Notícias
Master Classes promovidas pelo Conservatório de Tatuí viabilizam aprendizados musicais e culturais
Neste mês da diversidade, serão realizadas oito master classes gratuitas com os mais variados temas e especialistas
12/06/2023
O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria de Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – realizará oito master classes gratuitas. Com o intuito de possibilitar a troca entre mestres, mestras e estudantes, as aulas possibilitam o aprofundamento em diversos instrumentos e culturas. Para as apresentações realizadas no Teatro Procópio Ferreira, os ingressos podem ser adquiridos pela internet na plataforma INTI ou na bilheteria do teatro, de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.
A primeira master class, no dia, às 9h, será com os vencedores do 1º Concurso de Canto Lírico Joaquina Lapinha, realizado em 2022. O concurso dedicado a solistas pretos, pardos e indígenas, premiou Thainá Souza e Marcelo Dias, ambos com carreiras de prestígio. A cantora lírica recebeu o segundo lugar e já se apresentou em importantes festivais de música, como o Festival de Música Nova Gilberto Mendes, na Konzerthaus e na Filarmônica em Berlim. Integrou o elenco da ópera Armide, no XXI Festival de Ópera do Theatro da Paz e atualmente é preparadora do vocal do Coro Carlos Gomes e do Coro Golfchor, de Berlim. O também vencedor, Marcelo Dias, integra a Camerata Antíqua de Curitiba e já participou de inúmeros recitais, cortinas líricas e concertos. Já interpretou personagens nas óperas ‘O Empresário’, ‘Cavalleria Rusticani’, ‘La Finta Semplice’, ‘Pimpinone’, ‘Gianni Schicchi’, ‘L’elisir D’amore’, ‘The Old Maid and the Thief’, ‘Pagliacci’, ‘Der Freischütz’, e ‘Die Meistersinger von Nürnberg’ (R. Wagner), esta última, em Aachen na Alemanha.
No dia 23, às 14h, Welson Temura e Randy Lee, ministram uma aula de violão e trompete. Os músicos norte-americanos formam o grupo ‘Tremura I Lee’. Criado em 2018, este eclético trompete e violão/vocal brasileiro apresenta transcrições clássicas, canções brasileiras e jazz. Desde a sua fundação, eles se apresentam em vários eventos estaduais e nacionais e fizeram turnês pelos EUA, Espanha, Suécia e Equador. Além de músicos e acadêmicos, eles são apaixonados por ensinar e atuam na educação e formação de músicos onde ministram cursos, palestras, master classes que vão desde oficinas de música brasileira, técnicas violonísticas, até a pedagogia do trompete/metal e temas relacionados a música.
Representando a cultura indígena Kariri-Xocó, o Cacique Wiryçá, a partir de cantos e histórias, apresenta a cosmovisão de seu povo, cujo território está localizado nas margens do Rio São Francisco, na divisa entre Alagoas e Sergipe. A master class do Grupo Warakdzã, da aldeia Kariri-Xocó, será no dia 23 de junho, às 19h, no Teatro Procópio Ferreira.
No dia seguinte, às 9h, as gêmeas Célia e Celma realizam a Master Class de Música Raiz: canto e regionalidade, no Salão Villa-Lobos. Com uma carreira de mais de 70 anos, as artistas se apresentam desde os cinco anos de idade cantando ‘jingles’ na televisão. No início dos anos 60, Celia e Celma foram contratadas por Moacyr Franco na TV Tupi, e depois na TV Globo. Ambas fizeram parte do grupo Turma da Pesada e com ele venceram o Festival de Música de Juiz de Fora. Se apresentaram em Tóquio, no Japão, e levaram a música popular brasileira para o país. Além de Moacyr Franco, dividiram o palco com os cantores Cauby Peixoto, Wilson Simonal, Emílio Santiago e Gilberto Gil.
O dia 26 conta com duas master classes, às 14h, uma delas será no Auditório da Unidade 2 e abordará o ‘piano moderno na rítmica afro-brasileira’, com o artista Amaro Freitas. Seus álbuns de estreia Sangue Negro (2016) e Rasif (2018) foram aclamados e o pernambucano ganhou projeção internacional por ter um talento surpreendente no instrumento. A segunda apresentação do dia, na Sala 13 da Unidade 2, traz Ricardo Camargo para uma aula de Eufônio, Barítono e Trompete Baixo. O multi-instrumentista tem participações em orquestras importantes, como: Orquestra do Theatro Municipal de São Paulo, Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Orquestra Filarmônica de Goiás, Orquestra Experimental de Repertório, Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, entre outras. Ganhou por duas vezes o primeiro prêmio do Concurso de Solistas do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim (atual EMESP), em 2006 e 2007 e venceu o Concurso de Jovens Solistas da Banda Sinfônica Jovem de São Paulo.
