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Conservatório de Tatuí recebe a ópera-monólogo em português Domitila
Em comemoração aos 200 anos da independência do Brasil, a apresentação integra o projeto Fora da Caixa, que leva as montagens de óperas para espaços distintos à caixa cênica e conta a história da mais famosa amante de D. Pedro I, por meio das cartas escritas a ela pelo monarca
05/09/2022
O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – recebe, no próximo dia 10, sábado, às 20h, a Ópera Domitila. A récita faz parte do projeto Ópera Fora da Caixa do Theatro Municipal de São Paulo, que leva montagens a espaços pouco convencionais, fora da caixa cênica e trata-se de uma co-produção entre as instituições. A peça dramática, cantada totalmente em português, em um ato, conta a história do amor entre Dom Pedro I e a Marquesa de Santos, por meio das cartas que trocaram. A apresentação será no Teatro Procópio Ferreira, com entrada gratuita. Ingressos podem ser retirados pela plataforma virtual INTI ou pessoalmente, na bilheteria do teatro, aberta de terça à sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.
Dom Pedro I foi conhecido por suas inúmeras amantes, mas o caso com Domitila de Castro talvez tenha sido um dos mais escancarados e tórridos do monarca – que chegou a construir um palacete para ela. Durante os sete anos em que o imperador do Brasil manteve um romance com a Marquesa de Santos, ele lhe escreveu 143 cartas recheadas de arroubos apaixonados, que mostram a história íntima e não oficial desse amor. Idealizada para a participação de quatro artistas, a apresentação celebra os 200 anos da Independência do Brasil, bicentenário comemorado em 2022, e foi escrita no ano 2000 por João Guilherme Ripper a convite do CCBB do Rio de Janeiro para uma soprano – em destaque, nesta montagem, a brasileira residente na Dinamarca Gabriella Pace.
“Só tenho a comemorar a participação da maravilhosa soprano Gabriella Pace cantando o papel de Domitila acompanhada por Ovanir Buosi, Rafael Cesario e Luiza de Aquino Salles. Além disso, conto com a parceria e criatividade do diretor Cênico André Heller-Lopes, que conhece a ópera profundamente e dirigiu sua primeira montagem”, diz João Guilherme Ripper, autor da obra e diretor musical desta montagem.
“A ópera Domitila nasceu de uma ideia baseada nas cartas escritas por Dom Pedro I e a Marquesa de Santos, que podem ser interpretadas como um documento da história do Brasil. A récita já foi interpretada por diversas cantoras ao longo dos últimos 20 anos e, dessa vez, estamos trazendo a Gabriella Pace para fazer o papel principal”, afirma André Heller Lopes, diretor cênico da ópera.
Para Gabriella Pace, é fundamental que o cenário da música de ópera seja composto também por repertórios brasileiros e contemporâneos, trazendo uma maior visibilidade não só para o compositor, mas também para o artista. “Muitas vezes o cantor brasileiro possui algumas reticências na hora de cantar em português. Porém, cantar na nossa língua é uma delícia e a melhor forma de mostrar a nossa cultura, nossa identidade, nossa expressão”, completa Gabriela, que tem no monólogo o desafio de lidar não só como única cantora em cena, mas com a quantidade de variações e emoções que a peça envolve. “É muito bonito e desafiador encenar como a Domitila interpretou as cartas do D. Pedro que integram o libreto”, completa a soprano sobre a história de amor proibida, porém abertamente conhecida pela sociedade da época.
Em única apresentação, a récita ainda vai contar com a presença de João Guilherme Ripper, compositor e diretor musical da ópera; Rafael Cesário, no violoncelo; Luiza Aquino, no piano e Ovanir Buosi, no clarinete. Com duração de aproximadamente 50 minutos, a classificação do espetáculo é livre e a entrada é gratuita.
VEM AÍ: “A NOITE DE SÃO JOÃO”
Além de apresentar “Domitila”, a Sustenidos Organização Social de Cultura também anuncia a retomada do Núcleo de Ópera do Conservatório de Tatuí. Após um hiato de 12 anos, a instituição volta a investir na montagem de um espetáculo do gênero e prepara para o final deste ano a estreia da ópera “A Noite de São João”, de Elias Álvares Lobo, libreto de José de Alencar.
“A Noite de São João” conta a história de amor de Ignez e Carlos. Ambos nutrem um amor secreto pelo outro. O tabelião, pai de Ignez, planeja mandar a filha para o convento. Carlos, desolado, decide entrar para o Exército. Na noite de São João, ela pede ajuda ao santo para resolver seu caso de amor. Surge, então, uma cigana promete mudar o destino dos jovens apaixonados.
A produção é do Conservatório de Tatuí em ação conjunta com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Funarte, com instrumentação e orquestração de Mateus Araújo, direção de cena de Rosana Orsini, direção de Coro de Marcos Baldini e direção musical de Emmanuele Baldini. Agradecimento especial a Luiz Roberto de Francisco e Museu da Música de Itu, que cederam o manuscrito da obra. Em breve, mais informações!
SERVIÇO
Ópera Fora da Caixa: “Domitila”
Em comemoração aos 200 anos de independência do Brasil
João Guilherme Ripper, composição e direção musical
André Heller Lopes, direção cênica
Gabriella Pace, Domitila
Rafael Cesario, violoncelo
Luiza Aquino, piano
Ovanir Buosi, clarinete
Data: 10 de setembro de 2022, sábado
Horário: 20h
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita
*Ingressos podem ser retirados pela plataforma virtual INTI ou na bilheteria do teatro, aberta de terça à sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h, ou no dia do evento, duas horas antes da apresentação.
Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí que apoiam nossas atividades via Lei de Incentivo à Cultura:
Patrocinador Safira: Nubank
Patrocinador Diamante: Instituto CCR e Sabesp
Patrocinador Ouro: CSN
Patrocinador Prata: Cipatex e Visa
Patrocinador Bronze: Faber Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)
E aos que apoiam nossas atividades via verba direta:
Patrocinador Prata: Eixo SP, Rodovias do Tietê
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Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.
Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.