Notícias
Mostra Nyama de animação negra é destaque do ‘Cine Bibi’ de fevereiro
Projeto do Conservatório de Tatuí exibe curtas de animação que abordam a temática afrodiaspórica, em três sessões gratuitas, dia 18, no Teatro Procópio Ferreira

O ‘Cine Bibi’ de fevereiro traz para o Teatro Procópio Ferreiro a Mostra Nyama de animação negra, com a exibição de seis curtas-metragens brasileiros. O cineclube do Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina, realiza três sessões gratuitas, às 11h, 15h e 19h30, todas no dia 18. Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, o projeto é uma homenagem à dama do teatro, a atriz Bibi Ferreira. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados online antecipadamente pela plataforma INTI ou de forma presencial na Bilheteria do Teatro Procópio Ferreira, aberta ao público de terça a sexta-feira, das 13h às 16h e das 17h às 20h.
A edição de fevereiro do ‘Cine Bibi’ será realizada no dia 18, terça-feira, e promove um mergulho do público no universo da animação brasileira em curtas-metragens. O evento tem entrada gratuita, é aberto ao público em geral e para estudantes, com uma curadoria especializada que preparou sessões temáticas pensadas para cada faixa etária, celebrando a riqueza da produção nacional afrodiaspórica. Após cada exibição, os(as)participantes participarão de uma roda de conversa sobre identidade negra, arte, ludicidade e outros assuntos.
Das 10h às 11h, a ‘Manhã Infantil’ apresenta os curtas ‘Bia Desenha’, ‘Ewè dê Òsányìn’ e ‘Nana e Nilo’, seguida de uma conversa sobre arte e ludicidade negra. A ‘Tarde Juvenil’ exibe ‘Maré Braba’, ‘Quando a chuva vem?’, ‘AniMAM’ e ‘Ewè dê Òsányìn’, das 15h às 16h, e logo após, participantes falarão sobre animação e identidade. Já a sessão da ‘Noite Adulta’, inicia às 19h30, com a apresentação de ‘Maré Braba’, ‘Quando a chuva vem?’, ‘AniMAM’ e ‘Ewè dê Òsányìn’. Por fim, o público participará de uma aula interativa sobre a animação negra e seus impactos socioculturais.
A mostra Nyama promove identificação e pertencimento para o público, a partir do fato que muitas crianças crescem sem acesso a conteúdos infantis que pouco dialogam com suas vivências. O evento tem curadoria de Adriano Cipriano, animador e co-fundador do Coletivo Nyama de animação. Cipriano também se destaca como idealizador e diretor criativo do Estúdio Roncó, além de seu trabalho como pesquisador, curador e organizador de outras mostras e festivais como a Festival Kilombinho e Anima Cinemão.
Para saber mais sobre os filmes exibidos pelo ‘Cine Bibi’ e conferir todas as atrações da Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí, basta acessar o site da instituição. A programação está sujeita a alterações.
SERVIÇO
Agenda Cultural do Conservatório de Tatuí
https://www.conservatoriodetatui.org.br/agenda-cultural/
Mais informações: (15) 3205-8434
***
O Conservatório de Tatuí e a Sustenidos Organização Social de Cultura agradecem aos patrocinadores que apoiam nossas atividades por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
Patrocinadores do Conservatório de Tatuí: Instituto CCR, Rede Itaú, Zanchetta, Cipatex, Drogal, Marquespan, Sicoob
Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório de Música e Teatro de Tatuí é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina, importante equipamento de formação e difusão artística da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento, todos gratuitos, nas áreas de Artes Cênicas, Música Erudita, Música Popular e Educação Musical. Atende cerca de 3.000 estudantes anualmente, vindos(as) de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.
Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área cultural. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal de São Paulo, do Conservatório de Tatuí e do Musicou, além dos projetos especiais: MOVE e BIG BANG. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita pelo prêmio Melhores ONGs a Melhor ONG de Cultura em 2018 e uma das 100 Melhores ONGs do Brasil em 2022, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas.