Notícias

Conservatório de Tatuí promove concertos didáticos em diferentes cidades de São Paulo

Instituição do Governo de SP realiza espetáculos gratuitos durante outubro, nas cidades de Hortolândia, São José dos Campos e Guarulhos

Conservatório de Tatuí promove concertos didáticos em diferentes cidades de São Paulo

06/10/2023

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura – em parceria com o Instituto CCR promoverá, entre os dias 17 a 20 de outubro, concertos gratuitos nas cidades de Hortolândia, São José dos Campos e Guarulhos. Os espetáculos são realizados pelos Grupos Pedagógicos da instituição, formados por estudantes sob orientação dos professores(as).

No dia 18 de outubro, às 14h, com apoio da CCR AutoBAn, Hortolândia receberá a Banda Sinfônica Juvenil em um concerto com repertório diverso, na Escola Estadual Professor Antônio Zanluchi. A entrada é restrita a estudantes. No dia seguinte, 19 de outubro, às 19h, a Banda Sinfônica Jovem se apresenta com a Banda de Guarulhos, no Teatro Adamastor. Com apoio da CCR RioSP, a banda trará peças apresentadas em instrumentos de Metais, Madeiras, Percussão e Piano, com entrada gratuita. Encerrando a série de eventos no dia 20, em São José dos Campos, o Teatro Municipal será palco da apresentação Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí, a partir das 20h. O evento, também tem o apoio da CCR RioSP, será aberto ao público e com entrada gratuita.

O Coordenador de Música de Câmara e Prática de Conjunto do Conservatório de Tatuí, Túlio Pires, compartilha sua visão sobre a iniciativa do conservatório e como essa iniciativa está moldando o cenário musical e educacional de Tatuí. “Os concertos didáticos fazem parte de uma ação do Conservatório itinerante que é saída dos grupos musicais pedagógicos dos muros da escola, além de permitir a vivência artística dos nossos estudantes do Conservatório, esta ação chega aos estudantes das escolas da rede pública de ensino de maneira descomplicada e divulgam as vagas da Instituição para novos alunos”, destaca Túlio.

 

Banda Sinfônica Juvenil

 

Formada por estudantes dos cursos de Sopros e Percussão do Conservatório de Tatuí que estão no ciclo inicial e a banda é voltada para adolescentes e adultos. A proposta pedagógica consiste numa ação coordenada entre as disciplinas destes períodos: Teoria e Percepção, Canto Coral e aula de instrumento. Somando o aprendizado de Prática de Conjunto a essas matérias iniciais, o processo de aprendizado vivenciado pelo estudante se torna muito mais dinâmico e prazeroso, pois oportuniza vivenciar o palco desde seu primeiro semestre de curso. Desta forma, o trabalho começa por desenvolver suas habilidades perceptivas de conjunto, e não apenas individuais como ele já faz nas aulas de instrumento. As habilidades são desenvolvidas por meio do procedimento regular de afinação, execução de escalas em conjunto, formação de acordes em conjunto e o desenvolvimento de repertório específico de nível 1 para banda sinfônica. Tem à frente do grupo o professor Edmilson Baia.

 

Banda Sinfônica Jovem

 

Composta exclusivamente por alunos de diversas áreas como: Metais, Madeiras, Percussão e Piano que estão no nível intermediário.  Este é um grupo, entre outros grupos, que faz parte da disciplina de prática de conjunto que é obrigatória. Esta prática torna-se fundamental para a formação escolar e profissional de seus integrantes e visa, além do reforço e aplicação, a manutenção e aprimoramento do conhecimento teórico e das habilidades instrumentais. A Banda Sinfônica Jovem está em funcionamento desde a década de 60, atualmente tem a regência do prof. Marcelo de Jesus da Silva.

 

Orquestra Sinfônica Jovem

 

É formada exclusivamente por estudantes do Conservatório de Tatuí, possibilitando atividade de Prática de Conjunto, além de desenvolver repertório sinfônico. O grupo realiza concertos regulares com apresentação de alunos (as) e professores (as) como solistas. A Orquestra Sinfônica Jovem já participou de uma das edições do Encontro Internacional de Pianistas do Conservatório de Tatuí, realizou estreias mundiais, apresentou repertório com dois coros e solistas cantores e iniciou a série “Alunos Solistas”, tendo já realizado concertos com mais de 30 alunos solistas. Em 2014, inicia a série “Professores Solistas”, além de participar no Encontro Internacional de Violonistas do Conservatório de Tatuí. Atualmente está sob orientação de Abner Antunes.


SERVIÇO

Banda Sinfônica Juvenil do Conservatório de Tatuí (Apoio da CCR AutoBAn)
Data:
 18 de outubro de 2023, quarta-feira
Horário:
 14h
Professor responsável: Edmilson Baia
Coordenação: Tulio Pires
Local: Escola Estadual Professor Antônio Zanluchi
Rua Primavera, 450 – Parque do Horto, Hortolândia – SP
Entrada restrita a estudantes

 

 

Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí (Apoio da CCR RioSP)
Data: 19 de outubro de 2023, quinta-feira
Horário:
 19h Participação: Banda de Guarulhos
Professor responsável: Marcelo da Silva Jesus
Coordenação: Tulio Pires
Oferecimento: CCR RioSP
Local: Teatro Adamastor
Avenida Monteiro Lobato, 734 , Macedo, Guarulhos, SP
Entrada gratuita

Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí (Apoio da CCR RioSP)
Data: 20 de outubro de 2023, sexta-feira
Horário: 20h

Professor responsável: Abner Antunes
Coordenação: Tulio Pires
Oferecimento: CCR RioSP
Local: Teatro Municipal de São José dos Campos
Rua Rubião Júnior, 84, Centro, São José dos Campos-SP
Entrada gratuita

 

 

 

Sobre o Instituto CCR

Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social do Grupo CCR, com o objetivo de proporcionar transformação social nas regiões de suas concessões de rodovias, aeroportos e mobilidade. Os projetos do ICCR são implementados por meio de recursos próprios ou verbas incentivadas. Entre os projetos proprietários de impacto, merecem destaque: Caminhos para a Cidadania, que capacita mais de 3 mil professores em 1.600 escolas anualmente, e o Caminhos para a Saúde, que oferece atendimentos de saúde a caminhoneiros, motociclistas, ciclistas e passageiros de trens urbanos e metrôs. Seu foco são iniciativas nas frentes de Mobilidade e Cidades Sustentáveis, Cultura e Educação, Saúde e Segurança. Desde 2014, as ações do Instituto já beneficiaram mais de 15 milhões de pessoas. Saiba mais em www.institutoccr.com.br.

 

 

**

Agradecemos ao patrocinador do Conservatório de Tatuí e da Sustenidos Organização Social de Cultura que apoia nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo.

 

Patrocinador do Conservatório de Tatuí: Instituto CCR.

 

 

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

 

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.