O solista e camerista Radegundis Feitosa comanda a master class do dia 27, com foco nos fundamentos para a prática da trompa. O artista desenvolve uma carreira de importantes realizações. Gravou o primeiro CD de um instrumentista de metal brasileiro com piano interpretando obras do repertório tradicional para o instrumento, dentre elas o Adágio e Allegro de R. Schumann e a Sonata op. 17 de Beethoven, assim como o primeiro álbum solo com improvisação em obras brasileiras na trompa. Durante seu curso de Mestrado, Radegundis passou a desenvolver pesquisas relacionadas à performance e ao aprendizado na trompa, o que tem gerado várias publicações.
Para finalizar a programação, nos dias 30 de junho e 01 de julho, o convidado Ney Rossauro, fundador do curso de percussão da Escola de Música de Brasília, realiza duas master classes sobre a técnica dos instrumentos sinfônicos de percussão. Além de percussionista, Ney é compositor e pedagogo. Como compositor, já escreveu mais de 150 obras e métodos didáticos para instrumentos de percussão. Suas obras são executadas nos cinco continentes e suas onze produções fonográficas tem recebido críticas elogiosas da imprensa internacional. Como pedagogo e solista, possui sólida carreira internacional tendo participado de importantes festivais e tocado com renomadas orquestras em cerca de 50 países.
SERVIÇO
Data: 13 de junho de 2023, terça-feira
Horário: 9h
Master Class com os Vencedores do Joaquina Lapinha 2022
Convidados(as): Thaina Souza e Marcelo da Silva
Local: Auditório da Unidade 2
Rua São Bento, 808, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita
Data: 23 de junho de 2023, sexta-feira
Horário: 14h
Master Class de Violão e Trompete com Welson Tremura e Randy Lee
Tema: “Arranjo e interpretação para violão e trompete”
Local: Auditório da Unidade 2
Rua São Bento, 808, Centro, Tatuí-SP
Transmissão ao vivo pelo Youtube
Entrada gratuita
Data: 23 de junho de 2023, sexta-feira
Horário: 19h
Master Class com o Grupo Warakdzã, Aldeia Kariri Xocó (AL)
Tema: “A cultura indígena Kariri-Xocó com o Grupo Warakdzã”
Convidado: Cacique Wiryçá
Participação: Everu, Aramis, Rhayane e Rinaria
Local: Teatro Procópio Ferreira
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Transmissão ao vivo pelo Youtube
Entrada gratuita – Retire seu ingresso pela plataforma INTI
Data: 24 de junho de 2023, sábado
Horário: 9h
Master Class de Música Raiz: Canto e regionalidade com Célia e Celma
Convidadas: Célia e Celma
Local: Salão Villa-Lobos
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Transmissão ao vivo pelo Youtube
Entrada gratuita
Data: 26 de junho de 2023, segunda-feira
Horário: 14h
Master Class “O piano moderno na rítmica afro-brasileira” com Amaro Freitas
Convidado: Amaro Freitas
Local: Auditório da Unidade 2
Rua São Bento, 808, Centro, Tatuí-SP
Transmissão ao vivo pelo Youtube
Entrada gratuita
Data: 26 de junho de 2023, segunda-feira
Horário: 14h
Master Class de Eufônio, Barítono, Trompete Baixo: Estudos individuais e preparação para provas com Ricardo Camargo
Convidado: Ricardo Camargo
Local: Sala 13 – Unidade 2
Rua São Bento, 808, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita
Data: 27 de junho de 2023, terça-feira
Horário: 14h
Master Class com Radegundis Feitosa
Tema: “Arte e consciência: fundamentos para a prática da trompa”
Convidado: Radegundis Feitosa
Local: Auditório da Unidade 2
Rua São Bento, 808, Centro, Tatuí-SP
Transmissão ao vivo pelo Youtube
Entrada gratuita
Data: 30 de junho e 01 de julho de 2023, sexta-feira e sábado
Horário: 14h
Master Class de Percussão Sinfônica com Ney Rossauro
Tema: “A técnica dos instrumentos sinfônicos de percussão e dicas de como estudar”
Convidado: Ney Rossauro
Local: Sala 12- Percussão
Rua São Bento, 415, Centro, Tatuí-SP
Entrada gratuita
Programação
www.conservatoriodetatui.org.br/programacao
Ingressos: https://conservatorio-de-tatui.byinti.com
Ingresso Solidário
Para contribuir com a Campanha Conserva Solidário, a doação de alimentos e agasalhos na entrada do Teatro Procópio Ferreira é muito bem-vinda. O que doar: alimentos não perecíveis (arroz, feijão, macarrão, café, açúcar, óleo, leite, farinha de trigo, molho de tomate, biscoitos/bolachas, milho de pipoca) e agasalhos (roupas e cobertores). As doações podem ser entregues nos espaços culturais ou nas unidades educacionais da instituição.
**
O Conservatório de Tatuí e da Sustenidos Organização Social de Cultura, agradecem ao Itaú que apoia nossas atividades formativas meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Patrocinador: Itaú.
Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.
Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Big Bangl. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita pelo prêmio Melhores ONGs a Melhor ONG de Cultura em 2018 e uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2022, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.