Conservatório de Tatuí anuncia abertura do 2º Concurso Jazz Combo Apresenta Novos(as) Compositores(as)

O concurso visa estimular a produção autoral, dando oportunidade a novos(as) compositores(as) estrear suas obras em execução pública de alto nível artístico

24/07/2023

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – abre inscrições para a 2ª edição do concurso que dá a oportunidade de estreia de composições de artista emergentes. Podem se inscrever estudantes, de todas as idades e nacionalidades, com vínculo comprovado na instituição de ensino. As inscrições vão até o dia 20 de agosto e podem ser feitas pelo link.

Estudantes de todo o Brasil, que desejam participar do concurso, têm a oportunidade única de ter suas criações musicais executadas por um grupo de músicos talentosos e reconhecidos. Serão selecionadas até dez obras que farão parte do show “Jazz Combo Apresenta Novos(as) Compositores(as)”, no qual as obras contempladas serão reunidas e interpretadas pelo grupo. Além disso, três obras receberão uma premiação especial, que inclui a gravação, mixagem e masterização nos estúdios da FATEC, com interpretação exclusiva pelo grupo Jazz Combo. A seleção será feita por banca examinadora integrada pelos professores da Jazz Combo do Conservatório de Tatuí e docentes convidados(as) da instituição.

O Conservatório de Tatuí, conhecido por sua excelência na formação musical, busca constantemente incentivar o surgimento de novos(as) artistas e contribuir para o desenvolvimento da música instrumental no Brasil. Com o 2º Concurso Jazz Combo Apresenta Novos(as) Colaboradores(as), a instituição reforça seu compromisso em oferecer oportunidades significativas para jovens talentos e fomentar a produção autoral no universo da música.

Pessoas interessadas podem acessar o edital pelo site do Conservatório de Tatuí e conferir todos os detalhes, pré-requisitos e critérios de seleção. As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas pela internet. A relação de composições selecionadas para integrar o concerto com a Jazz Combo do Conservatório de Tatuí será divulgada a partir do dia 28 de agosto de 2023, no site da instituição.

Grupo Jazz Combo do Conservatório de Tatuí

Criado em 1992 com o sobrenome “Combo” (do inglês combination; combinação em português), o Jazz Combo do Conservatório de Tatuí vem de uma formação não convencional, unindo cerca de dez músicos entre professores(as) e alunos(as) de nível avançado do curso de MPB e Jazz do Conservatório de Tatuí. Sob a coordenação do contrabaixista e compositor Felipe Brisola, os artistas têm a missão de divulgar a música instrumental com foco no resgate da história da música brasileira em formações diferenciadas, além de composições e arranjos inéditos. Jazz Combo já realizou dezenas de apresentações em teatros de São Paulo, com convidados(as) reconhecidos(as), como Monica Salmaso, Joyce Moreno, Nailor Proveta, além dos trompetistas americanos Ed Sarath e Daniel Barry.

2º Concurso Jazz Combo Apresenta Novos(as) Colaboradores(as)
Edital:

Prazo: até 20 de agosto

Mais informações ou dúvidas: (15) 3205-8443 / (15) 3205-8447/ (15) 3205-8448/ WhatsApp: (15) 99815-1665;

processoseletivo@conservatoriodetatui.org.br

Inscrições gratuitas

**

Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí e da Sustenidos Organização Social de Cultura que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo e por verba direta.

Patrocinadores Conservatório de Tatuí: Nubank, Instituto CCR, Sabesp, Pfizer, Eixo SP e Cipatex.

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.