Notícias

Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí recebe Martelo para concerto gratuito no Teatro Procópio Ferreira

Apresentação dos percussionistas acontece no próximo domingo, dia 16, e integra a programação de junho, que conta ainda com a realização da 1ª Semana de Música de Câmara e Prática de Repertório Popular, entre os dias 17 a 21 de junho

Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí recebe Martelo para concerto gratuito no Teatro Procópio Ferreira

11/06/2024

O Conservatório de Tatuí – uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura, recebe diversos convidados para apresentações em conjunto com seus grupos musicais e promove atividades voltadas aos estudantes em celebração aos 70 anos da instituição. Entre os destaques do mês de junho estão o concerto do Grupo de Percussão do Conservatório com o grupo Martelo e a realização da 1ª Semana de Música de Câmara e Prática de Repertório Popular. Toda a programação será aberta ao público e terá entrada gratuita.

Criado em 1975, o Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí é o mais antigo do gênero no país. Atualmente coordenado por Luis Marcos Caldana, seu objetivo é oferecer aos(às) estudantes a oportunidade de executar peças específicas para grupos de percussão. No dia 16, às 11h, o grupo convida o Martelo para um concerto gratuito no Teatro Procópio Ferreira e os ingressos podem ser adquiridos pela plataforma INTI.

Considerado uma referência na criação e difusão de novas obras dedicadas a percussão de concerto, o Martelo é formado por Danilo Valle, Leonardo Gorosito, Rafael Alberto e Rubén Zúñiga.

Para a apresentação em conjunto, os grupos trarão as seguintes peças no repertório: Fantasy on the Plains, de Michael Aukofer, executada pelos estudantes do Conservatório de Tatuí, seguida pela peça Rock Etude #7, de Bill Douglas e arranjo de Michael Udow; Dois Gestos, de André Mehmari com adaptação do grupo Martelo; Correnteza, de Leonardo Gorosito; Mamulengo, de Léa Freire com arranjo de Natália Mitre; e Sinfonia Nº 4: Finale, de Piotr Ilitch Tchaikovsky.

No dia seguinte, 17 de junho, a partir das 9h, o Conservatório de Tatuí dará início a 1ª Semana de Música de Câmara e Prática de Repertório Popular, no Salão Villa-Lobos. O objetivo desta atividade é ampliar a vivência artística dos estudantes da instituição por meio de uma extensa programação, que conta com apresentações diárias dos estudantes até o dia 21.

A disciplina de Música de Câmara é obrigatória a partir do primeiro ano do Ciclo Intermediário, e deve ser cumprida até o segundo ano do Ciclo Avançado. Desde o ano letivo de 2023, Música de Câmara e Prática de Conjunto são validadas pelo ano de cumprimento da disciplina e não mais pela quantidade de grupos em que estudantes estão inseridos.

Dessa forma, os alunos podem participar em mais de um grupo de Música de Câmara e/ou Prática de Conjunto em horários e com docentes diferentes, porém, apenas uma das disciplinas será validada como disciplina regular, sendo que as demais irão constar no Histórico Escolar do(a) estudante como disciplina optativa.

Todas as apresentações da 1ª Semana de Música de Câmara e Prática de Repertório Popular serão gratuitas. Confira todos os detalhes da programação do Conservatório de Tatuí na Agenda Cultural da instituição.


SERVIÇO:

Concerto: Grupo de Percussão do Conservatório de Tatuí & Martelo
Coordenação: Luis Marcos Caldana
Data: 16 de junho de 2024, domingo
Horário: 11h
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro – Tatuí/SP
Entrada gratuita – Retire seu ingresso pela plataforma INTI


1ª Semana de Música de Câmara e Prática de Repertório Popular
Coordenação:
Tulio Pires e Jotagê Alves
Data: 17 a 21 de junho de 2024
Horário: das 9h às 18h
Local: Salão Villa-Lobos
Rua São Bento, 415, Centro – Tatuí/SP
Entrada gratuita

 

Outros concertos

Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí
https://www.conservatoriodetatui.org.br/agenda-cultural/
Mais informações: (15) 3205-8434

 

***

Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí e da Sustenidos Organização Social de Cultura que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo e por verba direta.

Patrocinador platina: Visa
Patrocinador ouro: Rede Itaú
Patrocinadores cobre: Sicoob e Cipatex

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.