Notícias
Inscrições abertas para cursos livres e de curta duração
Serão cinco cursos disponíveis, ministrados por Acácio Almeida, Rogério Costa, Fábio Vanini, Mestre Martelo, Cibele Mateus e Mônica Giardini
12/09/2024
O Conservatório de Tatuí, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura, anuncia a abertura das inscrições para os cursos livres e de curta duração. As aulas serão realizadas entre setembro a novembro deste ano, em formato híbrido ou presencial. As vagas são limitadas e por ordem de inscrição, que podem ser realizadas gratuitamente pela internet. Confira!
CURSO LIVRE
Formação de Comissões de Heteroidentificação
Com Acácio Almeida
A “Oficina Teórica e Prática para Formação de Comissões de Heteroidentificação Racial, Comissões de Pessoas com Deficiência e Comissões de Pessoas Trans nos processos seletivos O curso, totalmente remoto, é aberto à comunidade interna da Sustenidos e externos. As vagas são limitadas e ao final do curso o(a) participante que tiver frequentado 75% do curso e realizado as atividades exigidas receberá certificado. Carga horária: 24 horas. O curso de formação e as atividades da comissão fazem parte do Programa de Política Afirmativa do Conservatório de Música de Tatuí que, desde 2023, reserva vagas em seus cursos para Pessoas Pretas, Pardas, Indígenas – PPI; Pessoas com Deficiência – PcD e Pessoas Transgêneras, Transsexuais e Travestis. Objetivos Promover a qualificação teórica de pessoas da comunidade interna da Sustenidos para que possam atuar nas Comissões de heteroidentificação racial, nas Comissões de Pessoas com Deficiência e nas Comissões de Pessoas Trans, considerando o Programa de Política Afirmativa Institucional. Promover espaços de sensibilização e ressignificação de saberes na realização de práticas educativas inclusivas e acessíveis.
Acácio Almeida
Professor da Universidade Federal do ABC (Bacharelado em Relações Internacionais, Bacharelado de Ciências e Humanidades, Programa de Pós- Graduação em Relações e Especialização em Estudos Africanos e Afro- Brasileiros). Tem Graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, especialização em Saúde Global e Diplomacia da Saúde pela Fundação Osvaldo Cruz – FIOCRUZ, Mestrado em Ciências Sociais (antropologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, Doutorado em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo – USP e Pós-doutorado pela Faculdade de Saúde Pública – USP. Atualmente preside a Associação Brasileira de Estudos Africanos – ABEÁFRICA (gestão 2023 2024) e coordena o Projeto de Qualificação de Trabalhadoras Domésticas, parceria UFABC e Ministério do Trabalho e Emprego. É membro da Cátedra Sergio Vieira de Mello (CSVM/UFABC), pesquisador associado ao Grupo de Antropologia da Comunicação da Université Félix Houphouët-Boigny (Côte dIvoire) e membro do Iniciativa África Instituto Lula. Foi Pró-Reitor de Assuntos Comunitários e Políticas Afirmativas da Universidade Federal do ABC (2018 a 2022); foi coordenador do Observatório de Políticas Afirmativas do Fórum Nacional de Pró-reitoras(es) de Assistência Estudantil – OPA/FONAPRACE; coordenou a pesquisa “Migração e saúde: itinerários terapêuticos, práticas e estratégias de cura de imigrantes africanos na cidade de São Paulo” (edital universal CNPq); Atuou como membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; foi coordenador do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros – NEAB/UFABC; foi consultor em projetos da UNESCO nos anos de 2018 e 2023.
Período do curso: 11 de setembro a 27 de novembro de 2024
Aulas: online às quartas-feiras, das 19h às 21h
Carga horária: 24h
Total de Participantes: 30
Público-alvo: Comunidade de docentes, discentes e demais colaboradores (as) do Conservatório e demais pessoas interessadas.
