Notícias

Conservatório de Tatuí traz show de Tom Zé e muitas atrações culturais no mês de setembro

Os destaques da programação incluem o show de Tom Zé, as apresentações dos grupos artísticos da instituição e convidados como Ricardo Herz, Mara Campos e Fábio Lima, além do espetáculo “A Roda”, da Companhia de Teatro do Conservatório de Tatuí

Conservatório de Tatuí traz show de Tom Zé e muitas atrações culturais no mês de setembro

31/08/2023

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – anuncia programação diversificada para o mês de setembro. As atrações variam entre música, teatro, master classes, oficinas, além de sessões gratuitas de cinema nacional e internacional. Entre os destaques, o show do cantor Tom Zé, as apresentações do Coro, da Orquestra Sinfônica, Camerata de Violões e da Jazz Combo do Conservatório de Tatuí, com os convidados Mara Campos, Ricardo Herz e Fábio Lima, e a estreia da peça ‘A Roda’, apresentada pela Companhia de Teatro da instituição. Para apresentações realizadas no Teatro Procópio Ferreira, os ingressos podem ser adquiridos pela internet na plataforma INTI ou na bilheteria do teatro, de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

 

No dia 15 de setembro, às 20h, sob a coordenação e regência de Marcos Baldini, o Coro do Conservatório de Tatuí convida Mara Campos para uma apresentação no Teatro Procópio Ferreira. No dia 22 de setembro, os amantes da música terão a chance de apreciar um show inesquecível com o renomado cantor e compositor Tom Zé. O baiano, com mais de 50 anos de carreira, é considerado uma das figuras mais originais da música popular brasileira, tendo participado ativamente do movimento musical conhecido como Tropicália nos anos 1960. Autor de obras como ‘Tô’, ‘A Felicidade’, ‘Gene’, ‘Vai’ e ‘Augusta, Angélica e Consolação’, Tom Zé levou o primeiro lugar no 4º Festival de Música Brasileira, com a canção ‘São Paulo, meu amor’ e teve seu álbum, ‘Com Defeito de Fabricação’, eleito um dos dez melhores álbuns do ano pelo The New York Times. O Teatro Procópio Ferreira mais uma vez será o palco para essa apresentação, marcada para às 20h.

 

Apreciadores da música popular têm encontro marcado no dia 26 de setembro, com o Concerto do Jazz Combo do Conservatório de Tatuí. Além da música, o evento será palco do anúncio dos vencedores do 2º Concurso Jazz Combo Apresenta Novos(as) Compositores(as), iniciativa que visa estimular a produção autoral, dando oportunidade a novos(as) compositores(as) estrear suas obras em execução pública de alto nível artístico.  Sob a coordenação de Felipe Brisola, a noite promete ser um espetáculo de talento e criatividade. O evento acontecerá no Teatro Procópio Ferreira, às 20h.

 

A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí também marca presença no Teatro Procópio Ferreira, às 20h30, com um concerto imperdível no dia 27 de setembro. Sob a regência de Emmanuele Baldini, a orquestra se une ao violinista Ricardo Herz. A técnica do músico leva ao violino o resfolego da sanfona, o ronco da rabeca e as belas melodias do choro tradicional e moderno. Com a influência de Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Egberto Gismonti, Jacob do Bandolim, entre outros, o violinista mistura ritmos brasileiros, africanos e o sentido de improvisação do jazz. No ano de 2021, Ricardo recebeu o Prêmio Profissionais da Música em duas categorias: Artista Instrumental e Autor Instrumental.

 

 

Já no dia 29 de setembro, às 20h, a Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí, será acompanhada por um dos mais premiados violonistas de sua geração, Fábio Lima. O músico acumula uma série de primeiros lugares em diversos concursos nacionais e internacionais. Com um canal no Youtube conhecido no mundo todo, o artista acumula quase dois milhões de seguidores nas redes sociais. Para encerrar o mês com chave de ouro, a Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí estreia o espetáculo ‘A Roda’ no dia 30 de setembro, às 20h. Sob a coordenação de Miriam Rinaldi, a peça promete envolver o público em uma experiência teatral única. O evento acontecerá no Teatro Procópio Ferreira, com entrada gratuita.

 

Cine Bibi

O Conservatório de Tatuí segue com a programação do ‘Cine Bibi’, projeto de exibição de filmes clássicos no Teatro Procópio Ferreira, que faz uma homenagem à atriz Bibi Ferreira (filha de Procópio Ferreira).  Em setembro, os filmes destacam o tema cinema e música, às terças-feiras ou aos finais de semana, com entrada gratuita.

 

Este mês entra em cartaz “Boa sorte, vá com Deus” (dia 12, às 19h30), uma comédia que conta a história de um contrabandista de drogas taiwanês que, ao pegar um táxi, estraga o seu esquema de contrabando. Já “Os Terraços” (dia 17, às 17h), aprecia cinco histórias cheias de conflitos na cidade de Alger, capital da Argélia, que vão desde a religião, até a violência e intolerância. O filme foi selecionado para concorrer ao Leão de Ouro de Melhor Filme no Festival de Veneza 2013. O drama “O Apartamento” (dia 19, às 19h30) retrata a história de um casal, que ao serem obrigados a sair do apartamento onde vivem, se mudam para um novo no centro de Teerã, capital do Irã. Um incidente ligado ao antigo morador muda drasticamente a vida do casal. Os filmes possuem classificação de 16 anos, 14 anos e 12 anos, respectivamente.

Confira a programação completa na Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí pelo site da instituição. A programação está sujeita a alterações.

 

Ingresso Solidário

Para contribuir com a Campanha Conserva Solidário, a doação de alimentos e agasalhos na entrada do Teatro Procópio Ferreira é muito bem-vinda. O que doar: alimentos não perecíveis (arroz, feijão, macarrão, café, açúcar, óleo, leite, farinha de trigo, molho de tomate, biscoitos/bolachas, milho de pipoca) e agasalhos (roupas e cobertores). As doações podem ser entregues nos espaços culturais ou nas unidades educacionais da instituição.


SERVIÇO

Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí
www.conservatoriodetatui.org.br/programacao
Ingressos: https://conservatorio-de-tatui.byinti.com

**

Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí e da Sustenidos Organização Social de Cultura que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo e por verba direta.

 

 

Patrocinadores Conservatório de Tatuí: Nubank, Instituto CCR, Sabesp, Pfizer, Eixo SP e Cipatex.

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.