Notícias

Conservatório de Tatuí apresenta a ópera “A Noite de São João” em Juiz de Fora

Em parceria com Funarte e UFRJ, a récita será no Cine-Theatro Central da Universidade Federal de Juiz de Fora, dia 30 de julho, com entrada gratuita

Conservatório de Tatuí apresenta a ópera “A Noite de São João” em Juiz de Fora

24/07/2023

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – realiza mais uma apresentação da Ópera “A Noite de São João”, de Elias Álvares Lobo e José de Alencar, no próximo domingo, 30 de julho, às 19h. A récita será realizada no Cine-Theatro Central da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), como parte da programação do 34º Festival de Música Colonial Brasileira e Música Antiga promovido pela UFJF.

Com música de Elias Álvares Lobo e libreto de José de Alencar, a obra foi estreada em 1860, no Rio de Janeiro, na presença dos imperadores do Brasil. Mas a partitura orquestrada se perdeu, restando apenas um manuscrito de acompanhamento para piano. Cedido pelo Museu da Música de Itu, o manuscrito foi entregue a Mateus Araújo, que fez a reconstituição e orquestração da obra, numa parceria do Conservatório de Tatuí com Museu da Música de Itu, Projeto Sinos, Projeto Ópera, Arte de Toda Gente, Escola de Música UFRJ, Fundação Universitária José Bonifácio e Funarte.

Folhetim romântico, típico do século XIX, o espetáculo se passa no Rio de Janeiro de 1945. É noite de São João. As moças e os rapazes solteiros esperam encontrar um grande amor. Inês admira a festa de longe, pedindo a São João que a livre do convento, pois seu coração já foi entregue a outro. Carlos observa a prima, sabe que ela vai para o convento e planeja se voluntariar como soldado. Aparece a cigana Joana, que ensina à Inês uma simpatia de amor. À meia-noite, ela deveria ir ao jardim e, de joelhos, colher um ramo de alecrim para plantá-lo ao relento. Se o raminho florescer, o amor será correspondido.

A reedição estreou em dezembro passado, no Teatro Procópio Ferreira, do Conservatório de Tatuí, e chega agora ao Cine-Theatro de Juiz de Fora. É executada pela Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, Coro Madrigale (regente titular: Arnon Sávio) e os solistas Flavia Albano, Cecília Massa, Luciano Botelho e Isaque Oliveira. Além disso, haverá participação de grupos de violeiros do Conservatório de Tatuí. A direção cênica e artística é de Rosana Orsini Brescia e a direção musical e regência ficam a cargo de Emmanuele Baldini.

Os ingressos poderão ser adquiridos no dia do espetáculo no teatro Pró-Musica, entre 9h e 17h. E também, caso ainda haja ingressos disponíveis, na bilheteria do Teatro Central uma hora antes do espetáculo.

O Conservatório de Tatuí agradece a todos os parceiros que permitiram a produção desta importante ópera brasileira, bem como à Universidade Federal de Juiz de Fora, na pessoa de Marcus Medeiros, diretor do Centro Cultural Pró-Música. A ópera “A Noite de São João” também está disponível no Youtube, nos canais do Conservatório de Tatuí e Arte de Toda Gente.

 

SERVIÇO

Ópera “A Noite de São João”
Música de Elias Álvares Lobo e libreto de José de Alencar
Data: 30 de julho de 2023, domingo
Horário: 19h
Orquestra Sinfônica e Grupo de Violeiros do Conservatório de Tatuí
Coro Madrigale (Regente titular: Arnon Sávio)
Direção cênicas e artística: Rosana Orsini
Direção do Coro: Marcos Baldini
Direção Musical e Regência: Emmanuele Baldini
Solistas: Flavia Albano, Cecília Massa, Luciano Botelho e Isaque Oliveira
Parceria: Museu da Música de Itu, Projeto Sinos, Projeto Ópera, Arte de Toda Gente, Escola de Música UFRJ, Fundação Universitária José Bonifácio e Funarte
Local: Cine-Theatro Central
Praça João Pessoa, S/N, Centro, Juiz de Fora-MG
Entrada gratuita



**

Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí e da Sustenidos Organização Social de Cultura que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo e por verba direta.

 

Patrocinadores Conservatório de Tatuí: Nubank, Instituto CCR, Itaú Unibanco, Sabesp, Pfizer, Pinheiro Neto Advogados, Eixo SP e Cipatex.

 

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Big Bangl. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita pelo prêmio Melhores ONGs a Melhor ONG de Cultura em 2018 e uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2022, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.