Pré-requisitos: Não há
Critério de seleção: Carta de interesse e compromisso
Prazo de inscrição: até 16 de setembro de 2024
Link de inscrição: https://sustenidosorganizacao128713.rm.cloudtotvs.com.br/FrameHTML/Web/App/Edu/PortalProcessoSeletivo/?c=2&f=1&ps=125#/es/informacoes
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria Escolar: secretaria@conservatoriodetatui.org.br
—
CURSO DE CURTA DURAÇÃO
Improvisação livre: um caminho para a expansão da escuta e da técnica para o performer contemporâneo
Com Rogério Costa
A improvisação livre lida diretamente com o som através da performance instrumental, quase sempre coletiva e interativa, pensando o instrumento de uma forma ampla e irrestrita (acústico, elétrico, eletrônico, misto, inventado, etc.). Há uma ênfase na criação experimental em tempo real (música em ação) e no processo em contraposição à ideia de obra (música enquanto produto). O resultado de uma performance é irrepetível e tem a ver com o aqui e agora. A improvisação demanda um exercício de escuta profunda, de si, do todo e do ambiente. Nesse ambiente o performer não é um intérprete que reproduz um repertório pré-existente. Ele produz e cria música interativa. Na improvisação livre não se exige “excelência” técnica, pois não há uma técnica específica para improvisar. Não há materiais sonoros inadequados. Todo som pode se tornar musical dentro de uma performance de improvisação. Em última análise, cada um participa na medida das suas possibilidades, vontades e desejos. Nesse curso pretendo propor aos participantes vivências e reflexões com o objetivo de pensar a improvisação enquanto uma ferramenta que possibilite um redimensionamento do papel do intérprete na música contemporânea visando um performer radicalmente criativo. O curso traz de forma implícita, uma crítica às formas tradicionais de educação musical que geralmente reproduzem modelos de música que não incentivam práticas criativas, e favorecem somente a reprodução do repertório. A ideia é integrar a composição e a performance em uma perspectiva criativa e transformar o intérprete em um performer-criador.
Rogério Costa
Compositor, performer, saxofonista e investigador. Professor livre docente no Departamento de Música da Universidade de São Paulo. Atualmente, coordena projetos de pesquisa sobre a improvisação e suas conexões com outras áreas de estudo tais como composição, educação, tecnologia, etnomusicologia, filosofia, as ciências cognitivas, micropolítica e decolonialidade e possui uma vasta produção bibliográfica sobre esses temas publicada em revistas, anais de congresso e livros. O mais importante dos seus projetos atuais é a Orquestra Errante, grupo que desenvolve pesquisas sobre improvisação e práticas criativas coletivas. Fundada em 2009, a OE é constituída por alunos da graduação e da pós-graduação Universidade de São Paulo e funciona de forma horizontal e democrática. Autor do livro Música Errante: o Jogo da Improvisação Livre, em 2024 publicou o livro Autour de l’ Improvisación: Essais em colaboração com as professoras Inés Pérez-Wilke e Patricia Kuypers.
Período do curso: 05 de outubro a 19 de outubro de 2024
Aulas Presenciais: sábados das 9h às 17h
Local: Salão Villa-Lobos (Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP)
Carga horária: 12h
Total de Participantes: 15
Público-alvo: Não é necessário “tocar bem” um instrumento musical para participar. O que importa é o desejo de participar. Estão convidadas pessoas envolvidas com música, arte, processos criativos e curiosas sobre a improvisação
Pré-requisitos: Todos devem levar seus instrumentos. Não há pré-requisitos no que diz respeito ao nível técnico. O único requisito é que as pessoas estejam dispostas a participar de práticas musicais interativas com o instrumento que escolherem (voz, corpo, instrumento acústico, elétrico, eletrônico, inventado etc.)
