Nota de Falecimento: Antonio Meneses

O renomado violoncelista brasileiro faleceu no último sábado, 03/08, na Suíça.

Nota de Falecimento: Antonio Meneses

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura – comunica, com grande pesar, o falecimento do violoncelista Antonio Meneses, ocorrido no último sábado (03/08).

O artista nasceu em 1957, em Recife, no seio de uma família de músicos. Seu pai era 1º Trompa da Ópera do Rio de Janeiro. Começou a estudar violoncelo aos 10 anos de idade. Aos 16 anos, conheceu o famoso violoncelista italiano Antonio Janigro, que o convidou a frequentar sua classe em Düsseldorf e, mais tarde, em Stuttgart. Em 1977, ganhou o 1º Prémio no Concurso Internacional ARD de Munique e, em 1982, o 1º Prêmio e Medalha de Ouro no Concurso Tchaikovsky de Moscou.

Apresentava-se regularmente com as mais importantes orquestras do mundo. Entre os distintos maestros com quem colaborou, contam-se Herbert von Karajan, Riccardo Muti, Mariss Jansons e vários outros. Realizou diversas gravações de destaque no cenário musical, era convidado regular de importantes festivais de música e apresentava-se frequentemente em recitais de música de câmara.

Além de uma intensa agenda de concertos, ministrava cursos de aperfeiçoamento na Europa, Américas e Japão, ministrava master classes mensalmente na Academia Stauffer de Cremona (Itália) e, desde 2007, era professor titular de violoncelo na Hochschule der Künste de Berna, Suíça.

O Conservatório de Tatuí teve a honra de recebê-lo em maio do ano passado, quando ministrou master class e tocou como solista convidado junto à Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, sob a batuta do Maestro Emmanuele Baldini.

“Conheci Meneses pelas gravações, quando adolescente na Itália e nunca imaginaria que aquele grande artista, que era meu ídolo da adolescência, seria um companheiro de inúmeras turnês, concertos, gravações, jantares, encontros mais tarde. Nesses meus 20 anos de Brasil, praticamente não passava um ano em que não tivéssemos um encontro musical ou pessoal. E graças à sua generosidade, consegui que ele aceitasse nosso convite para tocar conosco ano passado – e, infelizmente, essa foi uma das últimas apresentações do Antonio no Brasil. Eu costumo dizer que cada ser humano morre duas vezes. A primeira, quando morre corpo. A segunda, quando morre o legado. O legado que ele deixa é imenso e certamente estará sempre presente em quem ama a música, os músicos, os artistas. Um exemplo de um grande brasileiro que levou a grandeza desse nosso país para fora através da música”, comenta Baldini.

“A gente sente muito pela passagem do Antonio. Ele esteve em Tatuí ano passado e foi de uma generosidade sem tamanho, se dispôs a ouvir os alunos. Foi a primeira master classe dele no Conservatório de Tatuí. Eu diria que ele é um ícone do violoncelo brasileiro, o maior nome do violoncelo no Brasil. Para nós, foi um privilégio tê-lo aqui ano passado. Ele foi o primeiro brasileiro a ganhar um concurso russo, o maior concurso de música do mundo. Foi o primeiro brasileiro a conquistar esse prêmio e, depois, rodou o mundo e não parou mais. Tocava em todo lugar do mundo, com uma agenda disputadíssima. A gente, como violoncelista, tem nele a maior referência e orgulho brasileiro”, acrescenta o violoncelista Tulio Pires, professor e coordenador pedagógico no Conservatório de Tatuí.

“A passagem do Antonio pelo Conservatório, em 2023, foi realmente um momento memorável. Poder tocar para ele numa master classe foi o mesmo que ter oportunidade de tocar para décadas e décadas de conhecimentos e experiências musicais ao redor do mundo com os maiores da música. Tocar na frente de um excelente como Antonio Meneses é um desafio e, ao mesmo tempo, uma grande graça. No primeiro ensaio (do concerto com a Orquestra), as primeiras notas fizeram os violoncelistas se olharem, como quem quisesse dizer ‘meu Deus, que som é esse’? O naipe realmente vibrava de alegria. Ele ainda nos presenteou com um belo Bach como bis e foi praticamente impossível de não se emocionar e segurar as lágrimas. Apenas aquele homem e o seu violoncelo soando no teatro e penetrando a alma de cada um ali presente. Enfim, a passagem do Antonio pelo Conservatório marcou minha vida como violoncelista. Me recordo de pensar ‘é possível esse som, essa musicalidade’? E isso me incentivar a querer ser um violoncelista melhor. A passagem do Antonio pelo Conservatório é também uma passagem pela minha vida”, conclui Vinicius Silveira, estudante que tocou na master class e no concerto com Antonio Meneses, em 2023.

Ambas as atividades foram gravadas e podem ser assistidas na íntegra em nosso canal:
Master Class: https://youtube.com/live/0u8qu_lVuDE
Concerto: https://youtu.be/G-V30V5cvjw

O Conservatório de Tatuí e a Sustenidos lamentam a perda do grande violoncelista Antonio Meneses. À família e a todos os amigos(as), nossos sentimentos.

Antonio Meneses, solista convidado da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí em concerto realizado em 17 de maio de 2023