Notícias
Conservatório de Tatuí recebe três espetáculos gratuitos da Nossa Trupe Teatral
Com classificação livre e horários diferentes, as apresentações serão dias 17 e 18 de fevereiro, no Teatro Procópio Ferreira
13/02/2023
O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – recebe a Nossa Trupe Teatral para três espetáculos, na próxima sexta-feira, dia 17, às 15h e 19h, e no sábado, dia 18 de fevereiro, às 16h, no Teatro Procópio Ferreira. A entrada é gratuita e os ingressos já podem ser retirados pela plataforma virtual INTI.
A primeira apresentação será no dia 17, às 15h, : ‘A incomum arte de não prestar para nada’. Em um lugar qualquer, no grande e esperado tempo do acaso, uma dupla de palhaços se encontra para mostrar seu talento. Em meio a uma série de lambanças e trapalhadas, Malakai e Sinforoso tornam sua tentativa de sucesso um magnífico fracasso. A peça traz à cena com vigor e malemolência números tradicionais de circo, onde as figuras clássicas dos palhaços circenses (Augusto e Branco) se lançam ao risco. Indo do mais trivial ao impossível, a dupla propõe narrativas com desfechos inusitados, num jogo constante com a plateia. Dramaturgia e elenco: João Fabbro (Malakai) e Thiago Leite (Sinforoso). Direção e iluminação: Rodrigo Cassiano da Costa
No mesmo dia, às 19h, o grupo apresenta ‘Seu Bonanza em jogo do amor’. Na aventura de se tornar um cineasta, Seu Bonanza inicia a tentativa de gravar um filme romântico. Para isso, arrisca-se a expor suas percepções a respeito do amor, por meio do jogo com os seus objetos, e resolve dedicar-se a fazer deles os protagonistas de sua história amorosa inventada. O espetáculo mostra a alegria do palhaço Seu Bonanza e seu embate com as formas padronizadas do amor. É um convite ao espectador a rever alguns clichês e repensar com certa distância e humor nossos conceitos sobre uma relação amorosa e suas consequências. Pesquisa, criação e atuação: Rodrigo Costa; Direção: Adriane Gomes; Designer de Luz: Gabrielly Arcas Cotrim; Trilha Sonora: José Carlos Pires Junior; Diretora de Produção: Letícia Pocaia Brito de Jesus; Operação de luz: Thiago Leite e João Fabbro.
No sábado, dia 18, às 16h, será a vez de ‘Treis causo e o resto é prosa’. O trabalho é ambientado numa pequena venda, onde Tonho (dono do estabelecimento), Dito (benzedeiro da vila) e Zé (tocador de viola) jogam conversa fora enquanto aguardam a chegada do caminhão de leite. Nessa espera, diversos assuntos vão ganhando espaço: de benzimento de animais a histórias de folclore, de sorte e de amor. O espetáculo faz um mergulho no universo caipira, apresentando lembranças, causos e costumes que integram o imaginário popular de diversas cidades do interior de São Paulo e também do Brasil. “Treis causo e resto é prosa” tem classificação livre e propõe aos espectadores um convite para conhecer e se encantar com a beleza e simplicidade de uma tradição cultural tipicamente interiorana, onde estão fincadas muitas das raízes históricas de Tatuí e região. Elenco: João Fabbro, Rodrigo Costa e Thiago Leite; Direção, cenografia e consultoria caipira: Jaime Pinheiro; Dramaturgia: Jaime Pinheiro, João Fabbro, Rodrigo Costa e Thiago Leite; Figurino: Nossa Trupe Teatral.
Nossa Trupe Teatral
O grupo, formado em 2011 por três atores/pesquisadores, tem como eixo de investigação processos de criação teatral fundamentados no ofício do ator. Com isso, a Trupe tem verticalizado suas pesquisas em algumas áreas de conhecimento, tais como a linguagem do palhaço, a relação corpo e voz, e processos vinculados à pedagogia do fazer teatral. Acreditando nas práticas artísticas de criação e pesquisa como micro-espaços de reflexão sobre questões latentes na sociedade contemporânea, emerge da trajetória do grupo o anseio por um modo de fazer artesanal, que busca ampliar a compreensão frente a princípios referentes ao trabalho do ator e a relação entre vida/obra/arte. Nessa trajetória, nascem os espetáculos: ‘Seu Bonanza’, ‘Presentes Memórias de Kaspar Hauser’, ‘O Pastelão e a Torta’, ‘A incomum arte de não prestar pra nada’, ‘Treis causo e o resto é prosa’ e ‘Seu Bonanza em jogo do amor’.
SERVIÇO
Nossa Trupe Teatral
Espetáculo: A incomum arte de não prestar para nada
Data: 17 de fevereiro de 2023, sexta-feira, às 15h
Espetáculo: Seu Bonanza em jogo do amor
Data: 17 de fevereiro de 2023, sexta-feira, às 19h
Espetáculo: Treis causo o resto é prosa
Data: 18 de fevereiro de 2023, sábado, às 16h
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Classificação: Livre
Entrada gratuita
Ingressos podem ser retirados pela plataforma virtual INTI (https://conservatorio-de-tatui.byinti.com/#).
**
Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.
Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.