Critério de seleção: Não há
Prazo de inscrição: até 02 de outubro de 2024
Link de inscrição: https://sustenidosorganizacao128713.rm.cloudtotvs.com.br/FrameHTML/Web/App/Edu/PortalProcessoSeletivo/?c=2&f=1&ps=128#/es/informacoes
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria Escolar: secretaria@conservatoriodetatui.org.br
—
CURSO DE CURTA DURAÇÃO
Luteria de Reparos e Manutenção de Instrumentos de Arco
Com Fábio Vanini
Saber definir estratégias e planejamentos para solução de diferentes casos de danos em instrumentos de cordas friccionadas; Conhecer aspectos de manutenção de instrumentos de arco; Saber elaborar uma carteira de serviços de luteria de reparos e manutenção como importante fonte de recursos financeiros para um atelier de luteria;
Fábio Vanini
Apaixonado por atividades ligadas ao uso de madeiras, neto e filho de luthier. Apesar de ter se formado como técnico em química (ETECAP) e bacharel em Ciências Biológicas (Unicamp), prática da luteria desde 1992. Inicialmente, como atividade paralela, mas dedicando-se a ela profissionalmente desde 2005, quando teve a oportunidade de estudar luteria de instrumentos de arco na Bottega di Parma, em Parma, Itália, sob tutela do maestro Desiderio Quercetani. Manteve, em 2007, um atelier-escola em Campinas, mas logo mudou-se para São Paulo, em 2008, quando trabalhou juntamente com o luthier Rafael Sando. Em 2014, montou seu próprio atelier, em atividade até hoje, sempre na capital Paulista. Em 2020, deu início ao ensino remoto da luteria de ajustes e reparos de instrumentos de arco, agregando mais de 350 alunos pelo Brasil e no exterior. Atualmente, possui um atelier na região do Ipiranga em São Paulo, onde atende músicos de todos os níveis, além de diversas entidades de ensino e prática musical, sempre com cordas friccionadas.
Período do curso: 18 de outubro a 19 de outubro de 2024
Aulas Presenciais: sextas-feiras, das 13h às 20h30 e sábado das 8h às 15h30
Local: Salão de Luteria – Unidade Chiquinha Gonzaga (Rua São Bento, 808, Centro, Tatuí-SP)
Carga horária: 12h
Total de Participantes: 15
Público-alvo: Músicos, luthiers, estudantes de música ou luteria
Pré-requisitos: Ser músico, luthier ou estudante destas áreas (comprovar a atividade ou os estudos. Em caso de auxiliar algum luthier profissional, apresentar carta de recomendação assinada). Em caso de músicos ou estudantes de música interessados, apresentar carta com justificativa, contendo objetivos e finalidades do interesse neste curso, para análise. Será dada preferência aos que já possuírem ferramentas em casa ou acesso a elas, para que esta atividade possa ser replicada posteriormente
Critério de seleção: Carta de Interesse ou Carta de Indicação
Prazo de inscrição: até 02 de outubro de 2024
Link de inscrição: https://sustenidosorganizacao128713.rm.cloudtotvs.com.br/FrameHTML/Web/App/Edu/PortalProcessoSeletivo/?c=2&f=1&ps=124#/es/informacoes
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria Escolar: secretaria@conservatoriodetatui.org.br
—
CURSO DE CURTA DURAÇÃO
Loa, toada e presepada (Cavalo-Marinho)
Com Mestre Martelo (PE) e Cibele Mateus (SP)
O curso é fundamentado na brincadeira do Cavalo-Marinho pernambucano. Serão apresentados os contextos socioculturais e históricos da brincadeira e trabalharemos a vivência prática de elementos que constituem algumas de suas figuras (personagens), em especial, a figura do “Mateus”, como “loa” (versos), “toadas” (músicas) e presepadas (comicidade), passando também pela prática de trupés (dança) – elemento marcante do brinquedo.
Mestre Martelo – Sebastião Pereira de Lima
Conhecido como Seu Martelo, é brincador de “Mateus” de Cavalo Marinho há 69 anos, sendo o mais velho em atividade no estado de Pernambuco. Um mestre, que não gosta de ser chamado de mestre. Integra o grupo Estrela de Ouro há 46 anos. Participou de vários grupos de Cavalo Marinho e Maracatu Rural da região da Zona da Mata Norte pernambucana. É autor do livro “Mateus de uma vida inteira”, onde narra sua trajetória de vida e brincadeira.
