Notícias

Lívia e Arthur Nestrovski apresentam concerto que une o clássico e o popular no Conservatório de Tatuí

Pai e filha realizam espetáculo gratuito no Teatro Procópio Ferreira nesta sexta-feira, 16, às 20h

Lívia e Arthur Nestrovski apresentam concerto que une o clássico e o popular no Conservatório de Tatuí

12/09/2022
O Teatro Procópio Ferreira, espaço cultural do Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – receberá na sexta-feira, 16, às 20h, os artistas Lívia e Arthur Nestrovski. Pai e filha apresentam um concerto com faixas de álbuns da parceria em família. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados pela plataforma virtual INTI ou pessoalmente, na bilheteria do teatro, de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.

O programa reúne canções do último álbum lançado pelos artistas, a obra ‘Sarabanda’, de 2020. Há também a versão do compositor gaúcho para o clássico ‘Cisne’, composto pelo francês Camille Saint-Saëns, em 1886. A canção contempla um repertório para violoncelo com letra em português cantada na voz de Lívia. No mesmo espírito das letras que criou para Schubert, Schumann e outros, Arthur Nestrovski transporta a música do mestre francês romântico para o universo da canção brasileira.

Além da versão de ‘Cisne’, pai e filha preparam um repertório com as novas versões para canções de Schubert e Schumann (com seus poetas), letras inéditas para uma ‘Sarabanda’ de Bach e dois estudos para violão de Fernando Sor (séc. 19), além de quatro novas canções – letra e música de Arthur –, uma de Zé Miguel Wisnik e parcerias de Vinicius de Moraes com Tom Jobim e Francis Hime.

Doutor em literatura e música pela Universidade de Iowa (EUA), Arthur Nestrovski foi professor titular de literatura comparada na PUC-SP, articulista da Folha de S.Paulo e editor da PubliFolha. Desde 2010 é diretor artístico da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e nomeado, em 2012, como diretor artístico do Festival de Inverno de Campos do Jordão.

No mundo literário, já publicou as obras ‘Autor de Tudo Tem a Ver – Literatura e Música’ (2019) e ‘Outras Notas Musicais’ (2009), entre outros livros – incluindo obras premiadas da literatura infantil. Na área musical, atua como violonista e compositor, tendo a oportunidade de se apresentar e gravar com artistas como Zé Miguel Wisnik, Zélia Duncan e Adriana Calcanhotto. A discografia inclui os CDs solo ‘Jobim Violão e Chico Violão, o DVD O Fim da Canção’ (com Wisnik e Luiz Tatit) e dois álbuns com a filha, a cantora Lívia Nestrovski: ‘Pós Você e Eu’ (2016) e ‘Sarabanda’ (2020).

Bacharel em Música Popular pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e mestre em Musicologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UniRio), Lívia Nestrovski já lançou, além do projeto “Sarabanda”, os álbuns DUO (2012), com Fred Ferreira, Pós Você e Eu (2016) e De Nada Mais a Algo Além (2014), com Luiz Tatit e Arrigo Barnabé. Este último, referiu-se a ela como “tranquilamente uma das maiores vozes de sua geração”.

Ao lado do guitarrista Fred Ferreira, a cantora já se apresentou em teatros e festivais de 16 países, em locais que se estendem da Amazônia ao Monte Líbano, de festivais de literatura em cidades medievais a aldeias indígenas em áreas remotas do sertão brasileiro, do evento de moda mais icônico da América Latina a importantes teatros de Nova York. Em 2017, foram os primeiros artistas brasileiros a pisar na Síria desde o início dos conflitos no país, apresentando-se na Ópera de Damasco em um evento promovido pela Embaixada do Brasil.

Lívia Nestrovski e Fred Ferreira também produziram e tocaram ao vivo sonora do desfile histórico da São Paulo Fashion Week “As Mudas”, de Ronaldo Fraga, que é o responsável por assinar os figurinos da artista. Em 2019, Lívia ganhou o Prêmio Profissionais da Música na categoria Cantora.

SERVIÇO

Show Lívia e Arthur Nestrovski
Data: 16 de setembro de 2022, sexta-feira
Horário: 20h
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita

Agradecemos aos patrocinadores do Conservatório de Tatuí que apoiam nossas atividades via Lei de Incentivo à Cultura:

Patrocinador Safira: Nubank

Patrocinador Diamante: Instituto CCR e Sabesp

Patrocinador Ouro: CSN

Patrocinador Prata: Cipatex e Visa

Patrocinador Bronze: Faber Castell e Case IH (marca da CNH Industrial)

 

E aos que apoiam nossas atividades via verba direta:
Patrocinador Prata:
Eixo SP, Rodovias do Tietê

Patrocinadores Sustenidos: Nubank, VISA, Bradesco, CTG Brasil, CCR, Sabesp, Grupo Maringá, SulAmérica, Microsoft, Bayer, CSN, Novelis, Blau, Cipatex, Eixo SP, Rodovias do Tiête, Faber-Castell, WestRock, SKY, BTP, CNH Industrial, Supermercados Tauste e Castelo Alimentos.

Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.

Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.