Conservatório de Tatuí abre inscrições para cursos gratuitos de Música

Na modalidade de Aperfeiçoamento, as aulas serão virtuais e ministradas entre os meses de março e julho

Conservatório de Tatuí abre inscrições para cursos gratuitos de Música

15/02/2024

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – abre inscrições para dois cursos gratuitos na Área de Música. As aulas serão virtuais, realizadas de março a julho deste ano. As vagas são limitadas e os critérios de seleção variam. Confira!

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO
Tema: “Musicografia Braille”
Com Karla Cremonez Gambarotto

O curso terá momentos distintos que intercalam ações de ensino, de planejamento coletivo, de execução e supervisão das tarefas de estudos individual e colaborativas fundamentada no campo da educação musical, educação musical inclusiva, musicografia braille, psicologia da educação, da didática e da metodologia de ensino. Trata-se da unidade teórico-metodológica que fundamenta o enfoque histórico-cultural como base para a apropriação e execução da atividade pedagógica que seja compreendida para todos.

Karla Cremonez Gambarotto Vieira é doutoranda no Programa de Pós-graduação em Mudança Social e Participação Política da Universidade de São Paulo (USP), Mestra em Educação com licenciaturas em Educação Musical, Artes e Pedagogia. Especializou-se em Educação Especial nas quatro áreas de habilitações: deficiência visual, deficiência auditiva, deficiência física e intelectual, bem como em Musicografia Braille e Psicopedagogia Educacional. Em 2007, foi uma das implementadoras do curso de Musicografia Braille no Conservatório de Tatuí, além de lecionar Musicografia Braille também participa do Núcleo Pedagógico de Inclusão nesta instituição. Atua como professora e pesquisadora nas áreas mencionadas nas universidades do estado de São Paulo, ministrando cursos de especialização e aperfeiçoamento em educação inclusiva.

Período do curso: 11 de março a 26 de junho de 2024
Aulas virtuais: Segundas-feiras, das 19h30 às 22h30
Local: Plataforma Google Meet
Carga horária
: 48h
Total de Participantes: 40
Público-alvo: Estudantes e professores de música
Pré-requisitos
: Conhecimento básico de teoria musical
Critério de seleção: Análise de currículo
Prazo de inscrição: Até 04 de março de 2023
Ficha de inscrição: https://bit.ly/3wi487j

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO
Tema: “Curso de Arranjos Vocais para Coros Infantojuvenis”
Com Zeca Rodrigues

Este curso tem como objetivo capacitar professores de música e profissionais da área a criar arranjos vocais específicos para coros infanto-juvenis, trabalhando com estruturas simples a 2 e 3 vozes e explorando técnicas e estratégias eficazes para melhorar o desempenho e a experiência musical dos participantes.

Zeca Rodrigues
é músico carioca graduado pela UNIRIO e com especialização em Arranjo Vocal e Regência Coral. Atualmente cursa o Mestrado em Ensino das Práticas Musicais (PROEMUS), na mesma instituição. Zeca se destaca como regente e arranjador vocal, com várias indicações e um prêmio em seu currículo. Além disso, é reconhecido como professor, participando de festivais e eventos no Brasil e no exterior.

Período do curso: 11 de março a 08 de julho 2024
Aulas virtuais: Quartas-feiras, das 19h às 22h
Local: Plataforma Zoom
Carga horária: 48h
Total de Participantes: 35
Público-Alvo:
Professores de música, regentes corais e músicos em geral que tenham interesse em trabalhar com grupos jovens
Pré-requisitos: Noções de leitura musical e harmonia, além de saber tocar algum instrumento harmônica
Critério de seleção: Ordem de inscrição
Prazo de inscrição: Até 04 de março de 2023
Ficha de inscrição: https://bit.ly/3HYsFkB

**

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.