Notícias
Conservatório de Tatuí abre inscrições para mais 3 cursos livres de Música
Música Corporal, Coral para a Comunidade e Introdução às Músicas de tradições não-ocidentais são os temas destas habilitações, que serão ministradas entre os meses de março e junho
01/03/2023
O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – abre inscrições para três novos Cursos Livres gratuitos na Área de Música. São dois cursos presenciais e um virtual, com aulas entre os meses de março e junho. As vagas são limitadas e os critérios de seleção variam. Confira!
CURSO LIVRE
Tema: “Música Corporal”
Com Paulo César Signori
Por meio da realização dos jogos práticos e execução de peças selecionadas pelo orientador/facilitador do grupo, pretende-se promover o desenvolvimento da expressão corporal, comunicação “não-verbal”, percepção rítmica e improvisação musical. As atividades selecionadas buscam aprimorar aspectos como: lateralidade, coordenação, escuta, criação musical, atenção e relação intrapessoal e interpessoal.
Paulo César Signori é contrabaixista, formado em Música Popular de UNICAMP. Mestrado em Música Popular (UNICAMP). Atualmente leciona no curso de Produção Fonográfica (FATEC-Tatuí), no curso de Música Popular (Conservatório de Tatuí), no curso Música no UNASP-HT. Atua em grupos de música instrumental desde a década de 1990. Possui 2 álbuns lançados com o Janice Pezoa Trio. No curso de Produção Fonográfica (FATEC-TA) coordena o Núcleo de pesquisa e práticas em Música Corporal.
Período do curso: 17 de março a 30 de junho de 2023
Aulas presenciais: sextas-feiras, das 10h às 11h50
Local: Salão Villa-Lobos (Conservatório de Tatuí – Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP)
Carga horária: 24h
Total de Participantes: 25
Público-alvo: Interessados(as) em geral
Pré-requisitos: A partir de 15 anos.
Critério de seleção: Ordem de inscrição
Prazo de inscrição: Até 14 de março de 2023
Ficha de inscrição: https://bit.ly/Curso08-23
—
CURSO LIVRE
Tema: “Coral para a Comunidade”
Com Miriam Candido
O Conservatório de Tatuí abrirá seus conhecimentos musicais, onde pessoas que não estão matriculadas nos cursos regulares possam fazer parte de um grupo musical. Um Coro que terá como objetivo o trabalho de um canto bonito e consciente através da técnica vocal, trabalho corporal e rítmico para a construção de uma expressividade artístico musical, integração vocal focado na percepção do canto a uma e mais vozes, o repertório eclético do popular ao erudito e a preparação de uma apresentação para o que foi trabalhado em aula seja apreciado.
Miriam Candido possui Licenciatura em Música pela Faculdade Claretiano, pós-graduação em Psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Tatuí e Pós-Graduação (Lato sensu) em Educação Musica pela Carlos Gomes onde sob a orientação de Sonia Albano escreveu um artigo de conclusão de curso “A aula é um jogo”. Professora – regente de canto-coral, com trabalho voltado ao coro infantil, juvenil e adulto participou de eventos corais como Concurso Funarte, Mapa Cultural e 1˚ Encontro Latino Americano de Educação na cidade de Jacareí São Paulo, onde foi semi finalista e prêmio de 1˚ lugar. Fez curso com: Gisele Cruz, Enny Parejo, Melina Sanchez, Reinaldo Puebla, Magda Pucci, Marisa Fonterrada, Angelo Fernandes, Iramar Rodrigues, Erick Westemberg, entre outros. Trabalhou na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), Projeto Encantar Do Instituto Baccarelli sob a coordenação de Gisele Cruz e em escolas particulares na cidade de São Paulo. Atualmente realiza um trabalho vocal e corporal no Conservatório de Tatuí nas áreas de Educação Musical com alunos de 04 a 07 anos e na Prática de Música em Conjunto com alunos de 08 a 11 anos e de 12 anos e fase adulta. Busca dentro da área coral unidade vocal, vivência musical e que os alunos possam ter uma aprendizagem musical de uma forma divertida e prazerosa.