Cibele Mateus
É artista da cena, diretora, educadora social e pedagoga. Desde 2005 desenvolve seus trabalhos cênicos a partir de motrizes e matrizes afro-brasileiras. Vem fazendo sua trajetória de arte-vida em busca das máscaras de pretume, buscando criar uma poética própria de comicidade negra. Através da pesquisa e vivências como Mateus (figura cômica que pinta o rosto de carvão), vem contribuindo com diversos espaços de formação pelo Brasil.
Período do curso: 02 de outubro a 04 de outubro de 2024
Aulas Presenciais: quarta a sexta-feira, das 14h às 18h
Local: Setor de Artes Cênicas (Rua XV de Novembro, 63/67, Centro, Tatuí-SP)
Carga horária: 12h
Total de Participantes: 20
Público-alvo: Atrizes, atores, estudantes de teatro, dançarinos (as), performers, músicos e musicistas, artistas do corpo e interessados em geral
Pré-requisitos: Não há
Critério de seleção: Ordem de inscrição
Prazo de inscrição: até 02 de outubro de 2024
Link de inscrição: https://sustenidosorganizacao128713.rm.cloudtotvs.com.br/FrameHTML/Web/App/Edu/PortalProcessoSeletivo/?c=2&f=1&ps=126#/es/informacoes
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria Escolar: secretaria@conservatoriodetatui.org.br
—
CURSO LIVRE
Regência Sinfônica: Técnica e Aplicação Prática
Com Mônica Giardini
O curso se destina a estudantes de regência que já atuam ou pretendem atuar na área de Orquestras ou Banda Sinfônica. Com isso, o curso será dividido em 3 partes: Técnica de regência, dinâmica de ensaio e aplicação das técnicas ensinadas das etapas anteriores com base no repertório de Banda Sinfônica.
Mônica Giardini
Doutora e mestre pela USP (Universidade de São Paulo), com formação em piano, e bacharel em violão e Pedagogia plena. Participou como regente de diversas conferências e congressos de Bandas Sinfônicas no Brasil, África do Sul e Argentina, e como regente adjunta da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. É regente titular da BSJESP (Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo), e da São Paulo Wind Ensemble, atua como clinician (professora e conferencista) do Sopro Novo Bandas da Yamaha do Brasil, tendo escrito e publicado o Caderno de Regência da coleção deste projeto.
Período do curso: 05 de novembro a 30 de novembro de 2024
Aulas Híbridas: encontros virtuais às terças-feiras, das 19h às 22h e presencial aos sábados das 9h às 16h
Carga horária: 24h
Total de Participantes: 20
Público-alvo: Músicos, estudantes de música e interessados em geral
Pré-requisitos: Tocar algum instrumento e ter boa leitura musical
Critério de seleção: Carta de interesse e currículo
Prazo de inscrição: de 30 de setembro até 24 de outubro de 2024
Link de inscrição: https://sustenidosorganizacao128713.rm.cloudtotvs.com.br/FrameHTML/Web/App/Edu/PortalProcessoSeletivo/?c=2&f=1&ps=127#/es/informacoes
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Secretaria Escolar: secretaria@conservatoriodetatui.org.br
***
O Conservatório de Tatuí e a Sustenidos Organização Social de Cultura agradecem aos patrocinadores que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo e por verba direta.
Patrocinador platina: Visa
Patrocinador ouro: Rede Itaú
Patrocinador prata: Cipatex
Patrocinador cobre: Drogal
Patrocinador bronze: Sicoob
Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório de Música e Teatro de Tatuí é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina, importante equipamento de formação e difusão artística da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Artes Cênicas, Música Erudita, Música Popular e Educação Musical. Atende cerca de 2.700 estudantes anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.
Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.