Notícias
Nota de Falecimento: Teca Alencar de Brito, grande educadora musical do Brasil e da América Latina
“E no jogo cotidiano de conviver e fazer música com as crianças, eu fui tecendo uma teia de possíveis tramas que redimensionaram as minhas próprias ideias de música, incluindo a maneira de significar sua presença no viver do humano.”
29/08/2023
O Conservatório de Tatuí – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura e considerada a maior escola de música e artes cênicas da América Latina – comunica o falecimento da grande educadora musical, Teca Alencar de Brito, ocorrido no último sábado, 19 de agosto.
A professora e pesquisadora Maria Teresa Alencar de Brito, referência fundamental na educação musical do Brasil e da América Latina. Teca, como todos a conheciam, dedicou-se à educação musical por quase 50 anos.
Obteve títulos de doutora e mestra em Comunicação e Semiótica na PUC-SP. Era bacharel em piano e obteve a licenciatura em educação artística com habilitação em Música. Foi professora e pesquisadora do Departamento de Música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Fundou há mais de 30 anos a Teca Oficina de Música em São Paulo, centro de educação musical voltado para crianças, jovens e adultos.
Foi membro da ANPPOM – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música, Vice-Presidente do FLADEM – Fórum Latinoamericano de Educação Musical e membro do Comitê Acadêmico do Movimento Latinoamericano e Caribenho da Canção Infantil. Para ela, o trabalho com crianças deveria ser pautado pelo respeito. “Basta conhecê-las e respeitá-las: respeitar sua percepção, sua cultura e as características próprias de cada fase de seu desenvolvimento, sua realidade, seu contexto social.”
Parte do trabalho realizado com crianças e adolescentes foi documentado em 7 CDs. Seu trabalho teórico foi também registrado em diversos artigos, capítulos de livros, palestras e livros: “Música na Educação Infantil: propostas para a formação integral da criança”, “Hans-Joachim Koellreutter: ideias de mundo, de música, de educação”, “Koellreutter educador: o humano como objetivo da educação musical”, “Um jogo chamado música: escuta, experiência, criação e educação”.
Proferiu palestra na abertura do 8º Seminário Pedagógico da Amigos do Guri: SER CRIATIVO, promovido pela Sustenidos Organização Social de Cultura, em 2016 e participou da live “Conversas sobre a educação musical no século XXI”, um bate-papo entre as educadoras musicais Marisa Trench Fonterrada e Teca Alencar de Brito, em 2020, mediado pela educadora musical e Superintendente Educacional da Sustenidos, Claudia Freixedas.
O Conservatório de Tatuí e a Sustenidos Organização Social de Cultura lamentam a perda da Educadora Musical. À família e a todos os amigos(as), nossos sentimentos.
**
Sobre o Conservatório de Tatuí: Fundado em 11 de agosto de 1954, o Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí – ou apenas Conservatório de Tatuí (SP), como é conhecido internacionalmente – é uma das mais respeitadas escolas de música e artes cênicas da América Latina. Oferece mais de 100 cursos regulares, livres e de aperfeiçoamento gratuitos nas áreas de Música Erudita (instrumentos, canto e regência), Música Popular Brasileira, Artes Cênicas e Luteria. Atende aproximadamente 2 mil alunos anualmente, vindos de todas as regiões do Brasil e, também, de outros países, como Argentina, Chile, Coreia do Sul, Equador, Estados Unidos, Japão, México, Peru, Portugal, Síria, Uruguai e Venezuela. É considerado uma das mais bem-sucedidas ações culturais do Estado, oferece ensino de excelência, com a missão de formar instrumentistas, cantores, atores, regentes, educadores e luthiers de alto nível. Sua importância no cenário musical é tão acentuada que garantiu à cidade de Tatuí o título de Capital da Música, aprovado por lei em janeiro de 2007. A instituição é gerida pela Sustenidos Organização Social de Cultura.
Sobre a Sustenidos: A Sustenidos é uma organização referência na concepção, implantação e gestão de políticas públicas na área de educação musical. Atualmente, é gestora do Complexo Theatro Municipal e do Conservatório de Tatuí, além dos projetos especiais: Musicou, MOVE, Ethno Brazil e Imagine Brazil. De 2004 a 2021, também foi gestora do Projeto Guri, maior programa sociocultural brasileiro. Eleita a Melhor ONG de Cultura em 2018, a Sustenidos conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, de prefeituras, empresas e pessoas físicas. As instituições interessadas em investir na Sustenidos podem contribuir por verba livre ou através das Leis de Incentivo à Cultura (Federal e Estadual). Pessoas físicas também podem ajudar de diferentes maneiras. Saiba como contribuir no site da Sustenidos.