Período do curso: 29 de março a 28 de junho de 2023
Aulas presenciais: quartas-feiras, das 18h30 às 20h15
Local: Sala 10 – Unidade 2 (Conservatório de Tatuí – Rua São Bento, 808, Centro, Tatuí-SP)
Carga horária: 24h
Total de Participantes: 30
Público-alvo: Interessados(as) em Canto Coral
Pré-requisitos: Com ou sem experiência musical, a partir de 15 anos.
Critério de seleção: Ordem de inscrição
Prazo de inscrição: Até 23 de março de 2023
Ficha de inscrição: https://bit.ly/Curso06-23
CURSO LIVRE
Tema: “Introdução às Músicas de tradições não-ocidentais”
Com Marcus Held
É popular ou erudito? É antigo ou moderno? É simples ou complexo? Pode parecer que não, mas muito de nossa escuta musical está permeada de conceitos pré-estabelecidos. Isso, além não valorizar muitas músicas de culturas dispersas ao redor do globo, limita nossas possibilidades de encantamento com essa arte profundamente humana, que é a Música. Nesse curso, escutaremos e observaremos as produções musicais de diversas culturas, regiões, épocas e finalidades.
Marcus Held é Natural de São Paulo, Marcus Held é violinista, violista e pesquisador especializado na música dos séculos XVI, XVII e XVIII com uma agenda ocupada como recitalista, spalla convidado e palestrante em diversas ocasiões ao redor do Brasil. Doutor em Musicologia pela Universidade de São Paulo (USP), instituição na qual atualmente realiza pesquisa em nível de Pós-Doutorado, sob a supervisão da Profª Drª Mônica Isabel Lucas. É responsável pela primeira tradução à língua portuguesa da integral da obra tratadística de Francesco Geminiani (1687-1762). Held aperfeiçoou seus estudos na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP), na Escola Municipal de Música de São Paulo (EMM) e na Escola Superior de Música de Catalunya (ESMUC, em Barcelona) com músicos consagrados como Luis Otavio Santos, Juliano Buosi, Emílio Moreno e Nicolau de Figueiredo. Desde 2015, é regularmente convidado para palestrar em instituições de ensino e pesquisa de renome no Brasil, como o Conservatório de Tatuí, Instituto Baccarelli de São Paulo e Areté – Centro de Estudos Helênicos , bem como em diversas universidades (USP, UNESP, Unicamp, Unirio, UFRJ, UFG, UFU e Unespar). Foi professor convidado de violino e viola em eventos como o III Encontro Campestre de Violas, o I Festival Internacional de Música em Casa (FIMUCA) e as edições V e VI da Série de Música Antiga de Goiás (SMAG). Palestrou no Performus’19, nos episódios 30 e 34 da série Cravistas em Quarentena – projeto idealizado pela Profª Drª Beatriz Pavan – e no IX Encontro Internacional de Pianistas de Piracicaba. Em 2021, foi spalla convidado da Orquestra Sinfônica Municipal do Theatro Municipal de São Paulo (OSM/TMSP) na montagem das Vésperas de Monteverdi. Em 2022, retornou como spalla da ópera Actéon, de Marc-Antoine Charpentier, na série Ópera Fora da Caixa. Além disso, liderou o naipe de violas da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz na ópera Armide, de Jean-Baptiste Lully, no encerramento do 23º Festival de Ópera. Atualmente, é Professor Especialista Visitante no Instituto de Artes da Unicamp, membro-pesquisador do Grupo de Estudos da Performance de Instrumentos de Cordas (GEPinC – Unicamp), spalla do EOS – Música Antiga USP (SP) e da Trupe Barroca (ES), violista da Cibele Camerata (RJ) e professor de Violino Barroco, História da Música e Música de Câmara no Conservatório de Tatuí. Idealizador e fundador do Música Pretérita®, projeto dedicado à divulgação da pesquisa em música ao grande público (YouTube e Instagram).
Período do curso: 28 de março a 13 de junho de 2023
Aulas virtuais: às terças-feiras, das 19h às 21h
Carga horária: 24h
Total de Participantes: não há.
Público-alvo: Interessados(as) em geral
Pré-requisitos: A partir de 16 anos.
Critério de seleção: Ordem de inscrição
Prazo de inscrição: Até 23 de março de 2023
Ficha de inscrição: https://bit.ly/Curso07-23
**
Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.
Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.