Notícias

Conservatório de Tatuí oferece cursos de aperfeiçoamento, livre e de curta duração na Área de Artes Cênicas

São 4 cursos disponíveis, que serão ministrados entre os meses de março a julho, e as aulas podem ser presenciais ou virtuais, a depender da modalidade escolhida

Conservatório de Tatuí oferece cursos de aperfeiçoamento, livre e de curta duração na Área de Artes Cênicas

08/03/2024

No ano de comemoração dos seus 70 anos, o Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura – abre inscrições para quatro cursos gratuitos na Área de Artes Cênicas. As aulas serão presenciais ou virtuais, realizadas de março a julho deste ano. As vagas são limitadas e os critérios de seleção variam conforme a modalidade escolhida. Confira!

 

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO
Tema: “
Práticas tecnológicas para o teatro
Com
Coletivo Cê (Bruna Moscatelli, Hércules Soares e Julio Cesar Mello)

O curso oferece uma abordagem sistemática e pratica para a integração de tecnologias e novas mídias no teatro contemporâneo. Ao dedicar cada módulo a uma mídia ou tecnologia específica, os estudantes terão a oportunidade de aprofundar conhecimentos e habilidades em áreas distintas, preparando-se para explorar as possibilidades tecnológicas na cena teatral com confiança e criatividade.

 

COLETIVO CÊ
Por mais de uma década, o Coletivo Cê tem sido uma força criativa inovadora na cena cultural Paulista, deixando uma marca indelével por meio de suas diversas produções artísticas. Com espetáculos teatrais e filmes autorais que conquistaram reconhecimento e premiações em prestigiosos festivais nacionais, o transcende as fronteiras da expressão artística. Com uma conexão íntima e autêntica com o espaço e com o próximo, o Coletivo Cê desafia as convenções estabelecidas e desvenda novas perspectivas de tempo e existência por meio da arte. Suas criações florescem, revelando-se como testemunhos profundos e transformadores, convidando-nos a repensar nossa relação com o passado, o presente e o futuro.

 

Período do curso: 21 de março a 11 de julho de 2024
Aulas presenciais: Quintas-feiras, das 19h às 22h (exceto 30/05)
Local: CEU das Artes de Tatuí (R. Cândido José de Oliveira, 475 – Vila Santa Helena, Tatuí-SP)
Carga horária: 48h
Total de Participantes: 20
Público-alvo: Atrizes, atores, estudantes de teatro, dançarinos(as), performers, artistas do corpo, dentre outros
Pré-requisitos: Atrizes, atores, dançarinos(as), performers, artistas profissionais ou ainda em formação
Critério de seleção: carta de interesse contendo um breve resumo das experiêcias artísticas e motivo de interesse pelo curso
Prazo de inscrição: Até 18 de março de 2024 (Prorrogado até 01/04)
Ficha de inscrição:  https://bit.ly/praticastecnologicas

 

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO
Tema: “
Exercícios de criação de roteiro cinematográfico”
Com
Caetano Gotardo

A partir de conversas sobre cinema, mas também teatro, literatura, fotografia e outros estímulos artísticos, o curso buscará alimentar a criação dos estudantes por meio de exercícios práticos de escrita de roteiro.

Caetano Gotardo é cineasta, ator, poeta, compositor e dramaturgo. Formou-se em cinema pela USP em 2003. Escreveu e dirigiu dez curtas-metragens, todos exibidos em diversos festivais brasileiros e internacionais, como Cannes, Rotterdam e Locarno. Seus dois primeiros longas, “O que se move” (2013) e “Seus ossos e seus olhos” (2019), também foram exibidos e premiados em variados festivais pelo mundo. Em parceria com Marco Dutra, dividindo roteiro e direção, lançou seu terceiro longa, “Todos os Mortos” (2020), na Competição Oficial do Festival de Berlim. Também com Marco, realizou a série “Noturnos” (2020), exibida no Canal Brasil e no Globoplay. “Você nos queima” (2022), quarto longa-metragem do realizador, circulou por festivais até o fim do ano passado. Caetano colaborou ainda em vários outros filmes como roteirista, montador, ator e compositor. Ele integra o coletivo de realizadores Filmes do Caixote. Nas artes cênicas, trabalhou junto a alguns importantes núcleos teatrais paulistanos, como a Companhia do Latão, a Companhia Teatro Balagan e o Grupo XIX de Teatro, e assinou a dramaturgia de cinco peças montadas na cidade de São Paulo. Seu livro de poesia “Matéria”, escrito junto a Carla Kinzo e Marco Dutra, foi editado em 2012 pela editora Sete Letras.

