Notícias
Conservatório de Tatuí abre inscrições para cursos gratuitos de Artes Cênicas
Nas modalidades Livre, Curta Duração e Aperfeiçoamento, as aulas serão presenciais e ministradas entre os meses de agosto a dezembro
30/06/2023
O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – abre inscrições para três cursos gratuitos na Área de Artes Cênicas. As aulas serão presenciais, realizadas de agosto a dezembro deste ano. As vagas são limitadas e os critérios de seleção variam conforme a modalidade escolhida. Confira!
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO
Tema: “Viewpoints em Perspectiva”
Com Miriam Rinaldi
O sistema de improvisação Viewpoints aborda a relação entre treinamento e cena, atuação e composição. O curso conta com exercícios práticos, seus princípios, conceitos elementares e sua relação com o cenário teatral brasileiro. O foco principal é fazer emergir a percepção do Espaço Arquitetônico e do Tempo como propulsores de movimentos e ações. Os Viewpoints operam na criação de vocabulário original, no engajamento e formação de grupos, além de fortalecer a noção de liderança coletiva.
Miriam Rinaldi é Atriz, professora e pesquisadora. Formada pela Escola de Arte Dramática/USP e Doutora em Artes pela Escola de Comunicações e Artes/USP. Foi professora do Departamento de Linguagens do Corpo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP. Pertenceu ao grupo Teatro da Vertigem tendo participado de inúmeras criações. Viveu em Nova Iorque, onde estudou com Anne Bogart (SITI Co.), Mary Overlie (TISCH SChool), Lenard Petit (MICHA) dentre outros. De volta para o Brasil, dedicou-se a pesquisa dos Viewpoints e seus desdobramentos. Trabalhou na coordenação artístico-pedagógico dos programas Teatro Vocacional, Ademar Guerra e do Programa de Qualificação em Artes. Como gestora coordenou os programas culturais de artes cênicas do SESI-SP. Em 2022 estreou As três irmãs, com direção de Ruy Cortez e Marina Tenório, espetáculo vencedor do prêmio especial APCA e de melhor direção no Prêmio Shell. Atualmente é coordenadora do Grupo Artístico Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí e Professora substituta do Instituto de Artes da UNESP.
Período do curso: 10 de agosto a 14 de dezembro de 2023
Aulas presenciais: Quintas-feiras, das 19h às 22h
Local: CEU das Artes de Tatuí (R. Cândido José de Oliveira, 475 – Vila Santa Helena, Tatuí-SP)
Carga horária: 48h
Total de Participantes: 20
Público-alvo: Atrizes, atores, estudantes de teatro, dançarinos(as), performes, artistas e pesquisadores(as) do corpo, dentre outros.
Pré-requisitos: Interessados em geral que tenham concluído alguma formação nas áreas cênicas ou afins
Critério de seleção: Enviar currículo e carta de interesse
Prazo de inscrição: Até 31 de julho de 2023 (Prorrogado até 29/08)
Ficha de inscrição: https://bit.ly/44IVhaX
CURSO DE CURTA DURAÇÃO
Tema: “O ator do Teatro de Arena no Cinema Novo – O estilo da interpretação teatral como referência do movimento cinematográfico ”
Com Vanderlei Bernardino
O curso apresenta a influência de métodos e técnicas da atuação cênica no grupo Teatro de Arena e seu desdobramento no estilo de interpretação em filmes do Cinema Novo. Passando pelo sistema de Stanislavski e o método do Actors Studio, analisa o desempenho de alguns atores e atrizes na interação entre estética, câmera e montagem, flagrando o florescimento de estéticas alternativas na busca de retratar o Brasil daquele momento histórico. O curso abordará o trabalho de Gianfrancesco Guarnieri no filme O Grande Momento, de Roberto Santos; Nélson Xavier em Os Fuzis, de Ruy Guerra; Paulo José em O Padre e a Moça, de Joaquim Pedro de Andrade; Milton Gonçalves e Dina Sfat em Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade e Isabel Ribeiro em São Bernardo, de Leon Hiszmam.
Vanderlei Bernardino é mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP sob orientação do Prof. Ismail Xavier. No teatro, atuou em Bartleby, A visita da Velha Senhora, Necropolítica, Dostoiévski-Trip, Galileu Galilei, O duelo, O Idiota, além de BR-3 e da Trilogia Bíblica no Teatro da Vertigem. Integrou o elenco dos longas Aos ventos que virão, de Hermano Penna e Salve geral, de Sérgio Rezende. Na televisão atuou em Carandiru – outras histórias, Os ricos também choram, Seus olhos e Água na boca.
Período do curso: 21 de agosto a 11 de setembro de 2023
Aulas presenciais: 14h às 18h
Local: Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí (Rua Quinze de Novembro, 63/67, Centro, Tatuí-SP)
Carga horária: 12h
Total de Participantes: 20
Público-Alvo: Atrizes, atores, estudantes de teatro, professores de teatro e de audiovisual.
Pré-requisitos: Não há
Critério de seleção: Ordem de inscrição
Prazo de inscrição: Até 10 de agosto de 2023 (Prorrogado até 18/08)
Ficha de inscrição: https://bit.ly/3pxgRQD
–
CURSO LIVRE
Tema: “A cultura e a cena do Quilombo Cafundó”
Com Cíntia Aparecida Delgado
Através da partilha de manifestações culturais e históricas dos povos tradicionais da região, como seus dialetos, canto, dança e vivências, o curso conta a história e os costumes da comunidade quilombola do Cafundó. Apresenta noções básicas e fundamentos dos toques dos instrumentos tradicionais, passos das danças, culinária, artesanato e ervas, proporcionando uma imersão cultural.
Cíntia Aparecida Delgado é representante cultural do Quilombo Cafundó, guia de turismo social, produtora cultural descendente do extinto Quilombo do Caxambu. Desenvolve atividades de manutenção da cultura local, como o samba de roda, o jongo e a cupópia (dialeto de origem africana derivado dos dialetos quibundo/umbundu/quicongo e ovimbundo, herança das pessoas negras escravizadas nas regiões de Salto de Pirapora e Sarapuí, hoje remanescente apenas no Quilombo Cafundó). Membra do Conselho de turismo da cidade de Salto de Pirapora, coordenadora das visitações, oficinas e roteiros turísticos do Quilombo Cafundó e membra fundadora da frente Turi Vimba, grupo responsável pela manutenção cultural do Quilombo Cafundó. Sambadeira e Coreira do grupo de batucada Turi Vimba. Desenvolve trabalho de energização e autocuidado com a magia das ervas, pertence a comissão organizadora da Festa da Santa Cruz, festejo tradicional de sua comunidade.
Período do curso: 24 de agosto a 13 de outubro de 2023
Aulas presenciais: Quintas-feiras, das 14h às 17h
Local: Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí (Rua Quinze de Novembro, 63/67, Centro, Tatuí-SP)
Carga horária: 24h
Total de Participantes: 20
Público-alvo: Interessados(as) em geral, a partir de 15 anos
Pré-requisitos: Não há
Critério de seleção: Ordem de inscrição
Prazo de inscrição: Até 10 de agosto de 2023
Ficha de inscrição: https://bit.ly/3re6UYB
**
Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.
Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.