Notícias

Katia Preta é a convidada do mês para a Roda de Choro

Uma das primeiras mulheres a tocar trombone de vara no Brasil se apresentará na terça-feira (27), às 17h, no Foyer Mário Covas, no Teatro Procópio Ferreira

Katia Preta é a convidada do mês para a Roda de Choro

22/08/2024

O Clube do Choro do Conservatório de Tatuí, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura, dá continuidade à temporada 2024 e convida, neste mês, a trombonista Kátia Preta. Ela participará da Roda de Choro deste mês na próxima terça-feira (27), às 17h, no Foyer Mário Covas, no Teatro Procópio Ferreira. O evento é aberto ao público e músicos(as) de toda a região são bem-vindos(as) para se juntarem à roda.

Considerada uma das primeiras mulheres a tocar trombone de vara no Brasil, Kátia é muito conhecida no cenário musical, pois foi pioneira no mundo dos shows, bailes e gravações. Ela criou a própria banda, intitulada ‘Encanto na Folia’, composta apenas por mulheres, para animar o carnaval do Rio de Janeiro. Com essa banda, ficou em primeiro lugar por três anos consecutivos no concurso de bailes da Riotur. Além disso, criou ‘Tem Preta na Roda’, sua roda de samba, e o projeto ‘Som da Preta’, que mescla ritmos e estilos diversos.

Kátia Preta também participou das bandas dos cantores Seu Jorge, Da Gama, Rogê, Pablo Moses, Bruno Maia, Dhemma, Carlos Dafé, Álvaro, Mestre Darcy do Jongo, Gerson King Kombo, Getúlio Côrtes, Rubel, e Velha Guarda Musical de Vila Izabel, entre outros. Como integrante da banda ‘Caixa Preta’, fez dois CDs de Jongo contemporâneo e acompanhou MPB4, Armandinho, Leila Maria, Sergio Loroza, B Negão e Mr. Catra.

As Rodas de Choro do Conservatório de Tatuí são realizadas sempre na última terça-feira do mês. A cada edição, o Clube do Choro convida um ou uma artista para entrar na roda e compartilhar seus conhecimentos com estudantes e músicos(as) e admiradores(as) do choro. As Rodas de Choro são encontros animados, com muita troca de informações, conhecimentos e prática deste importante gênero musical – nosso patrimônio cultural. Vale lembrar que o projeto reúne estudantes, artistas e admiradores do gênero musical para trocar informações, conhecimentos e estimular a prática do Choro.

SERVIÇO:

Roda de Choro do Conservatorio de Tatuí
Convidada: Katia Preta, trombonista
Data:
27 de agosto de 2024, terça-feira
Horário: 17h
Local: Foyer Mário Covas (entrada do Teatro Procópio Ferreira)
Rua São Bento, 415, Centro – Tatuí/SP
Evento gratuito

Outros eventos:

Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí

https://www.conservatoriodetatui.org.br/agenda-cultural/
Mais informações: (15) 3205-8434

 

***

O Conservatório de Tatuí e a Sustenidos Organização Social de Cultura agradecem aos patrocinadores que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo e por verba direta.

Patrocinador platina: Visa
Patrocinador ouro: Rede Itaú
Patrocinador prata:
Cipatex
Patrocinador cobre:
Drogal
Patrocinador bronze:
Sicoob

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório de Música e Teatro de Tatuí é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina, importante equipamento de formação e difusão artística da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Artes Cênicas, Música Erudita, Música Popular e Educação Musical. Atende cerca de 2.700 estudantes anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.