Notícias
Conservatório de Tatuí divulga programação cultural de julho
Agenda traz como destaque a 29ª edição do FETESP, os grupos artísticos da Instituição na Feira do Doce de Tatuí, Master Class e as cantoras Assucena e Ilessi
26/06/2024
No ano em que completa 70 anos, o Conservatório de Tatuí, instituição que faz parte da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura, anuncia programação cultural de julho com muita música e teatro. Entre os destaques do mês estão as apresentações dos grupos artísticos da Instituição na tradicional Feira do Doce de Tatuí e a realização da 29ª edição do Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo (FETESP). A agenda conta ainda com shows das cantoras Assucena, Ilessi e uma Master Class com Rafael Rocha.
Abrindo a programação no dia 1° de julho, a partir das 13h, no Salão Villa-Lobos, haverá a master class sobre Trombone, com a presença do trombonista, compositor e arranjador, Rafael Rocha. Com entrada gratuita e transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da Instituição, o evento é destinado a estudantes e público externo. Rocha é bacharelado em trombone pela Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES) e pós-graduado em Educação Musical pelo Centro de Estudos Avançados em Pós-Graduação e Pesquisas (CESAP). Possui trabalhos com grandes nomes da música, como Djavan, Ivan Lins, Chico Buarque, Ivete Sangalo, Ed Motta, Elba Ramalho, Ludmilla, Thiaguinho, Glória Groove, Belo, Diogo Nogueira, Carlinhos Brown, Dilsinho, Zeca Pagodinho e Zélia Duncan, além do francês Baptiste Herbin e dos norte-americanos Bob Mintzer, Chad L.Brown, Erika Ender, Michael Davis, entre outros.
No dia 5 de julho, a Big Band do Conservatório de Tatuí dará início às apresentações dos grupos artísticos da Instituição na 10ª edição da Feira do Doce de Tatuí, evento realizado por meio da Prefeitura Municipal da cidade, que proporcionará ao público uma rica experiencia musical e gastronômica. Coordenado por Diego Garbin, o grupo se apresenta gratuitamente a partir das 13h, na Praça da Matriz de Tatuí. No dia seguinte, 6 de julho, às 11h, será a vez do Grupo de Choro da Instituição, coordenado por Alexandre Bauab Júnior, se apresentar no evento.
Já no dia 7, a atração do Conservatório de Tatuí na Feira do Doce será a Camerata de Violões. O grupo coordenado por Diego Salvetti vai se apresentar gratuitamente a partir das 16h, também na Praça da Matriz. Na sequência, dia 8, o Grupo de Música Raiz da Instituição, coordenado por Zeca Collares, toca a partir das 17h30. E por fim, no dia 9 de julho, às 14h30, será a vez do Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, coordenado por Everton Barba, se apresentar na Praça da Matriz.
A programação cultural de julho continua no dia 20, quando se inicia a 29ª edição do Festival Estudantil de Teatro do Estado de São Paulo (FETESP). O evento, promovido pelo Conservatório de Tatuí, contará com diversas atividades gratuitas até o dia 27. Ao todo, serão 29 atrações, entre trabalhos estudantis, espetáculos convidados, lives, residências artísticas, oficina e experimento cênico. O público também pode acompanhar todas as atividades do evento, que vão acontecer no Centro Cultural de Tatuí, na Feira Livre do Largo do Machado, na Praça da Matriz e na Praça Martinho Guedes (Praça da Santa) e em espaços culturais pertencentes a Instituição, como o Auditório da Unidade Chiquinha Gonzaga, Setor de Artes Cênicas e o Teatro Procópio Ferreira.
No dia 24, às 21h, a Praça da Matriz de Tatuí vai receber uma das atrações musicais do Conservatório de Tatuí durante o mês: Assucena, em ‘Índia – Tributo à Gal Costa’, show que também integra a programação do FETESP. Nele, a cantora e compositora homenageia uma das vozes mais importantes da música brasileira ao relembrar, em releituras inéditas, o álbum Índia, lançado por Gal Costa em 1973. A obra, que se tornou um grande clássico da discografia nacional, reivindica a liberdade da mulher num período marcado pelas opressões da ditadura militar. E no dia 27 de julho, às 20h, o Teatro Procópio Ferreira, recebe o Programa de Ação Cultural (ProAC) da cantora, compositora, professora de canto e pesquisadora musical, Ilessi. O show é gratuito.
Confira todos os detalhes das ações e a atualização de toda a programação do Conservatório de Tatuí na Agenda Cultural da instituição.
INGRESSOS
Para eventos realizados no Teatro Procópio Ferreira é necessário a retirada de ingressos pela plataforma INTI ou na bilheteria do teatro, de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.
SERVIÇO
Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí
https://www.conservatoriodetatui.org.br/agenda-cultural/
Mais informações: (15) 3205-8434
***
Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí e da Sustenidos Organização Social de Cultura que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo e por verba direta.
Patrocinador platina: Visa
Patrocinador ouro: Rede Itaú
Patrocinadores cobre: Drogal
Patrocinadores bronze: Sicoob e Cipatex
Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e também de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.
Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.