Notícias

Conservatório de Tatuí abre inscrições para novos cursos de aperfeiçoamento

As vagas em aberto contemplam formações nas áreas de música e artes cênicas; todos os cursos têm duração de 48h e as inscrições podem ser feitas online de forma gratuita

Conservatório de Tatuí abre inscrições para novos cursos de aperfeiçoamento

Instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo – considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura, o Conservatório de Tatuí anuncia a abertura de inscrições para dois novos cursos de aperfeiçoamento: ‘Introdução à produção musical’; e ‘Em busca da crítica teatral: breve história e práticas da crítica na cena brasileira contemporânea’. Ambas as formações são gratuitas, têm duração de 48he serão ministradas de forma online. As vagas são limitadas e os critérios de seleção variam. As inscrições podem ser feitas pelo site do Conservatório de Tatuí. Confira!

‘Introdução à produção musical’, com Ardlez

Em ‘Introdução à produção musical’, as pessoas interessadas conhecerão um pouco dos conceitos fundamentais da produção musical. O curso passeará por tópicos como a história da música, direitos autorais, técnicas de edição e mixagem, entre outros assuntos. Além disso, os(as) participantes poderão compreender a produção musical de forma ampla, desde a teoria até a execução na prática.

O curso será ministrado pela produtora musical e multiartista, Ardlez. Natural de Curitiba, a convidada iniciou cedo sua história no cenário da música, aos 17 anos, atuando como DJ, produtora e compositora. Já atuou ao lado de nomes importantes da música e, hoje, Ardlez se dedica à produção voltada ao mercado publicitário, em campanhas reconhecidas nas principais premiações da área, desenvolvidas para grandes marcas como Spotify, Visa, Budweiser, Sephora, entre outros.

Período do curso: 12 de abril a 26 de julho de 2025
Aulas online e presenciais: sábados, das 14h às 17h
Local: Zoom
Carga horária
: 48h
Total de Participantes: 50
Público-alvo: Músicos, estudantes de música e interessados em geral
Pré-requisitos
: Maiores de 16 anos
Critério de seleção: Currículo, carta de interesse e ordem de inscrição
Prazo de inscrição: Até 3 de abril de 2025
Ficha de inscrição: https://conservatoriodetatui-ps.softwaregeo.com.br/seletivo/inscricaoCursoLivre?editalId=145

‘Em busca da crítica teatral: breve história e práticas da crítica na cena brasileira contemporânea’, com Kil Abreu

Comandado por Kil Abreu, o curso traçará um panorama sobre os caminhos e mudanças dos procedimentos relacionados à crítica teatral no país, seus princípios da crítica moderna até o presente. As pessoas inscritas poderão discutir e compreender sobre a diversidade nas abordagens atuais do tema a partir da produção cênica contemporânea. Durante o curso, a turma analisará obras em cartaz na atualidade.

Jornalista, crítico e curador, Kil Abreu já atuou como coordenador pedagógico da Escola Livre de Teatro de Santo André, além de compor júris dos principais prêmios do segmento no país, como Shell e APCA. Já foi curador do Centro Cultural São Paulo, e trabalhou em diversos festivais de teatro, como o de Curitiba, Festival de Fortaleza, Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, entre outros.

Período do curso: 30 de abril a 2 de julho de 2025
Aulas online e presenciais: segundas-feiras e quartas-feiras, das 19h às 21h30
Local: Zoom
Carga horária
: 48h
Total de Participantes: 20
Público-alvo: Atrizes, atores, estudantes de teatro, dançarinos(as), performers, artistas e pesquisadores(as) do corpo, interessados em crítica
Pré-requisitos
: Interessados(as) em geral que tenham concluído alguma formação nas áreas cênicas, letras ou afins
Critério de seleção: Currículo e carta de interesse
Prazo de inscrição: Até 11 de abril de 2025
Ficha de inscrição: https://conservatoriodetatui-ps.softwaregeo.com.br/seletivo/inscricaoCursoLivre?editalId=146

As inscrições podem ser feitas por meio do site do Conservatório de Tatuí, a partir do dia 17 de março.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria Escolar: secretaria@conservatoriodetatui.org.br

***

O Conservatório de Tatuí e a Sustenidos Organização Social de Cultura agradecem aos patrocinadores que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura

Patrocinadores do Conservatório de Tatuí: Instituto CCR, Rede Itaú, Zanchetta, Cipatex, Drogal, Marquespan, Sicoob

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório de Música e Teatro de Tatuí é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina, importante equipamento de formação e difusão artística da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Artes Cênicas, Música Erudita, Música Popular e Educação Musical. Atende cerca de 3.000 estudantes anualmente, vindos(as) de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área cultural. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal de São Paulo, do Conservatório de Tatuí e do Musicou, além dos projetos especiais: MOVE e BIG BANG. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita pelo prêmio Melhores ONGs a Melhor ONG de Cultura em 2018 e uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2022, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas.