Conservatório de Tatuí recebe Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo para concerto de Stravinsky

Com entrada gratuita, apresentação acontece no dia 8 de junho, às 18h, no Teatro Procópio Ferreira; grupo vai executar ‘A Sagração da Primavera’, do compositor russo, e ‘Sinfonia nº 7’, de Beethoven

03/06/2024

O Conservatório de Tatuí – uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura, recebe a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo para um concerto gratuito na Capital da Música. A apresentação, que celebra os 70 anos do Conservatório, será no dia 8 de junho, às 18h, no Teatro Procópio Ferreira, espaço cultural pertencente à instituição. Os ingressos devem ser retirados pela plataforma INTI.

A Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo integra o corpo artístico do Theatro Municipal de São Paulo, também gerido pela Sustenidos. A história do grupo se mistura com a da música orquestral da capital paulista, com participações memoráveis em eventos como a primeira Temporada Lírica Autônoma de São Paulo, a inauguração do Estádio do Pacaembu em 1940, a reabertura do Theatro Municipal em 1955, e a apresentação nos Jogos Pan-Americanos de 1963, realizados em São Paulo. Ao longo dos anos, estiveram à frente da orquestra os maestros Arturo de Angelis, Zacharias Autuori, Edoardo Guarnieri, Lion Kaniefsky, Souza Lima, Eleazar de Carvalho, Isaac Karabtchevsky, José Maria Florêncio, Ira Levin, Armando Belardi e John Neschling. Atualmente, o grupo é regido pelo maestro Roberto Minczuk.

No concerto, que integra a programação cultural do Conservatório de Tatuí do mês de junho, o grupo vai executar a obra ‘A Sagração da Primavera’, que é considerado um dos trabalhos mais revolucionários do século 20 de Igor Stravinsky (1882-1971). Originalmente composta como um ballet em duas partes e coreografado por Vaslav Nijinsky, a peça foi descrita pelo próprio autor como “uma obra musical coreografada, representando a Rússia pagã que é unificada por uma ideia única: o mistério e a grandeza do surgimento do poder criativo da Primavera”. A Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo também trará para sua apresentação na Capital da Música, a grandiosa ‘Sinfonia nº 7’, de Ludwig Van Beethoven.

Outros destaques da agenda de junho do Conservatório de Tatuí, que antecedem a apresentação da Orquestra, são o concerto da ‘Jazz Combo do Conservatório de Tatuí & Rafael Abdalla’, no dia 4, às 20h, no Teatro Procópio Ferreira; no dia seguinte, 5, às 20h30, também no Teatro Procópio Ferreira, a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí recebe os convidados Viktor Uzur, Maria Fernanda Krug e Renato Bandel, para um concerto gratuito. Na ocasião, estudantes do grupo terão a experiência de tocar ao lado de renomados artistas. E no dia 7, às 20h, o Coro do Conservatório de Tatuí realiza concerto gratuito ao lado do Regente convidado Paulo Moura, no Teatro Procópio Ferreira.

Vale destacar que todas as apresentações são gratuitas e os ingressos devem ser retirados pela INTI. Confira todos os detalhes das ações e a atualização de toda a programação do Conservatório de Tatuí na Agenda Cultural da instituição.

:

Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo
Regência: Roberto
Minczuk
Data: Dia 8 de junho de 2024
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP

Outros concertos

Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí
Mais informações: (15) 3205-8434

***

Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí e da Sustenidos Organização Social de Cultura que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo e por verba direta.

Patrocinador platina: Visa
Patrocinador ouro: Rede Itaú
Patrocinadores cobre: Sicoob e Cipatex

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.