Conservatório de Tatuí recebe o Festival MOVE, uma celebração musical e cultural

A iniciativa é realizada após 10 meses de intercâmbio, marcando a despedida dos intercambistas da edição 2023/2024

22/05/2024

O MOVE (Musicians and Organizers Volunteer Exchange), programa de intercâmbio cultural realizado anualmente pela Sustenidos Organização Social de Cultura, em parceria com a Jeunesses Musicales International (JMI) e o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – anunciam o Festival MOVE 2024. O evento será realizado no dia 25 de maio, às 14h, e marca o encerramento do intercâmbio de 2023, que reuniu seis jovens de quatro países diferentes para um enriquecedor programa de voluntariado com duração de 10 meses. A entrada é gratuita e os ingressos já podem ser retirados pela plataforma INTI.

No cerne do projeto MOVE está uma parceria internacional que une nações de diferentes partes do mundo em um esforço conjunto para explorar e enriquecer suas heranças musicais e culturais. Na edição 23/24, Noruega, Malawi e Moçambique enviaram dois representantes ao Brasil, enquanto o mesmo número de brasileiros participou de atividades voluntárias nas outras três nações. Após a jornada de 10 meses, os participantes do projeto retornaram às terras brasileiras e agora irão compartilhar suas experiências no festival, que celebra a diversidade de estilos musicais com uma combinação envolvente de ritmos da África e da Europa, com todo o aprendizado adquirido durante a estadia dos estudantes no exterior.

Entre as bandas que se apresentarão, destacam-se a Banda Move Alumni, Banda da Jack, Coral de Artes Cênicas, Meliely Francis, Diego Salvetti, além da própria Banda Move. A diversidade musical do festival será evidenciada por meio de um repertório que abrange desde o contemporâneo até o tradicional. Entre as músicas que serão apresentadas pela Banda Move, destacam-se “This is all there is”, “Uncle”, “Passaporte”, “Caminhos cruzados”, “Ai ai” e “Mahube Zenzele”.

Com o propósito de imersão cultural nos países participantes, o evento também contará com degustação gastronômica, que trará os sabores autênticos da África, com pratos típicos do Malawi e Moçambique, além de uma incursão na culinária europeia, com sabores inspirados na Noruega.  O Festival MOVE 2024 é uma celebração da música e da interculturalidade, oferecendo ao público a oportunidade de vivenciar e apreciar a riqueza das tradições musicais e gastronômicas de diferentes partes do mundo.

Festival MOVE

Data: 25 de maio de 2024, sábado

Local: Teatro Procópio Ferreira

Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP

Entrada gratuita: ingressos podem ser retirados pela plataforma INTI ou na bilheteria do teatro, aberta de segunda a sexta, das 13h às 16h e das 17h às 20h, ou no dia do evento, a partir das 12h.

**

Agradecemos ao patrocinador do Conservatório de Tatuí e da Sustenidos Organização Social de Cultura que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo e por verba direta.

Patrocinador platina: Visa

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.