 

Período do curso: 15 de abril a 08 de julho de 2024
Aulas online: Segundas e Quartas-Feiras, das 19h30 às 21h30 (Exceto 01/05)
Carga horária: 48h
Total de Participantes: 20
Público-Alvo: Atrizes, atores, estudantes de teatro, dançarinos, performers, artistas do corpo dentre outros
Pré-requisitos: Atrizes, atores, dançarinos(as), performers, artistas profissionais ou ainda em formação
Critério de seleção: carta de interesse contendo um breve resumo das experiêcias artísticas e motivo de interesse pelo curso
Prazo de inscrição: Até 05 de abril de 2024
Ficha de inscrição:  https://bit.ly/criacaoderoteirocinematografico

CURSO LIVRE
Tema: “
O trabalho sobre si mesmo na atuação audiovisual”
Com
Luciana Canton

Paramentar estudantes com o entendimento específico da atuação para a câmera e de como chegar ela até através de técnicas concretas, exercícios e análise aprofundada de textos. O curso pretende ensinar como criar conexão com os atores e atrizes, como acessar a espontaneidade, como chegar a uma preparação emocional específica, como analisar ativamente uma cena e como trabalhar uma personagem dentro da linguagem do audiovisual, através da feitura intensiva de cenas e monólogos.


Luciana Canton
é cineasta, atriz e pesquisadora. Tem graduação e mestrado em Cinema na USP e doutorado em Pedagogia do Teatro, também pela USP. Sua formação de atriz se deu no New York Conservatory for Dramatic Arts, onde estudou a técnica Meisner com John Tyrell. Seu primeiro longa, Intimidade Pública, recebeu onze prêmios internacionais e passou em mais de 20 países. Há 20 anos Luciana dá aulas de atuação para cinema, direção de atores e técnica Meisner em instituições como a Universidade de São Paulo (Graduação de Audiovisual), EAD (Escola de Arte Dramática- USP), Universidade de Essex (East 15th Acting School), Academia Internacional de Cinema, Escola Superior de Artes Célia Helena, Faculdade Belas Artes, Escola Livre de Cinema e Vídeo e Atelier Cênico. Atualmente, Luciana prepara seu segundo longa-metragem, intitulado Vermelho como Brasa.

 

 

Período do curso: 04 de abril a 24 de maio de 2024
Aulas presenciais: Quintas-feiras, das 14h às 17h
Local: Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí (Rua Quinze de Novembro, 63/67, Centro, Tatuí-SP)
Carga horária: 24h
Total de Participantes: 20
Público-alvo
: Atrizes, atores, estudantes de teatro, dançarinos, performers, artistas do corpo dentre outros
Pré-requisitos: Atrizes, atores, dançarinos(as) performers, artistas profissionais ou ainda em formação
Critério de seleção: carta de interesse contendo um breve resumo das experiêcias artísticas e motivo de interesse pelo curso
Prazo de inscrição: Até 25 de março de 2024
Ficha de inscrição: https://bit.ly/atuacaoaudiovisual

 

CURSO DE CURTA DURAÇÃO
Tema: “
Estudos Performativos em Realidade Virtual”
Com Robson Catalunha

Nos últimos anos, o idealizou, dirigiu, produziu e atuou em projetos híbridos que mesclam elementos do teatro, cinema, fotografia, dança, experiências imersivas e novas mídias. O artista abordará o processo de criação das suas mais recentes criações neste território: “O Híbrido” (Performance – indicado ao Prêmio APCA, na categoria Avanço Digital, pelo caráter tecnólogico inovador); “Entre” (Instalação Performativa) e “Traved” (Palestra-Performance). Estes trabalhos serão analisados de uma perspectiva teórica (à luz de estudos da presença e teorias no campo da realidade virtual) e, também, prática (por meio de exercícios cênicos performativos – filmados com câmeras que captam imagem em 360º e assistidos com o uso de óculos de realidade virtual). A parte prática partirá de projetos-investigações autorais – dos(as) participantes -, e contará com a orientação do artista, com o intuito de estimular novas criações neste território.


Robson Catalunha
é Diretor, ator, performer, curador, produtor e pesquisador. Mestre em Artes Cênicas pela ECA-USP. Em sua formação, destaca o CPT, de Antunes Filho. Já trabalhou com Os Satyros; Grupo Pândega – de Maria Alice Vergueiro – e Bob Wilson. Nos últimos anos, se apresentou e desenvolveu projetos em Nova Iorque, Estocolmo, Budapeste, Mindelo, Zagreb e Whuzen. Atualmente, vem pesquisando o conceito de presença na fronteira entre o teatro, as artes visuais e a realidade virtual, em obras como “O Híbrido” – indicado ao Prêmio APCA (2021) -; “Entre: Instalação/Performance em Realidade Virtual” e “Traved: Palestra/Performance em Realidade Virtual”, em parceria com Dodi Leal.

 

 

Período do curso: 27 de junho a 05 de julho de 2024
Aulas presenciais: Quintas e Sextas-Feiras, das 14h às 17h
Local: Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí (Rua Quinze de Novembro, 63/67, Centro, Tatuí-SP)
Carga horária: 12h
Total de Participantes: 20
Público-alvo: Atrizes, atores, estudantes de teatro, dançarinos(as), músicos/musicistas, performers, artistas do corpo dentre outros
Pré-requisitos: Artistas profissionais ou ainda em formação
Critério de seleção: carta de interesse contendo um breve resumo das experiêcias artísticas e motivo de interesse pelo curso.
Prazo de inscrição: A partir de 01 de junho a 20 de junho de 2024

**

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.