Notícias

Conservatório de Tatuí anuncia abertura do 1º Concurso Jovem de Conjunto Popular

O concurso visa estimular a produção conjunta nos gêneros populares, bem como incentivar e reconhecer jovens talentos na área da música. As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 19 de setembro

19/09/2023

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – apresenta a 1ª edição do Concurso Jovem de Conjunto Popular, uma homenagem ao ilustre “Maestro Antônio Carlos Neves Campos”. O concurso  traz oportunidades para talentosos grupos vocais e instrumentais demonstrarem sua habilidade musical e criatividade, além de promover a cultura popular brasileira e sul-americana. As inscrições vão até o dia 17 de novembro e podem ser feitas pelo link.

O concurso acontecerá entre 19 de setembro e 17 de dezembro de 2023 e está aberto para grupos vocais e/ou instrumentais que se encaixem na categoria de Conjuntos Populares. Isso inclui duos, trios, quartetos, quintetos, sextetos, septetos, octetos e nonetos, abrangendo uma variedade de estilos musicais, desde regionais de choro até grupos vocais a capela, e muito mais. A idade máxima dos participantes deve ser de 30 anos completos na data de inscrição. É importante ressaltar que não serão permitidas inscrições de empregados(as) da Sustenidos Organização Social de Cultura, membros da Comissão Julgadora e parentes de até 2º grau.

A premiação será dividida em três categorias: 1º, 2º e 3º lugares, que receberão premiação no valor de R$ 10 mil, R$ 7.5 mil e R$ 5 mil, respectivamente. Além da premiação em dinheiro, os grupos vencedores poderão ser convidados a integrar a programação de recitais das Semanas de Prática de Conjunto do Conservatório de Tatuí.

O concurso consistirá em duas fases: a eliminatória, que será realizada online, com base na análise de vídeos e documentação enviada pelos grupos inscritos, e a fase final, que ocorrerá presencialmente no Salão Villa Lobos, na cidade de Tatuí (SP). A participação presencial na fase final é obrigatória para os grupos selecionados na etapa eliminatória, e a impossibilidade de comparecimento resultará no cancelamento da inscrição.

Para se inscrever, os grupos interessados devem ler atentamente o edital e preencher corretamente todos os campos do formulário de inscrição. É importante destacar que apenas uma inscrição por grupo será aceita, e cada candidato pode participar de apenas um grupo. Na Etapa Eliminatória, cada Conjunto Popular deve gravar duas músicas em estilos contrastantes brasileiros e sul-americanos, com duração mínima de 3 a 5 minutos por música e máxima de 10 minutos para a primeira fase. Essas duas músicas também serão apresentadas na fase final. As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas pela internet. A publicação da lista dos grupos selecionados para a fase final será divulgada entre 28 e 29 de novembro de 2023, no site da instituição.

SERVIÇO
1º Concurso Jovem de Conjunto Popular – homenagem ao Maestro ‘Antônio Carlos Neves Campos’
Prazo:
até 17 de novembro
Edital: https://www.conservatoriodetatui.org.br/espaco-do-aluno/inscricoes-abertas-1o-concurso-de-conjunto-popular-homenagem-ao-maestro-antonio-carlos-neves-campos/

Mais informações ou dúvidas: (15) 3205-8443 / (15) 3205-8447/ (15) 3205-8448/ WhatsApp: (15) 99815-1665;

concursoantonioneves@conservatoriodetatui.org.br

Inscrições gratuitas

**

Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí e da Sustenidos Organização Social de Cultura que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo e por verba direta.

Patrocinadores Conservatório de Tatuí: Nubank, Instituto CCR, Sabesp, Pfizer, Eixo SP e Cipatex.

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.