Notícias
Inscrições abertas para cadastramento de projetos para ocupação artística de espaços culturais do Conservatório de Tatuí
Propostas selecionadas poderão usufruir dos espaços do Teatro Procópio Ferreira ou do Salão Villa-Lobos para apresentações no ano que vem
23/07/2024
No ano de comemoração dos seus 70 anos, o Conservatório de Tatuí, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerido pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerado a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – abre inscrições para o edital interno e externo de projetos para ocupação artística do Teatro Procópio Ferreira e do Salão Villa-Lobos. Os projetos contemplados terão cessão de uso para apresentações em um dos espaços, conforme a disponibilidade de datas da instituição, entre janeiro e março de 2025.
A iniciativa prevê a seleção de 10 projetos no total, sendo cinco vagas para artistas e coletivos que tenham vínculo com o Conservatório de Tatuí (estudantes e funcionários) e mais cinco vagas para produtores externos residentes em Tatuí e região.
O período de abertura para cadastramento para a chamada de ocupação artística será realizado no período de 22 de julho a 18 de agosto de 2024, pelo site da instituição. De acordo com os editais, os artistas contemplados terão os espaços cênicos à sua disposição, por meio de cessão, com acesso a camarim, iluminação, som, espaço cultural, entre outros.
As datas e horários disponibilizados pela organização serão divulgados após a seleção dos projetos, mas buscarão contemplar a temporada de espetáculos, cujas produções tenham sua qualidade artística e relevância social.
A avaliação será realizada por um comitê de seleção formado por profissionais da área artística com experiência comprovada no respectivo segmento. As propostas selecionadas não serão remuneradas, mas os proponentes poderão optar pela cobrança (ou não) de ingressos, conforme estabelece o regulamento.
Segundo o gerente geral do conservatório, Gildemar Oliveira, os editais para cadastramento de projetos de ocupação artística desempenham um papel crucial na democratização do acesso a espaços culturais e na promoção da diversidade artística. “Ao abrir oportunidades para artistas e coletivos, esses editais garantem que diferentes vozes e formas de expressão possam ser representadas e valorizadas. Além disso, eles incentivam a inovação e a criatividade, proporcionando recursos e visibilidade para projetos que, de outra forma, poderiam não encontrar espaço”, comenta.
Ele ainda reforça que esses processos seletivos “também promovem a transparência e a equidade, assegurando que a escolha dos projetos seja baseada em critérios claros e justos, fomentando, assim, um ecossistema cultural mais inclusivo e dinâmico”.
Nesse chamamento, podem se inscrever artistas, coletivos culturais, pontos de cultura e grupos de cultura tradicional das diversas linguagens artísticas, dentre elas: dança, teatro, música, artes plásticas e visuais, performances, contação de histórias, artes circenses – para crianças, jovens e adultos da cidade de Tatuí e proximidades.
Os detalhes estarão disponíveis em dois editais: para artistas/coletivos que têm vínculo com o Conservatório de Tatuí; e para artistas/coletivos externos.
SERVIÇO
Chamada Pública para Ocupação Artística do Teatro Procópio Ferreira e Salão Villa-Lobos
Inscrições: de 22 de julho até 18 de agosto de 2024 – (PRORROGADO ATÉ 25 DE AGOSTO DE 2024)
Editais
https://www.conservatoriodetatui.org.br/ocupacao-artistica/
Inscrições gratuitas
***
Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí e da Sustenidos Organização Social de Cultura que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo e por verba direta.
Patrocinador platina: Visa
Patrocinador ouro: Rede Itaú
Patrocinadores cobre: Drogal
Patrocinadores bronze: Sicoob e Cipatex
Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.
Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.