Nota de Falecimento: Bernardo Luís Ribeiro de Toledo Piza

03/06/2024

O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura – comunica, com grande pesar, o falecimento de seu ex-professor, o flautista Bernardo Luís Ribeiro de Toledo Piza, ocorrido no último domingo, 02 de junho.

Nasceu em São Paulo, em 1951. Iniciou seus estudos musicais nos Seminários de Música Pró Arte, sob a orientação de Ricardo Kanji (flauta doce) e Paulo Herculano (matérias teóricas). Graduou-se em instrumento (flauta transversal) no Curso de Música da Escola de Comunicações e Artes da USP em 1977, tendo estudado flauta com Jean-Nöel Saghaard.

Em 1978 obteve auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo  (Fapesp) para realizar curso de especialização em interpretação de música barroca,  como guest student, no Koninklijk Conservatorium voor Musik, em Haia-Holanda, onde Ricardo Kanji lecionava. Obteve seu mestrado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, em 1997.

Como flautista, iniciou sua carreira artística com o Conjunto Musikantiga em 1968. Integrou vários conjuntos de música antiga como Paraphernália, Arsmusike, Música Rara, Quarteto Brisa de Flautas Doces, Fontegara, GreCoAz, entre outros. Apresentou-se como solista de diversas orquestras em salas de concertos do Brasil.

Foi professor de flauta doce e flauta transversal barroca e da interpretação histórica da música barroca de grande prestígio, tendo formado inúmeros flautistas. Ministrou aulas em diversas instituições de ensino de música, festivais e master classes por todo o Brasil. Lecionou nos Seminários de Música Pró Arte de São Paulo, no Conservatório Musical do Brooklyn Paulista, no curso de Música das Faculdades São Judas Tadeu, na  Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM), pela Faculdade Mozarteum, Fapiarte,  Conservatório Municipal de Guarulhos. Deu aulas também em festivais e cursos nas cidades de Londrina e Curitiba, no Paraná, em Joinville, em Santa Catarina, Pouso Alegre, em Minas Gerais, e no curso da Faculdade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro. Foi professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e da Escola Municipal de Música de São Paulo.

Foi o primeiro professor de flauta doce do Conservatório Dramático Musical Dr. Carlos de Campos, inaugurando o Setor de Performance Histórica, em 1973. Também se apresentou e minstrou masterclasses no Conservatório em diversos momentos. Em 2022, foi o homenageado da 8ª Semana de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí.

O Conservatório de Tatuí e a Sustenidos Organização Social de Cultura lamentam a perda do grande músico, flautista e estimado professor. À família e a todos os amigos(as), nossos sentimentos.