22/09/2023

Mudança de nomenclatura dos Concursos: 1° Concurso de Música de Câmara do Conservatório de Tatuí, em  homenagem ao professor “João Del Fiol” e  1º Concurso de Conjunto Popular do Conservatório de Tatuí, em homenagem ao “Maestro Antônio Carlos Neves Campos”, agora denominados: 1º Concurso Jovem de Música de Câmara do Conservatório de Tatuí, em homenagem ao professor “João Del Fiol” e 1º Concurso Jovem de Conjunto Popular do Conservatório de Tatuí, em homenagem ao “Maestro Antônio Carlos Neves Campos”.

São frequentes e famosos os Concursos de Jovens Instrumentistas, Cantores, Regentes, mas concurso de Música de Câmara e Conjunto Popular? Uma novidade.

O Conservatório de Tatuí tem a honra e a felicidade de lançar dois novos Concursos em 2023: o 1º Concurso Jovem de Música de Câmara do Conservatório de Tatuí, em  homenagem ao professor “João Del Fiol” e o 1º Concurso Jovem de Conjunto Popular do Conservatório de Tatuí, em homenagem ao “Maestro Antônio Carlos Neves Campos”.

Os certames foram idealizados com o propósito de incentivar jovens instrumentistas e cantores(as), que estejam em desenvolvimento das carreiras, a fim de estimular a prática da performance musical coletiva, abarcando as duas grandes áreas musicais do Conservatório de Tatuí: Área de Música Erudita e Área de Música Popular.

Assim como a maioria dos Concursos Jovens promovidos no Brasil há mais 80 anos, criados para estimular jovens instrumentistas e cantores(as), eles delimitam uma idade para seus inscritos. O Concurso Jovens Solistas da Osesp permite a participação de Jovens Solistas brasileiros natos ou naturalizados com até 25 (vinte e cinco) anos completos para instrumentistas ou 30 (trinta) anos completos para cantores(as); O II Concurso Jovens Solistas Radegundis Feitosa, promovida pela UFPB, voltado a estudantes que tenham até 30 anos completos para a categoria instrumentistas ou 35 anos para cantores(as), que estejam matriculados em um dos cursos de música ofertados pela UFPB; O Concurso de Violino Paulo Bosisio, promovido em parceria com o Conservatório de Tatuí em 2022, tinha como idades limites, na categoria “C”: até 14 anos; na categoria “B”: até 20 anos e na categoria “A”: até 27 anos.

Outros exemplos são o IV Concurso Jovens Solistas Gramado in Concert, que permite a inscrição de instrumentistas jovens brasileiros e estrangeiros de 12 a 28 anos. Já no Concurso Nacional Basileu França voltado para jovens solistas e regentes, podem participar jovens instrumentistas entre 14 e 25 anos; cantores entre 16 e 35 anos; regentes entre 20 e 35 anos.

Sendo o Conservatório de Tatuí um espaço escolar, decidimos dedicar estes concursos ao público jovem, e, de acordo com o Estatuto da Juventude, são considerados jovens aqueles que têm idade entre 15 e 29 anos. Assim, o limite de idade definido para o 1º Concurso Jovem de Música de Câmara do Conservatório de Tatuí, em  homenagem ao professor “João Del Fiol” e o  1º Concurso Jovem de Conjunto Popular do Conservatório de Tatuí, uma homenagem ao “Maestro Antônio Carlos Neves Campos”, foi de 30 anos, por buscarmos possibilitar maior participação e empoderamento da juventude, em acordo com princípios da ONU, pois são considerados como os principais impulsionadores do desenvolvimento sustentável em todo o mundo.

Atenciosamente,

Sustenidos Organização Social de Cultura