh54Y3LZ43Gq7m8XA

 

Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí que apoiam nossas atividades via Lei de Incentivo à Cultura:
Patrocinador Safira:
Nubank

Patrocinador Diamante: Instituto CCR e Sabesp

Patrocinador Ouro: CSN

Patrocinador Prata: Cipatex e Visa

Patrocinador Bronze: Faber Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)

 

E aos que apoiam nossas atividades via verba direta:
Patrocinador Prata:
Eixo SP, Rodovias do Tietê

Patrocinadores Sustenidos: Nubank, VISA, Bradesco, CTG Brasil, CCR, Sabesp, Grupo Maringá, SulAmérica, Microsoft, Bayer, CSN, Novelis, Blau, Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tiête, Faber-Castell, WestRock, SKY, BTP, CNH Industrial, Supermercados Tauste e Castelo Alimentos.

 

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.